Podemos dizer que uma empresa que não tem medo de mostrar o lado quando estamos falando, principalmente de política, é a Ben & Jerry’s, que resolveu pedir paz em Gaza sem pensar que poderia trazer de volta “tensões com a sua empresa-mãe, a Unilever, sobre o posicionamento da famosa marca de gelados em relação às políticas de Israel”.
“A paz é um valor fundamental da Ben & Jerry’s ”, destacou Anuradha Mittal, presidente do conselho de administração da subsidiária Unilever, em declarações ao Financial Times. Do Iraque à Ucrânia, a empresa tem apoiado consistentemente estes princípios. E hoje não é diferente, pois pedimos a paz e um cessar-fogo imediato e permanente em Gaza”, afirmou Mittal, reforçando que a Ben & Jerry’s pede paz em Gaza.
Vale lembrar que este posicionamento chega depois de uma grande disputa entre as duas empresas sobre este assunto, já que, em 2021, a Ben & Jerry’s anunciou, nas suas redes sociais, que deixaria de vender os seus produtos no “território palestino ocupado”, conforme imagem ao lado.
Como forma de decisão para evitar mais “confusão”, a Unilever resolveu “vender a divisão israelita da Ben & Jerry’s a uma empresa local”, segundo a publicação. A resposta da marca de gelados foi: abrir um processo contra a Unilever.
O posicionamento da Ben & Jerry’s pede paz em Gaza traz à tona momentos de tensão entre a empresa e a Unilever
O pedido da Ben & Jerry’s pede paz em Gaza mostra a marca como uma das poucas que se posicionam sobre o assunto ou até mesmo fizeram o apelo de cessar-fogo na região.
“É surpreendente que milhões de pessoas estejam protestando em todo o mundo, mas que o mundo corporativo tenha optado por permanecer em silêncio”, falou Mittal.
Outro ponto importante é que Nelson Peltz, membro do conselho e investidor da Unilever, renunciou, em dezembro de 2023, ao cargo de presidente da organização de direitos humanos Simon Wiesenthal Center, após a organização ter apelado a um boicote à Ben & Jerry’s.
Aproveitando o assunto, o conselho de administração da Ben & Jerry’s deu ênfase que a Ben & Jerry’s pede paz em Gaza “independentemente da sua empresa-mãe, a Unilever”. A marca de sorvetes deixou claro que é subsidiária autônoma de um enorme conglomerado de empresas de bens de consumo e, por isso, traz “a responsabilidade de defender a missão social e a integridade da marca”, de acordo com o Marketing Directo.
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