Publicidade
ARTIGO | Um estado que orgulha a todos!
23 de Abril de 2024

ARTIGO | Um estado que orgulha a todos!

Santa Catarina fechou 2023 com crescimento do Produto Interno Bruto acima do registrado no país

Publicidade

por Patrícia Fernandes *

Publicidade

 

Santa Catarina, um estado miscigenado, multicultural, erguido por imigrantes que fizeram da terra um legado para as próximas gerações, um orgulho para os catarinenses e os que da terra escolheram pertencer e prosperar. E me encaixo aqui nesta parcela. Gaúcha de nascimento, me considero filha do mundo, já que morei por vários continentes, sempre com um propósito: o desenvolvimento de empresas e o fomento ao destino.

Celeiro de boas notícias, Santa Catarina é um referencial para o Brasil. E não sou eu quem afirmo, mas os dados estão aí para corroborar e alicerçar todos os projetos. A diversificada economia do Estado cresceu mais do que a média brasileira no ano passado. Dados de 2023 do IBGE, incluindo todos os segmentos, mostram que o ritmo da economia catarinense foi maior e fechou o ano passado com crescimento do Produto Interno Bruto acima do registrado no país.

E é esse cenário que vem atraindo não apenas empresários, mas também investidores e profissionais que buscam alavancar sua carreira. Segundo pesquisa recente divulgada pela startup imobiliária Loft, em parceria com a Offerwise, um a cada três brasileiros gostaria de morar em outro Estado, e Santa Catarina está no topo das pretensões, sendo as cidades de Balneário Camboriú e Florianópolis as principais escolhas.

Qualidade de vida, segurança, educação e rentabilidade são itens que potencializam esse desejo e que contribuem para o fomento do destino global. E isso é extremamente importante, não apenas em nosso segmento na FG, mas para toda a classe empresarial. É uma equação de sucesso. Um recente case, por exemplo, apresentado e premiado no mercado, chancelado pela ESPM, assegurou essa retórica quando a FG conquistou o Top One de Marketing com a ação comercial que tem todo o seu embasamento nos predicados da cidade de Balneário Camboriú.

Essa consolidação gera também um outro olhar para o nosso Estado. Aqui, temos um ambiente propício para o desenvolvimento de mercados, alicerçado também por grandes outros empresários, como por exemplo a família Koerich, com o varejo, que na última semana celebrou a entrada no seleto rol de empresas bilionárias, e que tem seu slogan totalmente apropriado a esse artigo, gente boa, gente nossa.

Na indústria, continuamos com bons exemplos. Na gestão e na cultura empreendedora, temos grandes empresas em Jaraguá do Sul ou em Joinville, como a Duas Rodas, a Whirlpool/Consul, Tupi, Tigre, entre outras tantas que nos orgulham. No Vale, a centenária Altenburg, líder na América Latina na fabricação de 1,5 milhão de travesseiros por mês, e o Porto de Itajaí, segundo maior do país em exportação: no volume e em valores. Em Balneário Camboriú, a nossa FG, líder no segmento e também quando se fala em know-how e multiplicando tecnologia, design e ineditismo sem limites. Poderíamos seguir aqui citando outros e inúmeros gigantes empresariais, assim como é gigante o seu povo. Independente dos efeitos climáticos, que por vezes nos assolam, os efeitos estatísticos do elevado crescimento só nos enobrecem e cada vez mais nos enchem de orgulho.

Somos grandes, somos fortes e, ainda, acima da média… grandes catarinenses, muito orgulho em contribuir para o crescimento de Santa Catarina com palavras e em ações.

*Patrícia Fernandes – Administradora de Empresas com ênfase em TI, Mestre em Administração Internacional, professora universitária em cursos de Empreendedorismo e Inovação, mais de 30 anos de atuação em marketing e vendas como consultora e executiva em empresas nacionais e internacionais, com destaque aos Grupos Sonae (Portugal), Pmweb – Grupo Oracle, Starwood Hotéis e Gramado Parks (Brasil). Atualmente à frente da Gestão de Marketing da empresa FG Brazil Holding presente nos segmentos de Construção Civil, Hotelaria, Turismo, Comércio e Serviços. Atualmente é vice-presidente regional litoral ADVB/SC

@patriciafernandesoficial

Likendin de Patrícia Fernandes:

Publicidade
Publicidade