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Artigo | Pokémon Go: como monetizar a plataforma sem assustar os usuários
26 de Julho de 2016

Artigo | Pokémon Go: como monetizar a plataforma sem assustar os usuários

*por Patrizio Zanatta

“Acabei de capturar um Pidgey selvagem em Copacabana.” Você provavelmente nunca ouviu isso antes, mas, se o Pokémon Go continuar empenhado na sua missão de dominar o mundo, ela pode se tornar em breve uma expressão muito conhecida.

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Muitos gurus da mídia foram pegos de surpresa com a ascensão meteórica do Pokémon Go, que apesar de ter sido lançado apenas na semana passada, já superou o Twitter em usuários ativos por dia e compete até mesmo com o Facebook.

Quando o app móvel gratuito foi lançado, os detalhes sobre como ele seria monetizado e até que ponto seria aberto a anunciantes eram bastante duvidosos. Mas, agora sabemos que a publicidade baseada em localização será parte essencial de como a plataforma de jogos pretende se manter financeiramente. Em entrevista ao Financial Times, John Hanke, CEO da Niantic, disse que os anunciantes serão cobrados com base no “custo por visita”, semelhante ao “custo por clique” usado na publicidade de pesquisa do Google.

Os primeiros sinais mostram que essa abordagem pode ser extremamente lucrativa para a Niantic, proprietária do Pokémon Go. Mas, a verdade é que o potencial é muito maior, e o Pokémon Go é apenas o início de uma incrível revolução da publicidade baseada em localização.

Avanços em geolocalização, geofencing e tecnologia programática indicam que anunciantes agora podem chegar a consumidores exatamente no prédio onde estão, oferecendo anúncios onde e quando for mais relevante para eles. As principais empresas de tecnologia de publicidade móvel baseada na localização permitem que os anunciantes demarquem fronteiras ao redor de prédios que, são, posteriormente, associados aos sinais de dispositivos móveis.

Essa tecnologia está ajudando a construir um enorme banco de dados no mundo real, com literalmente centenas de milhões de locais, todos identificados com palavras-chave como “apaixonados por fast food” ou “showrooms de carros”, que os profissionais de marketing podem usar para atingir grupos específicos de consumidores com anúncios móveis.

Se a Niantic adotasse totalmente essas tecnologias, os recursos de direcionamento se tornariam extremamente sofisticados e as oportunidades, verdadeiramente gigantescas. E, se usados corretamente, esses anúncios não precisam assustar o público do Pokémon Go. Na verdade, eles podem até mesmo ajudar a melhorar a experiência geral do usuário. Com uma abordagem “native” à publicidade – algo que a mídia programática também está pronta para revolucionar – as marcas podem oferecer mensagens muito mais criativas e relevantes, adaptadas à experiência do usuário e ao conteúdo geral.

Além disso, anunciantes estão explorando as possibilidades da realidade aumentada há algum tempo, o que obviamente terá grandes implicações para uma plataforma de jogos como o Pokémon Go. Um exemplo é o Net-A-Porter, que usou a realidade aumentada para recriar o ato simples de olhar vitrines. O varejista de moda de luxo online criou vitrines de realidade aumentada em Paris, Nova York, Londres, Munique e Sydney para promover a nova coleção de Karl Lagerfeld.

Embora as vitrines não parecessem ter nada de diferente, consumidores que as olhavam usando o aplicativo móvel Net-A-Porter Karl tinham acesso a vídeos de desfiles, informações e vistas em 360 graus de produtos, e também podiam comprá-los.

O Net-A-Porter nos mostra que qualquer lugar pode ser uma oportunidade para que as marcas ofereçam experiências publicitárias em realidade aumentada, com infinitas possibilidades criativas. Enquanto a tecnologia continua a progredir, podemos até mesmo ter marcas que criam seus próprios recursos ou personagens de Pokémon usando a tecnologia programática para se combinar ao jogo e, até mesmo, entrar nele, oferecendo vouchers eletrônicos direcionados e outros incentivos.

Desde que os anunciantes aprendam as lições da ascensão dos bloqueadores de anúncios e criem publicidade capaz de melhorar a experiência do usuário em vez de prejudicá-la, a publicidade digital sem dúvida tem lugar garantido na revolução de jogos liderada pela Niantic.

Assim, se você acha que o Pokémon Go é incrível agora, prepare-se para as oportunidades ainda maiores que estão por vir. Em breve, bem perto de você, uma experiência Pokémon programaticamente melhorada: aguarde!
 
 
*Patrizio Zanatta, Managing Director América Latina

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