Publicidade
ARTIGO | As metas para 2017 podem ser alcançadas com um bom planejamento pessoal
13 de Dezembro de 2016

ARTIGO | As metas para 2017 podem ser alcançadas com um bom planejamento pessoal

por Juci Nones* 

Quais são os seus desejos para 2017? Enriquecer? Trocar de carro? Emagrecer? Todas as pessoas desejam algo, isso é inerente ao ser humano. Mas, nem tudo que almejamos pode ser conquistado em um curto espaço de tempo. Os desejos que precisam de um longo prazo para ser concretizados precisam de planejamento com antecedência. A maioria faz mil planos, principalmente no período de fim de ano, mas fica tudo só na intenção porque, a maioria, não coloca no papel e nem traça estratégias para chegar à realização. Por isso eu indico o planejamento pessoal como uma técnica para ajudar a definir as ferramentas necessárias para se alcançar os objetivos, independente do prazo, colocando os planos no papel.

Publicidade

A busca por resultados vem aliada a alguns mitos, que devem ser quebrados para se obter o sucesso. Um deles e bem conhecido é que muita gente diz: “precisamos viver o agora, para que planejar se não sei se estarei vivo?”. Esse é um dos grandes erros cometidos por quem não faz um planejamento de vida, porque certamente o que temos é o presente e ele deve ser vivido intensamente, no entanto, também não sabemos, podemos viver mais 30 anos e como eles serão se não forem planejados, não é? Sempre falo que devemos saber planejar 10 anos futuros, ao menos o básico, e, imediatamente, voltar para o agora e viver cada momento para fazer com que o que planejamos realmente aconteça.

O planejamento deve ser desfragmentado em todos os setores – Qualidade de vida, Pessoal, Profissional e Relacionamento. Temos que ter objetivos e traçar uma forma de alcançá-los em todas as áreas. Não adianta se dedicar a apenas em setor da sua vida.  É necessário o equilíbrio.

Trace seus objetivos e estabeleça prazo para eles se concretizarem. Avalie também o que é necessário para alcançá-los e se são compatíveis com o teu modo de vida. Uma grande dica é ter um pequeno número de metas por vez, pois, dessa maneira, a pessoa se dedica melhor a cada uma delas e evita sobrecarga tentando realizar tudo ao mesmo tempo.

É necessária, também, organização, por meio de planilhas, listas ou usando algum programa da internet. O importante é ter registrado o planejamento para fazer consultas mensais e verificar o que já foi alcançado e o que precisar ser feito ou, ainda, mudar a rota.  Vale lembrar que, para cada objetivo, temos que ter um por que (porque verdadeiramente quero aquilo) e ações que serão tomadas para realizá-lo.

E o mais importante é manter-se motivado. É comum no meio do caminho as pessoas ficarem cansadas e esquecerem-se de lutar por seus objetivos. Por isso é importante manter o planejamento vivo em nossa mente. Porque quem se organiza e é focado vive menos ansioso.

Juci Nones é Master Coach, em Santa Catarina 

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade