Publicidade
ARTIGO | A nova era do marketing digital pode auxiliar as empresas em 2024
05 de Janeiro de 2024

ARTIGO | A nova era do marketing digital pode auxiliar as empresas em 2024

A melhor chave para um crescimento relevante neste novo ano é o conteúdo

O sucesso dos negócios e empresas em 2024 passa, principalmente, pelo trabalho e investimento no marketing digital. E a melhor chave para um crescimento relevante neste novo ano é o conteúdo.

Então, se o empresário quer fazer seu empreendimento crescer, de verdade, precisa ter consistência no seu conteúdo. E não dá mais para brincar. Não dá mais para você ficar na brincadeira de publicar uma vez por semana. Tem empresa que publica três vezes por semana e acha que é muito. Então, não é. Para ter uma produção com retorno é necessário publicar todo dia e, se possível mais de uma vez por dia. E esse conteúdo pode e deve ser o mais variado possível. Ou seja, explorar imagens, vídeos, textos, carrossel, reels, etc.

Publicidade

O conselho é de postar conteúdos pelo menos duas vezes por dia. Esse conteúdo não deve ser estático, pois deve ter uma interação importante nas mídias sociais para atingir um resultado maior de engajamento e compartilhamento. E ai surge uma questão que todo empresário faz: eu não tenho a chave para poder fazer isso, eu não tenho o profissional, o que fazer?

É aí que entra o trabalho da agência de comunicação digital, pois a equipe especializada pode criar uma estratégia e planejamento, além de produzir, gravar, roteirizar, editar, pensar e postar todo o tipo de conteúdo diário para as empresas.

E porque isso é importante. Tem um novo termo chamado “media for equity”, que nada mais é que uma estratégia para alcançar uma visibilidade cada vez maior com um investimento mais reduzido. Essa é a tática utilizada pelos influenciadores. Nesse caso a empresa obtêm uma ampla cobertura da mídia, com notícias em veículos de comunicação, reportagens, postagens em redes sociais, em troca de oferecer parcerias. Empresas de saúde, alimentação, roupas, por exemplo, exploram esse modelo com atrizes, influencers e celebridades. Esse tipo de negócio digital valoriza o conteúdo e criar marcas mais fortes, gera uma grande audiência e, na maioria das vezes, é fundamental para a retenção, atenção e o crescimento real da empresa e/ou da marca nas mídias sociais.

Uma outra coisa importante para 2024 é não focar apenas em uma mídia, neste caso no Instagram. E porque ressalto o Instagram. Percebo que muitas empresas, não percebendo o efeito manda, estão focando apenas no Instagram. Entretanto, no marketing digital nem sempre a chave do sucesso está em atirar em apenas um alvo ou seguir o que os outros empresários estão fazendo. è essencial entender qual é o teu público-alvo e redirecionar o planejamento. Para quem vende cursos profissionais, por exemplo, é melhor estar no Linkedin. Já para a empresa que pretende atingir um público mais sênior, o Facebook ainda pode ser o melhor caminho. Ageração Z está mais ativa no TikTok , por exemplo.

No Facebook, por exemplo, houve realmente um esvaziamneto de empresas nos últimos anose uma migração para outras redes. Contudo, vale destacar que ainda existem milhões de usuários no Facebook, com um perfil mais consciente, um perfil de usuário com uma idade mais avançada, mas que ainda consome os produtos e serviços anunciados nesta rede. Ou seja, ainda é possível investir e planejar uma boa estratégia digital pelo Facebook e muitas empresas estão traçando novas estratégias para esta mídia em 2024.

Importante frisar que, pensando no grande público e nas novas gerações, as plataformas com grande potencial de atenção, retenção e compra, primeiro lugar para B2B, são: LinkedIn, TikTok, Shorts e, depois, Instagram. E por que o Instagram entra por último nesse caso?

Porque o Instagram tem a demanda em declínio e a produção de conteúdo está cada vez maior. Então, têm muitos influenciadores, muita gente falando, mas uma demanda cada vez menor. O Instagram ainda tem seu valor, mas não é uma mídia para todos os nichos. Não dá para ficar só no Instagram, está cada vez mais difícil crescer e se desenvolver.

E outra estratégia importante para qualquer empresa crescer ano que vem é o trabalho com influenciadores. Então, buscar uma agência que trabalhe com influenciadores é super importante. A gente vê isso acontecendo com diversos negócios, que às vezes trazem um exército de influenciadores e crescem absurdamente. Mas envolve riscos e é preciso trabalhar em conjunto de uma equipe que entenda o negócio e direcione esse trabalho com influenciadores.

Portanto, 2024 será mais um ano que as mídias sociais serão fundamentais para o crescimento dos negócios. Já é um mercado que movimenta milhões e a produção de conteúdo de qualidade em massa, para aproveitar essa demanda que existe em todas as redes sociais, pode ser a chave do sucesso e prosperidade das empresas. Outro fator importante é explorar a Inteligência Artificial para poder desenvolver, melhorar o seu conteúdo, otimizar o tempo, a sua produção e postar com muita consistência e recorrência. E não esquecer de analisar influenciadores, trabalhar com influenciadores, trabalhar nesse mercado que, ainda, é pouco explorado no Brasil.

*Por Gustavo Alonge, especialista em marketing digital e CEO da Engajatech

Imagem: Unsplash

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade