Publicidade
ARTIGO | A importância dos 4 Ps do marketing para o seu negócio
03 de Agosto de 2023

ARTIGO | A importância dos 4 Ps do marketing para o seu negócio

“Entender cada um dos seus clientes é a chave primordial para o sucesso de qualquer empresa”

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Estamos em pleno século da tecnologia, onde diversas ferramentas se fazem presentes na vida das pessoas. Do mesmo modo, após a pandemia, houve um crescimento significativo no número de empreendedores no Brasil.

E o que isso significa? Será que os novos empreendedores ou até mesmo os que pensam em abrir um negócio próprio estão preparados para atender as demandas de seus clientes? Será que o produto e/ou serviço vai satisfazer todos os seus clientes? Como diferenciar e se tornar referência em sua área de atuação?

Publicidade

A partir desses questionamentos, cito abaixo os 4 Ps do Marketing e a sua relevância para o mercado. Confira:

– Product (produto):
Pensar no seu produto ou serviço é primordial para todo e qualquer negócio. Do mesmo modo, ter um diferencial competitivo em relação aos concorrentes é uma das chaves principais que farão você se destacar no mercado.

Antes de abrir uma empresa, por exemplo, faça e responda os seguintes questionamentos: Ele (o produto/serviço) será físico ou digital? Qual vai ser o tamanho e estilo? Qual a faixa etária a qual ele se destina? Como vai ser o nome do produto e como ele vai se relacionar com a marca?

– Price (preço):
Outro ponto que merece a atenção por parte dos empreendedores é o preço. Saber estipular um valor a qual o cliente vai querer pagar e, ao mesmo tempo que você consiga lucrar, é uma das principais chaves para alavancar seu negócio.

Se você estiver vendendo algum produto com um preço alto, por exemplo, o cliente vai optar por fazer uma análise de mercado, ou seja, começará a fazer uma pesquisa na concorrência e poderá, até mesmo, deixar de comprar com você. Então, o que fazer? Você pode aumentar o preço e incluir benefícios, tais como descontos, período de pagamento e até mesmo utilizar uma política de crédito exclusiva do seu negócio. Em resumo, você aumenta o valor do produto, inclui benefícios para os seus clientes e eles permanecem comprando o seu produto.

– Place (lugar):
Saber definir o local de onde o seu produto ou serviço estará disponível é primordial para o sucesso de seu negócio. Ter um local bem definido, um prazo de entrega rápido e até mesmo pontos de venda em várias cidades são algumas maneiras de agregar maior interesse aos seus clientes.

Vale salientar ainda que, as pessoas do século XXI são consumidoras de internet e adeptas às redes sociais, então, vender o seu produto em uma plataforma on-line é uma boa iniciativa para se destacar e aumentar sua carteira.

Podemos citar duas empresas catarinenses – Hering e Karsten – que têm lojas físicas em diversas cidades brasileiras e, ao mesmo tempo utiliza do e-commerce para captar e lucrar com clientes. Ou seja, se o consumidor é aquele que prefere ir até a loja física para VER e TOCAR um determinado produto, porém ele prefere realizar apenas compras on-line, será possível efetuar a compra de tal produto da mesma marca e da mesma empresa, porém no e-commerce, e não na loja física. Em resumo, a loja física realiza o papel de mediador entre o interesse e a finalização de uma compra por parte do cliente, sendo esse último (finalização) realizado através do e-commerce.

– Promotion (promoção):
O último – e não menos importante – fator que influencia na estratégia de marketing do seu negócio é a promoção. É aqui que se encaixa a publicidade que vai atingir o seu público.

Fazer o uso de inbound marketing (atrair clientes através de conteúdos e campanhas relevantes) e de outbound marketing (marketing tradicional) são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para promover o seu produto/serviço. O objetivo aqui é persuadir o cliente a efetuar uma compra.

Lembre-se dessas dicas fundamentais que podem e devem ser utilizadas em todo e qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Depois de aplicar os 4 Ps do Marketing em seu negócio, será possível perceber um melhor posicionamento competitivo da sua empresa, um melhor relacionamento com os consumidores e, consequentemente, uma receita líquida favorável à empresa.

 

por Zacarias John, jornalista do portal Acontecendo Aqui, com formação em Strategic Marketing Management pela Ohio University, nos Estados Unidos. Também é especialista em Comunicação, Liderança e Gestão de Pessoas e pós-graduado em Docência para o Ensino Superior.

Publicidade
Publicidade