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Após investigação sobre vendas e marketing, American Express fecha acordo milionário
20 de Janeiro de 2025

Após investigação sobre vendas e marketing, American Express fecha acordo milionário

Com sede em Nova York, nos Estados Unidos, a American Express decidiu pagar um acordo milionário para acabar com uma investigação sobre fraude eletrônica.

O valor pago pela American Express foi de US$ 230 milhões de dólares para dar uma solução para uma “investigação de fraude eletrônica relacionada às suas práticas de vendas e marketing, disseram autoridades federais”, explicou o Euro News.

A empresa, que tem sede em Nova York, EUA, teria fornecido informações sobre clientes e potenciais clientes a uma consultoria tributária, segundo o explicou o gabinete do procurador dos EUA para o Distrito Leste de Nova York. Os impactados pela publicidade eram, principalmente, clientes de pequenas e médias empresas.

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“Os clientes foram informados, por exemplo, que as taxas da empresa eram dedutíveis de impostos como despesa comercial”, disse à publicação.

Harry Chavis, agente especial do Internal Revenue Service em Nova York, falou que a American Express “enganou seus clientes ao promover incentivos fiscais que simplesmente não existiam”.

American Express garante que demitiu os funcionários envolvidos e que descontinuou o produto

De acordo com as autoridades, uma investigação feita pela American Express, em 2021, fez com que aproximadamente 200 funcionários fossem demitidos por conta deste assunto. A empresa ainda destacou que, no mesmo ano, descontinuou totalmente os produtos.

“Instituições financeiras como a American Express não têm o direito de promover esquemas imprecisos de evasão fiscal para vender produtos e obter lucro rápido”, disse a advogada interina Judy Philips, que representa os EUA no Distrito Leste de Nova York, de acordo com o EuroNews.

“Esta resolução garante que a American Express será responsabilizada financeiramente pela conduta inaceitável de seus funcionários de vendas ao deturpar os benefícios fiscais desses produtos”, continuou Philips.

Por esta razão, a American Express se propôs pagar US$ 230 milhões no total para dar fim neste assunto. “Cooperamos extensivamente com essas agências e nossos reguladores e tomamos medidas voluntárias decisivas para abordar essas questões, incluindo a descontinuação de certos produtos há vários anos, a realização de uma revisão interna abrangente, a tomada de medidas disciplinares apropriadas, a realização de mudanças organizacionais e o aprimoramento de políticas, conformidade e programas de treinamento”, disse a empresa em um comunicado à imprensa.

De acordo com os termos do acordo, a American Express terá que pagar uma “multa criminal de US$ 77,7 milhões e perderá US$ 60,7 milhões, o que representa a receita líquida atribuída às vendas dos produtos de telefonia”.

Vale lembrar que a American Expressa não é a primeira empresa a sofrer por conta de utilizar os dados de clientes para a publicidade. A Apple, após sofrer acusações, teve que emitir uma nota para comunicar que não utiliza das informações da Siri para impactar os clientes com anúncios publicitários.

Foto: Unsplash

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