A Alfa Comunicação e Conteúdo, agência com sede em Criciúma, apresentou, na última semana, o Mosaico, um conjunto de metodologias proprietárias voltadas à construção da comunicação nas empresas, de forma colaborativa.
As ferramentas que compõem o Mosaico foram construídas, testadas e validadas ao longo dos últimos três anos, com foco em simplificar, potencializar e envolver as pessoas no processo de construção da comunicação nas empresas, favorecendo, inclusive, a reputação interna.
As metodologias nasceram de forma isolada e agora passam a ficar reunidas sob a nova identidade, apresentada oficialmente durante o Encontro CEO, um evento exclusivo para a alta gestão das organizações com o objetivo de provocar inovação, além de gerar conexão e conhecimento. “São metodologias usadas para envolver desde a alta gestão até a base. Com dinâmicas de cocriação, tornam-se um potente instrumento em que todos podem ser representados e ouvidos, criando mais engajamento em torno das iniciativas de comunicação, especialmente as internas”, explica Andressa Fabris, diretora da Alfa Comunicação e Conteúdo.
Essencial para manter os colaboradores informados e alinhados aos propósitos das organizações, a comunicação interna é também muito complexa. Por isso, ela permanece entre os principais desafios para as gestões, conforme os últimos relatórios de Tendências de Gestão do GPTW*. Segundo a Diretora da Vertical Comunicação Interna e Endomarketing da Alfa, Tatiani Longo, as metodologias ágeis foram desenvolvidas justamente para auxiliar na criação da jornada da comunicação interna e fazem isso através de diagnóstico, planejamento, criação e avaliação de canais, análise de ações de endomarketing, entre outras possibilidades que são conduzidas de acordo com a necessidade de cada empresa. “Nos últimos anos, direcionamos muito estudo para a área de comunicação interna. Fomos desenvolvendo e colocando as metodologias em prática, adaptando e validando cada uma delas para que realmente envolvam as pessoas e sejam eficientes”, pontua.
O Mosaico tem como princípios: Colaboração, Transparência, Engajamento, Criatividade, Agilidade e Resolução de Conflitos, e já está disponível para o mercado. “Como peças diferentes que se encaixam perfeitamente, a metodologia promove o diálogo, criando ambientes de confiança e respeito mútuo. É uma abordagem que valoriza cada contribuição individual e reconhece a importância de um todo integrado”, ressalta Andressa. A diretora reforça que o Mosaico continua sendo aperfeiçoado e, neste ano, novas metodologias devem fazer parte dele.
*Relatório de Tendências de Gestão do GPTW aqui.