Nos últimos anos, o atacarejo vem se firmando como um modelo fundamental para o abastecimento de pequenos comerciantes e consumidores finais.
Assim, contando com mais de 1.500 unidades distribuídas pelo Brasil e presença em aproximadamente 70% dos lares, de acordo com a Associação Brasileira dos Atacarejos (ABAAS), esse formato ganhou relevância ao combinar variedade de produtos, eficiência operacional e preços competitivos.
Foi seguindo essa tendência de inovação e proximidade com o consumidor, o Assaí Atacadista, lançou uma campanha em comemoração aos seus 50 anos em parceria com a BETC Havas e sua agência especializada em OOH Adcity e a Itabus, empresa referência em mídia de impacto em movimento.
A campanha conta com uma carreata de três ônibus envelopados, percorrendo rotas estratégicas planejadas sob medida para o Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, até meados de novembro de 2024.
“O trade marketing nesse ambiente enfrenta desafios para replicar os modelos de ativação usados tradicionalmente em supermercados. A diversidade de produtos e a circulação nas lojas dos atacarejos precisam de novas estratégias para engajar consumidores, que realizam tanto compras domésticas quanto para seus negócios. A mídia MOOH (Mobile Out-of-Home) se apresenta como uma solução positiva”, explica Juliano Martins, diretor de Marketing da Itabus. “Em 2024, essa estratégia de usar uma mídia que combina alto impacto e ativação vai ser uma grande virada nos atacarejos”, completa.
De acordo com o diretor, a carreata percorrerá pontos de grande circulação, como Rocinha, Barra da Tijuca, Avenida das Américas, Avenida Governador Carlos Lacerda, Avenida Brasil, Maracanã e Tijuca. A personalização das rotas permitirá que a comunicação vá além das proximidades das lojas do Assaí, alcançando também regiões estratégicas.
“Esse é um exemplo em que a mídia móvel permite criar rotas personalizadas que cobrem a área de influência dos pontos de venda. Antes mesmo de o consumidor entrar nas lojas, a mídia já amplia a visibilidade das marcas”, destaca Martins.
Com a estratégia itinerante, a mídia se diferencia das tradicionais, como outdoors estáticos, ao levar a mensagem diretamente ao encontro do público, circulando em locais e horários de grande fluxo e maximizando o impacto da campanha.
Essa parceria entre o Assaí e a Itabus reflete a aposta em inovação, utilizando veículos envelopados para elevar o alcance e a relevância da campanha. A união entre mídia de impacto e movimento e a presença física nas ruas demonstra ser uma fórmula eficaz para criar engajamento e fortalecer a lembrança de marca. A ação promete atrair atenção nas cidades por onde passar, transformando a celebração dos 50 anos do Assaí em uma experiência marcante para os clientes.
Para comemorar suas cinco décadas de trajetória, o Assaí, lançou no dia 1/8, a maior campanha promocional de sua história: “Um show de prêmios e preço baixo”, que dará mais de R$ 20 milhões em prêmios, incluindo um único ganhador de R$ 5 milhões,o maior já pago por uma empresa do setor de atacarejo, além de sortear 1.500 cabines (cada uma com direito a acompanhante, totalizando 3 mil clientes), para uma viagem no Navio Assaí (MSC Seaview), fechado exclusivamente para a marca. A viagem acontecerá em fevereiro de 2025, com rota entre Santos, no litoral paulista, e Ilha Grande (RJ).