Publicidade
ENTREVISTA | Diogo Maçaneiro e Jean Felipe de Oliveira, Gerentes Digitais do Grupo ND
11 de Junho de 2021

ENTREVISTA | Diogo Maçaneiro e Jean Felipe de Oliveira, Gerentes Digitais do Grupo ND

Twitter Whatsapp Facebook

 

Na última quinta-feira, 10/6, o AcontecendoAqui publicou uma nota mostrando dados do IVC com as audiências dos portais digitais de Santa Catarina que são auditados pelo Instituto. Os números são do mês de maio e revelam o portal ND+ na liderança no Estado. Essa posição vem se alternando com o NSC Total nestes cinco meses de 2021.

Publicidade

O projeto digital do Grupo ND tem o comando dos diretores Gilberto Kleinubing e Luís Meneghim, respectivamente, nas áreas de negócio e editorial. Logo abaixo estão os gerentes Jean Oliveira, na área de tecnologia, produtos digitais e comercial e Diogo Maçaneiro, no jornalismo, com quem o AcontecendoAqui conversou para trazer ao seu público uma ampliação daquela matéria.

 

IVC de maio aponta ND+ na liderança entre os portais locais em Santa Catarina. Ao que você atribui o primeiro lugar mais uma vez?

Diogo Maçaneiro – Primeiramente ao trabalho incansável e impecável da redação. Nosso jornalismo é ágil, dinâmico e a equipe está cada vez mais antenada à linguagem da internet e os diversos formatos que a ela permite. Treinamos a equipe para isso, ganhamos em qualidade, rapidez e, consequentemente, audiência. Aliado a tudo isso, nossos canais de distribuição são cada vez mais eficazes. Estamos onde o usuário está e entregamos notícias na mão dele, pelo WhatsApp, Facebook e notificações no navegador e celular, se ele assim desejar. Por trás de tudo isso há uma equipe de desenvolvimento, tecnologia e negócios muito alinhada com o jornalismo. Essa sinergia é o que resulta na liderança.

 

Em maio, a diferença foi de 30% a favor do ND+. Foi ele quem cresceu ou o concorrente caiu?

Jean de Oliveira – Nas últimas semanas, a audiência dos portais auditados pelo IVC retraiu de forma geral. O que até pode ser visto como algo natural, tendo em vista que o comportamento da audiência ao longo do ano não é linear. Mas o tamanho das quedas foi diferente para cada um. Pela estratégia que adotamos, não sofremos tanto este impacto e, pelo contrário, tivemos crescimento de 17,19% em maio comparando com abril. Alguns portais conhecidos chegaram a ter quedas de mais de 10%.

 

Poderias identificar alguns aspectos das 26,5 milhões de visualizações no mês?

Jean de Oliveira – Em maio, tivemos 8.6 milhões de usuários únicos, em que boa parcela desses usuários são leitores fiéis, ou seja, eles acessam várias matérias do portal ao longo do mês. Entendemos que, mais do que ter muitos usuários únicos que acessam o site uma única vez e não retornam, o importante mesmo é que estes leitores acessem muitos conteúdos ao longo do mês, o que mostra a relevância do portal para o dia-a-dia daquelas pessoas, para o serviço prestado por meio do jornalismo.
Além de sermos o maior portal de notícias de SC, também somos o portal mais lido entre os catarinenses. Mas nosso crescimento nos levou também a estados vizinhos, como o Rio Grande do Sul e o Paraná, que aparecem entre os leitores que mais consomem nosso conteúdo.

 

Recentemente uma publicação comentou os índices dos 3 maiores portais de SC dizendo que em alguns casos os números eram obtidos com a publicação de conteúdo de veículos nacionais e internacionais. Comente isso, por favor.

Diogo Maçaneiro – É absolutamente normal portais regionais firmarem parcerias de conteúdo com veículos de abrangência nacional. O ND+ utiliza material de agências de notícia, como o Estadão e a Gazeta Esportiva, além do R7, um parceiro natural. Mas com a mais absoluta certeza nossa audiência não vem majoritariamente destas fontes. Nossos números são mais de 90% provenientes do trabalho da reação em SC.

 

A publicação de Trending Topics de grandes portais não estaria na contramão da proposta do ND+ que assina “Santa Catarina em Tempo Real”?

Diogo Maçaneiro – De forma alguma. A internet não tem fronteiras. Não podemos achar que os grandes acontecimentos nacionais e internacionais não são de interesse da comunidade local. A CPI da Covid, por exemplo, afeta a vida dos catarinenses. Mas acompanhamos em tempo real os principais fatos de Santa Catarina diariamente. Uma coisa não anula a outra. Pelo contrário, são complementares e tornam o ND Mais no mais completo portal de notícias de SC.

 

Conteúdo fechado e conteúdo aberto. ND+ continua sendo totalmente gratuito?

Jean de Oliveira – Nosso conteúdo é aberto e grátis e continuaremos assim por tempo indeterminado. O futuro é imprevisível, tendo em vista que o mercado de comunicação passa por uma grande transformação. Mesmo assim, no momento não temos planos para fechar ou outras estratégias que compliquem para o nosso leitor consumir o jornalismo do ND+.

 

Sobre a publicidade veiculada no ND+… Qual o % de participação de anunciantes nacionais da iniciativa privada e de Governos?

Jean de Oliveira – O governo é um importante anunciante em todos os veículos de comunicação de SC e do Brasil, no portal ND+ não é diferente. Porém, estivemos focados ao longo dos últimos dois anos em construir produtos digitais atrativos para empresas privadas e, principalmente, produtos que estivessem focados em gerar performance para nossos clientes. Por isso, atualmente, a fatia de clientes da iniciativa privada é significativamente maior do que as contas públicas.

 

Existe uma guerra digital entre NSC e ND em Santa Catarina?

Diogo Maçaneiro – Existe concorrência. Guerra é uma palavra forte demais. Nós queremos ser os melhores e maiores e acredito que eles também. Quem ganha com isso é a sociedade que pode escolher com quem se informar.

 

Sobre os profissionais


Diogo Maçaneiro
é jornalista, também com graduação em administração de empresas e pós-graduado em Jornalismo Digital e Novas Mídias. Está no Grupo ND desde 2012, quando começou como repórter de esportes no Jornal Notícias do Dia em Joinville. Tornou-se editor da área e em 2014 mudou-se para Florianópolis na mesma função. Desde 2019 atua como editor online e em julho de 2020 tornou-se editor-chefe. Em abril de 2021 foi conduzido ao cargo de gerente de mídias digitais.

 

 

 

 


Jean Felipe de Oliveira
é gerente de mídias digitais do Grupo ND e está na empresa desde 2019. Formado em Processos Gerenciais e com MBA em Gestão Empresarial, trabalha há mais de 10 anos com Marketing Digital e Inovação, com atuação prévia em empresas de tecnologia e agências de marketing digital de SC e PR.

Publicidade