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O que vi no Empreende Brazil Conference 2022 e algumas reflexões sobre empreendedorismo e a importância da comunicação
30 de Maio de 2022

O que vi no Empreende Brazil Conference 2022 e algumas reflexões sobre empreendedorismo e a importância da comunicação

"O que você faria se perdesse seus pais muito jovem?" Lucas Schweitzer, mentor e realizador da Empreende Brazil na abertura do evento que reuniu 6.287 pessoas

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Convidado pelo editor do portal AcontecendoAqui, Jailson de Sá, vivi a experiência única de participar da maior imersão de empreendedorismo da América Latina, que aconteceu no último sábado, dia 28 de maio, na arena Hard Rock Live Florianópolis. Compartilho neste texto o que vi, ouvi e o que consegui acompanhar das reflexões propostas por alguns dos principais palestrantes aos mais de 6 mil empreendedores que participaram do Empreende Brazil Conference. Depois de 2 anos pandêmicos, entre libera, tira máscara, fecha, coloca a máscara, foi emocionante testemunhar o encontro de milhares de pessoas de todo o Brasil reunidas em busca de conhecimento e ávidas por vivenciar cada minuto das 16 horas de conteúdo.

O anúncio do animado ator e humorista Marcelo Marrom, um dos mestres (sem) cerimônia do evento, já deu o tom do que seria o sábado: “vai ser um dia pra lá de incrível”. Realmente, foi! Difícil foi conseguir acompanhar tudo ao mesmo tempo: além de uma grande feira de negócios, tinham 100 palestras e mentorias simultâneas.

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Foi um dia de muito networking, conexões, reencontros, novos negócios e novas experiências.

Lucas Schweitzer, CEO da Lusch Agência 360°

O mentor e realizador – Lucas Schweitzer, CEO da Lusch Agência 360°
O que você faria se perdesse seus pais muito jovem? Ao dar as boas-vindas aos presentes, o grande realizador do Empreende Brazil Conference, contou um pouco da sua história e os desafios extras que teve após perder a mãe, quando tinha 15 anos, e o pai, alguns anos depois. “O que você faz com o que a vida faz de você?”, refletiu.

Aos 16 anos, quando jovens da sua idade pensavam qual profissão iriam escolher para prestar vestibular, ele descobriu sua paixão por eventos. “Encontrei no empreendedorismo a força para seguir em frente”, destacou. “Quando nos colocamos à prova e fizemos acontecer, aprendemos mais”, testemunhou.

 

Muito conteúdo ao mesmo tempo

Abertos os trabalhos, o palco principal e as arenas foram sendo ocupadas por inúmeros palestras e talk shows nos mais  variados temas do universo empreendedor, como inovação, transformação digital, gestão financeira, gestão de equipes, planejamento, marketing, vendas, startups, franquias, boas práticas e outras.

Teve o cantor Zezé di Camargo, que dispensa apresentações; João Kepler, quatro vezes premiado como o Melhor Investidor-Anjo do Brasil pelo Startup Awards; Siyabulela Mandela, bisneto do líder africano Nobel da Paz, Nelson Mandela, o ativista é diretor na África do Sul da ONG Journalists for Human Rights, e falou sobre empreendedorismo de impacto social; Ícaro de Carvalho, fundador e CEO da plataforma O Novo Mercado, considerada a escola de marketing e negócios digitais mais completa do País.

Isso para citar apenas algumas das presenças ilustres. De tudo, compartilho o que ouvi de alguns dos responsáveis pela missão de encerrar o evento e manter a atenção da plateia que aguardava ansiosamente a presença deles no palco principal.

 

Cantor Zezé Di Camargo e Lucas Schweitzer

 

O produto é mais importante do que pensar em vendas

Rodrigo Vaca, diretor-geral da Zoho Brasil, responsável por vendas, marketing, suporte aos clientes e canais da empresa, criadora de um sistema inovador para acelerar a produtividade das empresas, falou sobre um dos paradoxos dos empreendedores.
“Para crescer mais, é preciso crescer mais devagar. Construir um produto é mais importante do que focar em vendas”, advertiu, com base na sua experiência de 12 anos na Zoho, onde também atuou como vice-presidente de marketing e também como chefe de vendas para as Américas.

 

O que é sucesso para você?

João Branco

Essa foi uma das perguntas feitas por João Branco, Vice-presidente de Marketing do McDonald’s, e um dos 10 melhores profissionais de Marketing do Brasil, segundo a Forbes, no início da sua apresentação. Com 42 anos de idade, há 25 ele atua como responsável pelo marketing de grandes marcas, e defende uma mudança na visão do significado do trabalho. “É preciso sonhar alto, ao invés de sonhar grande”, argumenta. “As pessoas precisam do que você faz. A gente precisa do trabalho dos outros”, refletiu. Aos empreendedores, ele recomendou foco em saber o que o cliente precisa?
“Entregue o melhor que você pode. Tenho certeza que não existe nenhum investimento para o empreendedor que dá mais retorno para ele, em vendas, faturamento, do que o investimento em conhecer profundamente o cliente e tentar entregar o que ele precisa, o que ele quer. Não há nenhum outro investimento que traga mais crescimento para a empresa do que isso”, enfatizou.

Sobre a venda de hambúrguer e batatinha frita, ele falou pouco, mas anunciou que “nunca o brasileiro comeu tanto McDonald’s na vida”. A empresa atende cerca de 2 milhões de pessoas diariamente nos mais de mil restaurantes espalhados pelo Brasil e o primeiro trimestre do ano registrou recorde de vendas, segundo relatou.


O que fazer? Como fazer? Como escalar?

Uma das palestras mais aguardadas do Empreende Brazil Conference teve como foco a resposta para estas três perguntas feitas frequentemente por empreendedores para o autor do canal @geracaodevalor, que tem mais de 3 milhões de seguidores.

Empreendedor, escritor, CEO e fundador da WiseUp, líder no ensino de inglês para adultos, Flávio Augusto dividiu insights e compartilhou reflexões sobre os desafios do empreendedorismo.

Em sua fala, apesar de destacar todas as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores do Brasil (desde burocracia, juros altos e inúmeras leis e entraves jurídicos), foi enfático: “empreender vale a pena”.

Uma das ênfases da sua exposição foi a necessidade de investimento em vários canais de vendas. “Onde tem gente, tem transação, tem venda. O digital é bom, pra caramba, mas não é o único canal de vendas”. De acordo com ele, mesmo após a acelerada transformação digital devido a pandemia, “um número imenso de empresas ainda não entrou no digital”.

De todos os seus negócios, Flávio Augusto contou que apenas 8% das vendas são digitais. “Se você não está no digital, está deixando muito dinheiro na mesa. Se você está apenas no digital, está deixando de ganhar muito mais dinheiro”. Pensando nisso, ele anunciou que em breve abrirá 200 pontos físicos em shopping centers pelo país para vendas dos produtos das suas empresas.

Uma das dicas dele foi traçar estratégias para abordar as pessoas que abandonaram o carrinho de compras. “Para cada um que comprou, deve ter cinco que quase compraram”, alertou. Não à toa, as empresas dele têm 250 pessoas apenas para abordar esses clientes que desistiram da compra na última etapa.


A importância de usar o WhatsApp estrategicamente

Uma das reflexões compartilhadas pelo Flávio Augusto reforçaram o que digo desde 2016, quando passei a me dedicar ao estudo da comunicação pelo WhatsApp. “Canal de venda ativa, é aquilo que você prospecta”. Em minhas palestras, mentorias e consultorias sobre o uso estratégico do aplicativo mais popular do Brasil, sempre reflito sobre a importância de os empreendedores organizarem sua base de contatos dos clientes e planejarem ações estratégicas para fazer uma comunicação ativa sobre seus produtos e serviços.

Sobre esse tema também conversei com Marcelo Germano, fundador do @empresaautogerenciavel e criador do Movimento Empresa sem Caos. Em nossa conversa, ele falou sobre a importância de gerar conteúdo. “Quanto mais valor você gera, mais fácil você converte. Quanto mais você entrega aquilo que você sabe, mais as pessoas irão te contratar”, destacou.

Por meio do podcast Empresa Autogerenciável, ele tem contribuído para levar donos e donas de pequenas empresas aos outros canais e aos treinamentos.

Perguntado sobre a importância do WhatsApp para a conversão, Germano contextualizou. “O comportamento mudou. Antes ligávamos para as pessoas, hoje mandamos mensagem no WhatsApp. Ele não é só um canal de comunicação para relacionamento, mas, principalmente, para negócios. Uma pessoa bem treinada para atender no WhatsApp, a velocidade de resposta, com certeza ajudarão a aumentar em 20% a conversão de vendas. Tem caso que dobra, quando você tem a pessoa certa para atender adequadamente os clientes no WhatsApp.”, finalizou.

 

Registro especial: cobertura e trabalho da imprensa

Um dos pontos altos do evento foi o reencontro com dezenas de colegas jornalistas catarinenses na Sala de Imprensa. Aliás, todos que lá estivemos fomos muito bem recebidos pelas queridas colegas Juliana Pamplona e Aline Felkl, diretoras da Alvo Conteúdo Relevante, responsável pela assessoria de imprensa do Empreende.

Jailson de Sá, Estela Benetti, Sara Caprário e Acari Amorim

Brazil Conference 2022

O trabalho de quem cobriu e destacou a importância do evento (antes, durante e depois) na imprensa catarinense merece um registro especial.

Faço menção especial a três veículos que fizeram um conteúdo em tempo real do que acontecia no Hard Rock Live Florianópolis e contribuíram muito para que o conteúdo compartilhado ao vivo fosse visto, ouvido e lido por milhares de pessoas pelo Brasil, além da bolha dos 6 mil participantes in loco.

A equipe do Grupo ND fez bonito. Além de marcar presença em um espaço exclusivo, que contou com a presença de diretores, gerentes, analistas de mídias digitais e repórteres, os colegas jornalistas da rede mandaram muito bem. Destaque especial para o trabalho impecável do colega jornalista da NDTV, Helton Luiz, que conversou com quase todos os principais palestrantes. Todas as entrevistas exclusivas foram compartilhadas no canal do YouTube da NDTV Record e pode ser assistido aqui.

Além disso, Jean Felipe de Oliveira, head de digital do Grupo ND, falou no palco da Arena Azul do Empreende Brazil, sobre a “Mídia em Transformação: quais seus impactos e como aproveitar”.

Pela NSC, as jornalistas Fernanda Mueller e Estela Benetti, compartilharam seus relatos pelo twitter @aovivodc com a hastag #empreendeBrazil e publicaram matérias no portal NSC total. Confira aqui.

Um dos destaques na Feira de Negócios foi o Palco NSC com capacidade para 250 pessoas por onde passaram no período vespertino profissionais da empresa compartilhando conteúdo sobre tendências de mídia. A maior plateia foi do Marcos Piangers com sua sempre entusiasmada e estimulante palestra.

Por último, vale também mencionar a cobertura dos jornalistas do Grupo SCC. Quem acompanha o twitter @portal_scc10 pode ler ao vivo algumas das reflexões compartilhadas pelos palestrantes. Basta pesquisar pela hastag #EmpreendeBrazil . No portal SCC 10 tem várias matérias com destaques do evento. Basta abrir um e logo abaixo terá várias – https://scc10.com.br/negocios/empreendedorismo/nao-sonhe-grande-joao-branco-da-4-dicas-para-quem-quer-empreender/ . Trabalho em equipe liderado pela editora-chefe do portal, Ana Paula Bittencourt.

Até o próximo grande evento. Já estou com roupa de ir e inscrito na quinta edição do Startup Summit, que será promovido pelo Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

Também irei no RD Summit 2022: o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina!

Gostou? Compartilhe e conecte-se comigo.

*João Paulo Borges (@jpdowhats ) , jornalista, especialista em Comunicação Estratégica pelo WhatsApp – https://www.linkedin.com/in/jpborges-jornalista/


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