O calendário abundante dos grandes eventos desportivos deste ano irá proporcionar, aos seus anunciantes, meios incomparáveis para conquistarem um alcance de massa. Entretanto, essas qualidades duradouras estão ameaçadas à medida que o consumo de meios de comunicação social se fragmenta.
O relatório
A mídia esportiva na era da fragmentação , o último relatório de Tendências Globais de Publicidade da WARC Media, examina o novo cenário da mídia esportiva, seus desafios, oportunidades aos anunciantes de marca, além de desenvolver sobre as formas que os detentores de direitos planejam sustentar a economia do esporte nos próximos anos.
O que você precisa saber?
- Grandes eventos estão no horizonte: Os esportes ao vivo ainda atraem audiências colossais. Sendo assim, temos num ano repleto de eventos políticos e desportivos: os Jogos Olímpicos de Paris de 2024, a Eurocopa da UEFA e a Taça do Mundo de Críquete T20, entre outros.
- Grandes audiências, grandes gastos: Mais de US$ 115 milhões de espectadores assistiram ao Super Bowl de 2023. Para atingir este alcance, prevê-se que as marcas gastem US$ 60,9 mil milhões em todo o mundo – quase um quinto dos gastos pré-pandemia.
- As redes sociais ocupam o centro das atenções: 93% dos jovens entre os 18 e os 24 anos envolvem-se com temas esportivos nas redes sociais pelo menos uma vez por semana. No entanto, o fandom da Geração Z é mais ‘fluido’. Os grupos mais jovens costumam estar mais interessados nas histórias dos atletas do que nas equipes ou nas competições.
- O esporte não é suficiente para travar o declínio da TV linear: Em grande parte da Europa, prevê-se que os gastos com TV linear permaneçam em declínio durante o verão de 2024. Nos EUA, a recuperação dos gastos com TV linear ficará devendo mais resultados favoráveis ano após ano, contando mais com comparações anuais e as próximas eleições presidenciais dos EUA do que ao esporte em si.
- A fragmentação dos direitos esportivos ameaça o momento de alcance de massa: A cobertura da NFL abrange transmissão e TV a cabo (NBC, ESPN), bem como OTT (Peacock, Amazon Prime, YouTube TV) e aplicativos móveis (NFL+). Tais meios estão se tornando mais caro e complexo para os torcedores acompanharem todos os jogos ao vivo.
Ideia chave
“O esporte é a única constante nos planos de mídia. O esporte ao vivo está chamando a atenção, e o conteúdo esportivo está atraindo o engajamento”, diz Adrian Sutherland, vice-presidente da Publicis Sports. “No entanto, em alguns esportes, os fãs locais podem precisar de pelo menos três assinaturas separadas para assistir a uma temporada completa de jogos. É fundamental que as plataformas mantenham um forte plano de conteúdo para manter os consumidores engajados”, conclui.
Tendências globais de anúncios
O Global Ad Trends é um relatório trimestral que se baseia no conjunto de dados de publicidade e inteligência de mídia da WARC, para obter uma visão holística dos desenvolvimentos atuais do setor.
Fonte: WARC Media