Publicidade
Emissoras de rádio e TV terão ressarcimento fiscal pelo tempo destinado ao horário eleitoral
13 de Julho de 2009

Emissoras de rádio e TV terão ressarcimento fiscal pelo tempo destinado ao horário eleitoral

Publicidade

13 JUL

Reforma eleitoral beneficia emissoras optantes pelo Simples

Publicidade

Projeto de Lei aprovado na Câmara dos Deputados garante às emissoras de rádio e TV – optantes do Simples – o ressarcimento fiscal pelo tempo da programação destinado à transmissão do horário eleitoral e de propagandas partidárias

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, dia 8 de julho, o texto básico do Projeto de Lei que muda uma série de regras da legislação eleitoral, além de adequá-la a resoluções recentes do Tribunal Superior Eleitoral. Entre os novos dispositivos o texto garante o direito de ressarcimento às emissoras de rádio e TV cadastradas como micro e pequenas empresas (optantes pelo Simples Nacional ??? Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições), que atualmente não podem requerer a compensação fiscal pelo tempo destinado à transmissão do horário eleitoral e de propagandas partidárias.

A proposta também estabelece que o tempo destinado à transmissão de propagandas de plebiscitos e referendos – como o realizado sobre a comercialização de armas de fogo em 2005 – deve ser igualmente ressarcido pelo governo federal.

Segundo Cezar Telles, presidente da AERP ??? Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná ??? a aprovação do Projeto de Lei é uma conquista muito importante para o setor, um trabalho desenvolvido pelas associações estaduais, liderado pela ABERT ??? Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão e que também contou com o apoio dos Deputados Federais Osmar Serraglio (PMDB/PR) e André Vargas (PT/PR), o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão – Paulo Bernardo e da Ministra-Chefe da Casa Civil – Dilma Rousseff.

Propaganda eleitoral – Criada pelo Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT) em 1963, a propaganda eleitoral gratuita nasceu com o objetivo de garantir espaço para a divulgação das idéias a todos os partidos. De acordo com o CBT, uma compensação fiscal é feita às emissoras de rádio e TV pelo tempo ocupado na grade de programação. O cálculo para o ressarcimento hoje é feito de forma confusa e a reforma eleitoral deve simplificar o processo.

O cálculo para ressarcimento diferencia o horário eleitoral e as inserções que são feitas ao longo da programação. No caso dos blocos, até 25% do tempo usado pelos partidos pode ser contabilizado pelas emissoras para ressarcimento. As inserções pontuais podem ser contadas integralmente. Para transformar estes minutos em reais e chegar ao valor que será subtraído do lucro auferido no ano, a base de cálculo é a tabela comercial da emissora no período em que é feita a veiculação da propaganda partidária. O total de minutos utilizados é multiplicado por 80% do valor de tabela, considerando, inclusive, a variação de preços dos horários de veiculação. As tabelas comerciais são fornecidas pelas emissoras.

Publicidade
Publicidade