Com a facilidade de acesso e redução das barreiras geográficas, o mercado de todos os segmentos está cada vez mais competitivo. Estar de olho nas movimentações é a chave para conquistar e reter clientes e usuários de um modo geral.
A época de final de ano, por ser um período de alto consumo, é uma ótima oportunidade de alavancar as vendas e acessos. Porém, é preciso estratégia para se destacar entre tantas ofertas e informações.
Descubra as tendências de marketing para 2024 e esteja preparado para impulsionar os resultados e encantar os clientes ainda esse ano.
Como as tendências de marketing mudaram nos últimos anos?
Seja no marketing tradicional ou digital, os últimos anos trouxeram mudanças significativas. A maneira como as pessoas consomem produtos, serviços e conteúdos, se transforma constantemente.
O acesso à internet e novas formas de pagamento contribuíram para aumentar as vendas online. E, o consumo de conteúdo web contribui significativamente para moldar o comportamento do consumidor.
O avanço da inteligência artificial, a conscientização ambiental e social, e a busca por organizações mais humanas e eficientes estipulam as tendências de marketing 2024. Todas as empresas precisam focar na otimização de conteúdo para atender a um público cada vez mais exigente.
Hoje, tanto o consumo como a comunicação em massa, dá lugar para a personalização. Empresas devem criar mensagens e ofertas exclusivas para aumentar a conversão e o engajamento.
O foco continua sendo a experiência do cliente. Quanto mais memorável e específica, maior o diferencial competitivo.
Além disso, as publicações não devem ter apenas a função de divulgação. Devem ter conteúdo agregado e de alto valor. Campanhas educativas e inspiracionais possuem um impacto significativamente maior, pois contribuem para que a marca esteja mais próxima de seu público-alvo.
Agora você deve estar se perguntando: o que esperar de tendências de marketing digital para 2024?
As tendências de marketing para o futuro
A tecnologia é uma das grandes engrenagem para que as mudanças aconteçam de maneira acelerada. Para o futuro, será preciso atuar com:
Novos perfis de consumidores
Imagem de Gustavo Fring no Pexels
Provavelmente nada muda mais do que as pessoas. Ao longo da história é possível observar transformações significativas.
As tendências de marketing atual são voltadas para evoluções culturais e avanços tecnológicos. De acordo com uma pesquisa da WGSN, o futuro reserva quatro tipos de perfis de consumidores:
- Neo-niilista: são consumidores que buscam a autenticidade e deixam de lado as exigências da sociedade para construir suas próprias métricas de sucesso e felicidade. Buscam a transparência e avaliações sinceras sobre produtos ou serviços;
- Redutores: apreciam a conexão humana e o senso de comunidade. Optam por marcas sustentáveis, éticas, e que defendem causas importantes como remuneração justa e integridade;
- Protetores do tempo: investem o tempo em itens que tornam sua vida mais rica. Buscam memórias, experiências e bens materiais duradouros. São bastante seletivos sobre onde usar o tempo e seu dinheiro;
- Pioneiros: para atender esse perfil as tendências de marketing devem ser voltadas para inovação e fusão entre o espaço físico e digital. São pensadores do futuro e criadores de cidades inteligentes ou metaversos realmente seguros.
Avaliação das estratégias para mídias sociais
Como você pode perceber com os novos perfis de consumidores, as tendências de marketing digital são amplas. No entanto, houve uma grande modificação em relação às redes e mídias sociais.
Há um movimento crescente que valoriza a vivência fora das redes. Assim como, a redução do tempo gasto em telas. Esses dois fatores exigem que os profissionais de marketing reavaliem suas estratégias.
Até 2025, o Gartner prevê que 50% dos consumidores irão limitar suas interações com as redes sociais. A justificativa é a qualidade do estado atual das mídias sociais, principalmente pelo crescente número de informações falsas, uso de bots e IA, e ambiente tóxico.
O uso da inteligência artificial generativa é um tópico sensível que contribui com o afastamento dos consumidores. Afinal, os usuários apontam que esse tipo de recurso prejudica a experiência.
A questão não é abandonar esse canal de comunicação, mas usá-lo com sabedoria, para criar conexões reais e personalizadas.
As ferramentas para um novo tipo de marketing
Imagem de freepik no Freepik
Em relação a quais as principais tendências de ferramentas de marketing digital, fique atento para:
- Experiências Generativas: o SEO tradicional já não é suficiente para atender as tendências de marketing. Como os buscadores estão se baseando em IA, é preciso estipular estratégias para criar conteúdo relevante que sejam encontrados por esses motores de busca;
- Realidade Estendida (XR): é a soma entre realidade aumentada, virtual e mista para criar uma experiência imersiva ampliando o conhecimento e confiança dos consumidores;
- Cocriação e regulação das IAs: o frequente uso da inteligência artificial nos mais variados ramos desencadeou a preocupação por sua regulamentação. Há diversos movimentos, nacionais e internacionais, para estipular o uso da IA, proteger dados e direitos, entre outros.
Todas as ações para as tendências de marketing precisam estar focadas no social, principalmente na sustentabilidade.
A grande maioria dos consumidores atuais optam por comprar de negócios responsáveis, mesmo que o produto ofertado seja mais caro. Essa é, sem dúvida, uma força propulsora que deve ser explorada pelas indústrias.
Como ajudamos no sucesso das marcas investindo em marketing para o final do ano por meio de conteúdos
Muitas são as tendências de marketing para o final do ano. Mas, para manter seus consumidores cada vez mais engajados, é importante focar na qualidade do conteúdo ofertado.
Para isso, explore mais o blog da sua página, investindo em conteúdos que mostrem a qualidade dos produtos, como funciona e outros pontos. Afinal, não basta apenas ter uma página com produtos à venda, é preciso convencer seus consumidores das vantagens oferecidas.
Como você viu acima, os usuários estão cada vez mais pesquisando detalhes, opiniões, prós e contras e outras informações antes de adquirir qualquer tipo de produto ou serviço. Aproveite isso, investindo em conteúdos de qualidade.
A nossa equipe vem ajudando muitas marcas a conquistar e reter a atenção do público-alvo. Para isso, criamos e otimizamos conteúdos que respondem suas dúvidas e oferecem informações relevantes. Sejam elas sobre o produto ou serviço em si, como também conteúdos que ajudam a encontrar ferramentas que sejam úteis ao seu negócio.
Portanto, o marketing de conteúdo é uma vantagem para quem quer sair na frente da concorrência e aumentar as vendas no final do ano. É por meio de conteúdos otimizados, com foco no público-alvo que você vai conseguir estar nas primeiras sugestões dos buscadores.
Veja um exemplo de conteúdos que otimizamos e conseguimos contribuir para que a página de nosso cliente, CapCut, estivesse nas primeiras posições do Google:
Embora não seja uma marca focada no comércio, o CapCut é uma ferramenta que contribui para as marcas aumentarem a atração e o engajamento dos clientes. Afinal, oferece diversas opções para imagens e vídeos.
Ao trabalhar com essa marca, ajudamos a colocar alguns de seus conteúdos em melhores posições nos buscadores, por meio da otimização SEO. Hoje, ao realizarem buscas por determinadas palavras-chave relevantes, a página do cliente aparece entre as primeiras sugestões do Google.
Da mesma forma que ajudamos a CapCut a elevar sua presença nos motores de busca, por meio de estratégias de marketing de conteúdo, é possível investir nas técnicas certas e colocar a sua marca à frente dos concorrentes.
Portanto, podemos afirmar que o marketing de conteúdo oferece muitas vantagens para suas vendas aumentarem. Assim sendo, está entre as principais tendências de marketing para o final do ano. Basta aproveitar seus benefícios.
E seu negócio, está pronto para atuar em um mercado tão dinâmico e aproveitar as tendências de marketing para esse final de ano?
Foto do topo: Freepik