Coluna Guilherme da Luz | SEO para pequenas empresas
06 de Julho de 2022

Coluna Guilherme da Luz | SEO para pequenas empresas

Qual a importância e como concorrer com grandes marcas

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Guilherme da Luz 06 de Julho de 2022 | Atualizado 06 de Julho de 2022

Você já ouviu falar na técnica SEO? Saiba que essa estratégia de conteúdo pode ser essencial para pequenas empresas concorrerem com grandes marcas. Descubra como!

Para as pequenas empresas, a internet representa um amplo espaço de possibilidades e oportunidades. Ao utilizar as ferramentas certas, como uma boa estratégia SEO, é possível até mesmo concorrer com grandes marcas.

Publicidade

Se em um primeiro momento essa ideia parece distante e, por vezes, até impossível, a realidade é que dezenas de pequenos negócios tiveram um crescimento considerável ao focar seus esforços na internet.

E, apesar de existirem diversas ações para aumentar o alcance do público-alvo online, a técnica SEO continua sendo uma das mais assertivas. Assim, vale a pena entender o que é SEO, qual a sua importância e como ela vai te ajudar a concorrer com grandes marcas.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization e representa uma série de práticas que, quando bem executadas, fazem com que uma página se posicione no topo dos mecanismos de buscas, que consideram principalmente o conteúdo do site em questão.

É interessante frisar que a técnica SEO não é nova. Eu mesmo, em minha trajetória profissional, trabalho com essa estratégia há cerca de 10 anos.

Porém, de lá para cá, o valor do conteúdo online só cresceu e, consequentemente, as práticas de SEO se popularizaram.

Ainda assim, o SEO para pequenas e médias empresas nem sempre é considerado pelos empreendedores, um erro que impede que marcas com grande potencial expandam seu alcance.

Qual a importância do SEO para pequenas empresas?

Quando uma empresa ainda está se estruturando, sendo considerada de pequeno ou médio porte, nem sempre é possível destinar uma verba mensal para ações de marketing.

Com menos recursos disponíveis, é comum que esses pequenos negócios encontrem dificuldades para crescer, e mais do que isso, para aparecer como uma opção para os consumidores frente às grandes marcas.

É aí que a estratégia SEO surge como uma solução prática e acessível. Afinal, não é preciso investir muitos recursos – mas sua boa execução vai exigir tempo e um planejamento cuidadoso.

 

 

Quando uma pequena empresa consegue trabalhar com a técnica SEO, pode levar sua página a aparecer em destaque em buscadores como o Google. Pense que pelo menos 3,5 milhões de pesquisas são feitas no site diariamente, e um bom posicionamento nos resultados pode te ajudar a alcançar mais potenciais clientes ao colocar seu site entre os primeiros.

Por fim, o SEO prevê ações práticas que colaboram para que uma página apareça nos resultados orgânicos do Google. Ou seja, se o seu conteúdo for bom você não precisará pagar anúncios para aparecer nos resultados.

Como concorrer com grandes marcas?

Certo, entender que o SEO é importante para pequenas empresas é simples. Mas como concorrer com as grandes marcas?

Eu sei que, em um primeiro momento, esse desafio parece ser impossível de superar. Porém, existem pelo menos 3 ações práticas que você pode realizar para aparecer mais nos resultados orgânicos de pesquisas.

1. Tenha um blog no seu site
A técnica SEO pode ser utilizada em todas as páginas de um site, incluindo as áreas de vendas de um produto.

Entretanto, é no blog que essa estratégia é mais desenvolvida. Isso porque, ele conta com mais espaço descritivo para desenvolver o seu conteúdo.

Por isso, tenha um espaço de blog no seu site. E saiba que existem ferramentas (como o Yoast, no WordPress) que te ajudam a criar conteúdos que realmente sigam as normas de SEO.

2. Google Search Console
A verdade é que mecanismos de buscas, como o Google, querem que os portais desenvolvam conteúdos de qualidade. Para isso, fornecem ferramentas que te ajudam a compreender as dúvidas do seu público.

O Google Search Console é uma ótima ferramenta para trabalhar o SEO em um site. Nele, você cadastra a sua página e consegue receber insights variados, que apontam desde os conteúdos mais relevantes até termos que fizeram os usuários chegarem a sua página.

Se você tem um site, configure-o no Search Console e comece a receber ideias sobre conteúdos que você pode desenvolver e atrair a atenção do público.

Abaixo, um exemplo de análise enviada pelo Google Search Console de um dos clientes da agência Gluz Digital:

A imagem destaca as ‘Consultas com o melhor desempenho’ no mês de maio/2022. Você poderá obter dados do período que desejar, bem como diversas outras ideias de palavras-chave para usar em novas postagens.

3. Trabalhe com palavras-chave
Palavras-chave são termos que recebem destaque por serem muito pesquisados, sendo relacionados a um produto ou serviço.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, uma palavra-chave pode ser “look com saia xadrez”. Com essa palavra-chave, você vai desenvolver um conteúdo focado no tema, onde há a repetição estratégica do termo.

Se o conteúdo tiver qualidade e for relevante, com o tempo, poderá aparecer nos primeiros resultados do Google sempre que alguém pesquisar por “look com saia xadrez”.

Você pode buscar palavras-chave de diferentes formas, como no Google Adwords, no próprio Search Console ou pelo sistema de auto complemento das pesquisas do Google.

Veja abaixo um exemplo de palavra-chave relacionada ao site de um dos clientes que eu trabalho. Perceba que, ao aplicá-la no título e no conteúdo, conseguimos deixar a página na posição zero (Featured Snippet) do Google:

 

 

Outro exemplo de palavra-chave forte para o nicho de 2 clientes da Gluz, ‘seguro auto barato’, destaca os sites SeguroAuto.org e Smartia.com.br na primeira e segunda posição do Google. Veja:

Portanto, trabalhar com as palavras-chave certas, aplicando as estratégias corretas, pode sim ajudar a sua marca a competir com grandes empresas no seu nicho de atuação.

Exemplo real de sucesso

Quer saber como conseguimos colocar um site, criado a partir do zero, nas primeiras posições do Google e antes de grandes marcas? Entre os clientes que eu e a minha equipe trabalhamos, está o SeguroAuto.org, uma página que desenvolvi do zero e hoje concorre com grandes marcas na primeira página dos buscadores.

Aplicando todo o meu conhecimento em SEO, entre outras estratégias de marketing digital, a marca conquistou aumento no tráfego orgânico. Hoje está em destaque, inclusive com posição zero para várias palavras-chave do nicho.

Abaixo, você pode perceber como o SeguroAuto.org conseguiu estar em destaque, mesmo concorrendo com grandes seguradoras:

Ao pesquisar a palavra-chave ‘seguro auto’, o site aparece na primeira posição, concorrendo com outros sites renomados.

Veja também o destaque que o Google dá para o SeguroAuto.org, no recurso “As pessoas também perguntam”:

 

Os exemplos acima confirmam que, ao investir em SEO para pequenas empresas, é possível concorrer com grandes marcas. Como você pode avaliar, conseguimos as melhores posições para as principais palavras-chave do nicho de seguro para carros.

Outro exemplo que mostra que investir em palavras-chave certas, bem como em todas as estratégias de SEO, é essencial para uma pequena empresa concorrer com grandes marcas é o nosso trabalho desenvolvido para o PlanoDeSaude.net.

O site está entre os top 5 maiores sites para diversas palavras-chave relevantes de planos de saúde, se destacando no Google em muitas delas. Assim sendo, concorre com as primeiras posições dos buscadores entre marcas fortes, inclusive de operadoras.

Veja um exemplo:

Acima, a pesquisa realizada com a principal palavra-chave para o nicho de atuação do PlanoDeSaude.net. Como é possível perceber, o site está na primeira posição no Google. Mas, como conseguimos essa posição?

Como já informei acima, investir em todas as estratégias de marketing de conteúdo é fundamental. Use com sabedoria todas as técnicas de SEO e coloque a sua marca nas primeiras posições do Google, atraindo leitores e gerando leads.

Se quiser saber mais, veja o que escrevi sobre “Como investir em SEO e turbinar o seu negócio online”.
Conclusão

 

A técnica SEO é bem ampla e eu poderia trazer outras 10 dicas sobre o tema focadas em pequenas empresas. Quem sabe em um artigo no futuro com esse assunto?

Fato é que, se você tem um negócio de pequeno ou médio porte, precisa conhecer a estratégia SEO para investir seu tempo e esforço nela. Acredite, com um pouco de dedicação, é possível ter bons resultados e concorrer com grandes marcas.

Afinal, uma vez que sua marca aparece mais na maior vitrine do mundo, que é o Google, suas chances de alcançar públicos maiores se tornam reais e palpáveis. Uma ação prática, que pode te levar muito mais longe.

Fotos:Freepik

Publicidade
Publicidade