Quando você busca algo na internet, o mecanismo de busca, geralmente o Google, é o primeiro lugar onde procura. E, normalmente, não passa da terceira página de resultados.
Isto não é uma suposição, é um fato comprovado em pesquisas: a maioria das pessoas não passa da terceira página de resultados de uma pesquisa. Logo, estar nas primeiras páginas é algo essencial para conquistar visitas em seu site.
Mas, não adianta gastar altos orçamentos no Google Ads se seu site não está otimizado. Para deixar a sua página preparada para receber acessos e gerar tráfego orgânico, é necessário investir em SEO.
O que é SEO?
O termo SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou, otimização para mecanismos de busca, em tradução livre. Basicamente, é o que irá deixar seu site mais “atraente” para o mecanismo de busca, fazendo-o considerar seu conteúdo relevante e mostrando-o para o seu público-alvo.
Incluir uma estratégia de SEO em suas ações de marketing digital é essencial para trazer mais visitantes ao site, gerar mais leads e converter mais vendas.
Além disso, é essencial para gerar tráfego orgânico, ou seja, que não dependa de ações patrocinadas. Gerar tráfego orgânico também contribui para o reconhecimento de marca e crescimento da autoridade da sua empresa perante ao mercado.
Veja abaixo algumas vantagens de investir em SEO que destaquei!
Por que investir em SEO?
1. Te ajuda a conquistar espaço no meio digital
Em um universo cada vez mais digital, seu site e suas redes são seu patrimônio. É por ele que você, no caso a sua empresa, será conhecido e reconhecido.
É pelo site que as pessoas irão conhecer o que sua empresa faz, além das vantagens que o seu produto ou serviço oferecem. Por isso, é essencial trabalhar uma estratégia de SEO para te ajudar a ser visto no meio digital.
O SEO prepara tanto a estrutura quanto seu conteúdo para que mais pessoas de seu público-alvo te encontrem e considerem seu produto a resposta de sua busca ou a solução para seu problema.
2. Facilidade de mensuração de resultados
Analisar as métricas do marketing digital é essencial para avaliar se as estratégias estão dando certo, se o investimento está tendo retorno. Com o SEO não seria diferente, analisar suas métricas é essencial para saber o que está dando certo e o que necessita revisão.
Com o website conectado ao Google Analytics, é possível verificar uma infinidade de métricas que direcionam as estratégias de SEO e melhorias do site, além de mostrar os termos de busca que o cliente utiliza para chegar até você.
3. Destaca a sua empresa entre a concorrência
Uma boa estratégia de SEO também tem o poder de fazer sua empresa se destacar entre os concorrentes, tendo alcance muito maior.
Além disso, você pode comparar seus resultados com o de outras empresas do seu ramo para saber o quão efetiva é sua estratégia de SEO.
4. Dará autoridade em sua área de atuação
Ter uma estratégia de SEO focada em conteúdo de qualidade também te torna uma autoridade no seu ramo de atuação. Quando o público encontra seu conteúdo informativo, falando sobre algum assunto que envolva seu nicho de mercado, logo entende que você é uma autoridade em sua área, pois sabe o que está falando.
Isso torna uma pessoa mais propensa a comprar seu produto ou fechar negócio com sua empresa por ter visto seu conteúdo, acreditando ser relevante e com informações úteis para sua busca.
Mas, não basta investir apenas em conteúdos para isso. Afinal, o seu site deve ser preparado para receber e evidenciar o conteúdo de forma que fique mais atraente ao público. Além disso, tornar a navegação e leitura mais agradável. Por isso a estratégia de SEO deve ser completa.
Como as técnicas de SEO me ajudou a colocar os sites dos clientes nas primeiras posições do Google
Como especialista em SEO, e contando com uma equipe qualificada, conseguimos colocar muitas páginas nas primeiras posições do Google. Em especial, o site SeguroAuto.org, que foi um dos sites que desenvolvi a partir do zero e, com as técnicas de otimização de sites e estratégias de SEO aplicadas, conseguimos fazê-lo crescer.
Atualmente, o SeguroAuto está com posição de destaque nos mecanismos de busca, uma realidade firmada desde o lançamento. O segredo para aumentar o tráfego orgânico da página foi aplicar todo o nosso conhecimento em SEO e marketing de conteúdo, incluindo também estratégias de marketing digital.
Assim, também trabalhamos com outras marcas e o sucesso foi alcançado, como é possível comprovar ao pesquisar pelas principais palavras-chave dos sites de nossos clientes. A exemplo, Smartia.com.br, Rastreadores.org, PlanoDeSaude.net, entre várias páginas da Babbel, além de outros clientes.
O resultado tem sido tão positivo que dois dos sites que trabalho foram posicionados entre as insurtechs com mais acessos em janeiro de 2020, conforme pesquisa da SemRush, publicada no Relatório da Distrito de Insurtech.
Junto com a minha equipe, realizamos ações de Link Building para clientes, como a Microsoft, Wondershare, ExpressVPN e outros parceiros globais. Com isso, conseguimos aumentar a posição das páginas nos buscadores, para as palavras-chave mais fortes de cada marca e com conteúdo relevante para sua audiência.
É importante saber que para conquistar uma boa posição no Google é preciso combinar diversos fatores. O primeiro passo é analisar a marca como um todo e, assim, tomar as melhores decisões estratégicas.
E, sim, as técnicas de SEO são fundamentais para quem quer ser visto nos buscadores. É preciso trabalhar com as palavras-chave certas, definir a persona, construir conteúdo de qualidade, investir em Link Building, trabalhar links internos e também ter um design responsivo.
Confira na imagem abaixo, um exemplo de sucesso. Pesquisamos no Google por “seguro auto barato”, uma palavra-chave forte e bastante competitiva. Você vai perceber que dois clientes da Gluz Digital estão em destaque, na primeira e segunda posição, logo abaixo dos anúncios:
Como você viu, SEO é uma união de boas práticas que devem ser aplicadas no site. Assim, você terá uma página mais amigável aos buscadores.
Por meio da otimização do site com as estratégias de SEO, o Google, por exemplo, conseguirá ler o seu conteúdo, o que permitirá ranqueá-lo.
Como começar a investir em SEO?
- Entenda quem é o público de sua empresa
O primeiro passo para investir em uma estratégia de SEO é conhecer seu público. Criar uma persona que representa seu público-alvo pode ser essencial para acertar na comunicação e entender melhor o conteúdo que será mais relevante.
Além disso, entender a persona pode direcionar melhor a sua estratégia, principalmente levando em consideração as palavras-chave que serão utilizadas para encontrar seu negócio na internet.
- Otimize o site da sua empresa
Uma parte da estratégia de SEO deve ser a estrutura de seu site. Atualmente, as páginas devem ser responsivas, ou seja, ter sua navegação pronta para todos os dispositivos, de forma que seja visualmente clara e funcional.
O site deve proporcionar uma experiência positiva ao público, com fácil usabilidade, além de fontes e gráficos que facilitem a leitura e compreensão do assunto. Verifique também a velocidade de carregamento dele, pois isso pode ser um fator importante na permanência dos visitantes na página.
- Publique conteúdo relevante de qualidade
Toda empresa está publicando conteúdo na internet. Então, se sobressai quem cria conteúdo de qualidade baseado nas dores e desejos de seu público-alvo.
Além disso, utilize o funil de vendas para guiar seus diversos conteúdos, assim você conquistará os clientes com o conteúdo específico e mais atraente para a etapa que ele se encontra.
- Tenha presença nas redes sociais
De nada adianta encher seu site de conteúdo relevante, se não se conecta com seus clientes e visitantes nas redes sociais. O público atualmente busca por experiências e conexões, mesmo com as marcas.
Ter suas redes sociais alinhadas com a comunicação da marca, além de compartilhar seus conteúdos do site, levando mais pessoas para a página, pode gerar conexão com o público e se destacar entre os concorrentes.
- Faça uma estratégia de link building
Link building é uma estratégia que visa ter backlinks, menções e referências ao seu site em outras páginas. Isso ajuda o mecanismo de busca entender que sua página é relevante, além de manter o visitante mais tempo em seu site.
Faça parcerias com outros sites relacionados ao seu serviço para conseguir backlinks, além de colocar apontamentos para páginas internas do seu site, principalmente relacionando assuntos e postagens, facilitando o entendimento do leitor.
Entendeu por que investir em SEO é tão importante? Então, quais estratégias você já aplica em sua empresa?