Inicialmente, quando pensamos em palavras-chaves toda a sua implementação parece simples, certo? Não que seja uma tarefa completamente difícil, mas você talvez não tenha pensado nas variações que podem existir, como por exemplo: as palavras-chave negativas.
Seria um sonho se automaticamente ao vincular uma palavra-chave na sua campanha, outros termos correlatos sem relevância não fossem associados. Em uma visão mais abrangente, também é preciso pensar nas palavras-chave de correspondência ampla e/ou de frase.
Esse é o ponto principal para ter uma forte segmentação da sua campanha e evitar a correspondência de termos negativos nas pesquisas. E a boa notícia é que tem como otimizar suas campanhas com esse recurso!
O que são palavras-chave negativas?
Antes de entendermos a importância da otimização de campanhas, é preciso ter bem definido o conceito de palavras-chave negativas.
Sabemos como as palavras-chave são essenciais: tanto para correspondência de anúncios pagos quanto para estratégias de marketing orgânico com foco em SEO. Por outro lado, uma palavra-chave negativa impede que seus anúncios sejam acionados nas pesquisas.
Ou seja, nenhum dos seus anúncios será encontrado pelos usuários ao buscarem por essa combinação específica de palavras nos buscadores.
Esse “bloqueio” de acesso ao seu público-alvo pode ser altamente prejudicial e até um desperdício de orçamento.
Como as palavras-chave negativas funcionam?
As palavras-chave negativas funcionam de forma diferente das palavras-chave benéficas que estamos acostumados.
Enquanto as palavras-chave “positivas” funcionam por meio de uma correspondência exata, as negativas podem ser associadas com outras variações.
Por exemplo, se você quer bloquear a palavra “calça” das suas correspondências, deve incluir também todas as variações. Ou seja, as versões no singular e plural, erros ortográficos comuns do termo ou até associações advindas do elemento.

Foto:Freepik
Dessa forma, deve-se ter muita atenção aos termos negativos que não podem ser vinculados ao longo de suas campanhas. Por isso é importante listar palavras-chave negativas no nível de conta Google para impedir esse tipo de correspondência.
Outro detalhe importante: as regras para campanhas de vídeo ou na rede Display são diferentes. Ainda que você faça a exclusão dos termos nas pesquisas, suas campanhas podem ser exibidas em sites e/ou vídeos que não são relevantes.
Assim, é preciso fazer uma configuração diferente na conta do Google Ads para também bloquear qualquer correspondência em vídeos ou display.
Qual é a importância das palavras-chave negativas na otimização de campanha?
Ao planejar uma campanha no Google Ads é fundamental que você entenda o funcionamento dos termos negativos nas pesquisas.
Isto acontece porque a recorrente associação desses termos pode ser prejudicial para suas campanhas. Por exemplo, podem diminuir suas chances de alcançar seu público-alvo ou até mesmo o retorno do seu investimento (ROI) na campanha.
Dessa forma, é importante incluir quais são os termos negativos e suas variações que devem ser bloqueadas. É certo de que essa configuração, que não parece ter muita importância de início, vai influenciar no seu alcance de potenciais clientes.
Saiba como adicionar palavras-chave negativas a nível da conta Google
É muito simples incluir palavras-chave negativas que não devem ser associadas aos seus anúncios na conta Google.
O primeiro passo é acessar o Google Ads, clicar em configurações de conta e posteriormente em “palavras-chave negativas”.
Nesta opção, você pode criar uma lista de palavras-chave negativas que bloqueie qualquer termo que não seja relevante para sua marca nas pesquisas. A configuração no Google Ads permite inserir até mil correspondências negativas na rede Display.
Por isso, não esqueça de configurar os termos negativos que devem ser evitados também nos vídeos e/ou na rede Display. Já que apenas o bloqueio nas pesquisas pode não ser suficiente.
Depois de incluir sua lista de palavras-chave negativas a nível de conta, basta confirmar as alterações. Futuramente, qualquer desses termos serão aplicados às campanhas que utilizarem essa ferramenta.
Além de também garantir que você atinja seu público-alvo e tenha conversões de sucesso.
Campanhas otimizadas, tráfego garantido
Se antes você não entendia por que era necessário entender o funcionamento de palavras-chave negativas para a otimização de campanhas, agora você não pode deixar de usar esse recurso!
É muito importante bloquear termos que podem prejudicar todo o planejamento e orçamento utilizado nas suas campanhas.
Afinal, com uma ação simples, você consegue otimizar as suas campanhas, aproveitando ao máximo cada centavo investido. Com mais atenção e cuidado, o tráfego pago na sua página é garantido!

Foto:Freepik
Como usar as palavras-chave negativas para aumentar a conversão
Como você viu acima, palavras-chave negativas são termos que não devem estar vinculados ao anúncio cadastrado. Ou seja, quando o usuário faz a busca por tais termos, o seu anúncio não deve aparecer.
Então, como utilizá-las pode melhorar a conversão de leads? As palavras-chave negativas podem ser usadas para refinar o tráfego.
Vamos usar como exemplo uma empresa de vendas. Nesse caso, se a sua marca não oferece produtos ou serviços gratuitos, deverá inserir “grátis” como termo negativo para que menos pessoas sejam atraídas para o seu portal.
Afinal, se caso o usuário estiver interessado em produtos gratuitos, não encontrará a sua página, o que também reduz a sua taxa de rejeição. Ou seja, quando um usuário faz a pesquisa por determinado termo, encontra uma página como sugestão do Google, clica e, ao entrar, percebe que o conteúdo não é útil, ele sai e isso, com frequência, aumenta a sua taxa de rejeição.
Portanto, as palavras-chave negativas devem estar entre as suas estratégias para otimizar campanhas, atraindo o público certo para a sua página.
Como conseguimos aumentar a taxa de conversão em leads
Todas as suas ações de marketing devem ter como foco a conversão em leads e existem muitas técnicas para aplicar e alcançar um resultado satisfatório. Para ajudar os nossos clientes, trabalhamos com estratégias de marketing de conteúdo.
Além de apostar e investir no tráfego pago, a sua marca também pode alcançar resultados por meio do tráfego orgânico. Entre as ações que mais dão resultados, está o conteúdo para blog.
Por meio dele é possível trabalhar com palavras-chave fortes, dentro do seu nicho, atraindo cada vez mais usuários para a sua página. E para ter um retorno, investir em técnicas de SEO é fundamental.
A nossa equipe é especializada nessas estratégicas, ajudando clientes de diferentes nichos na conversão. Como dica, podemos enfatizar a importância de trabalhar um bom CTA (Call to Action), ou chamada para ação. Veja um exemplo abaixo:

Imagem: PlanoDeSaude.net
Note na imagem que a nossa equipe produziu um conteúdo que responde a dor da persona, aproveitando para inserir os CTAs.
Ao inserir um botão CTA bem elaborado, atrativo e que funcione, juntamente com as demais estratégias de SEO, você pode ter mais sucesso, unindo o tráfego orgânico e pago para melhorar os seus resultados.
Então, preparado para usar as palavras-chave, deixando as suas campanhas mais otimizadas?
Foto do topo:Freepik