Publicidade
5 ações para potencializar as estratégias de marketing orgânico
04 de Agosto de 2022

5 ações para potencializar as estratégias de marketing orgânico

Crescer na internet sem investir em anúncios pagos é possível. Conheça o marketing orgânico e algumas estratégias que você pode colocar em prática!

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Guilherme da Luz 04 de Agosto de 2022 | Atualizado 09 de Agosto de 2022

Cada vez mais presente na nossa rotina, os recursos online nos permitem uma série de facilidades. Para as empresas, esse ambiente pode ser ideal para atrair mais clientes, especialmente ao se valer de estratégias de marketing orgânico.

Marketing orgânico é uma área específica dentro do marketing digital. Ele é interessante porque permite obter tráfego para sua página web sem grandes investimentos, ou seja, são acessos que não foram obtidos de forma pago através de anúncios.

Publicidade

E, na verdade, este formato orgânico é essencial na hora de construir uma conexão com seus clientes, além de oferecer benefícios a curto e longo prazo.

Pensando nisso, reunimos 5 ações para potencializar o marketing orgânico da sua empresa. Confira a seguir!

 

Como potencializar as suas estratégias de marketing orgânico

1. Estratégias SEO
Uma das estratégias comprovadas sobre como aumentar o tráfego no site de uma página está nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Ao utilizar o SEO, você está diretamente aumentando as suas chances de ser reconhecido pelos mecanismos de busca. Dessa forma, a estratégia contribui para o ranqueamento de um site e/ou blog.

Dentro da estratégia SEO, trabalhamos alguns aspectos do conteúdo escrito para atrair a atenção dos consumidores. As ações mais conhecidas são:

Palavras-chave

Meta description

Links (interno e externo)

Título e intertítulos

 

Vale ressaltar que utilizar essa estratégia isolada não é suficiente. O SEO precisa ser realizado de forma conjunta, levando em consideração todos os aspectos pertinentes para a criação de conteúdos relevantes para seus clientes.

2. Blog
A criação de um blog para a sua empresa ou serviço é uma ação muito utilizada no marketing orgânico.

Blogs são perfeitos para a produção de conteúdo, além de ajudar no vínculo de seus clientes com sua marca ou produto. Os comentários e feedbacks dos clientes são essenciais para o aprimoramento do seu conteúdo.

Por isso, blogs são uma das melhores formas de obter tráfego orgânico, principalmente quando são atreladas técnicas SEO a cada uma de suas postagens.

Do acesso orgânico ao seu conteúdo, você pode direcionar seus visitantes e/ou clientes para demais conteúdos e serviços oferecidos. Por exemplo, pode-se usar CATs (Call to Action) para transformar esse acesso em leads e posteriormente em clientes.

 

3. Utilize canais diversos
Conteúdos escritos para blogs e sites podem ser o favorito da maioria, mas existem diversas novas formas de produzir um conteúdo de qualidade e sempre atualizado.

O maior destaque tem sido para conteúdos de vídeo e áudio. Assim, investir em produções como um canal no YouTube ou um Podcast, podem ser formas alternativas de otimizar o conteúdo de sua página.

Pode-se também realizar o conteúdo escrito no blog e inserir um vídeo sobre o mesmo assunto no canal do YouTube. Esse formato tem sido muito utilizado e é uma ótima maneira de atrair clientes através dos dois canais, o que no final aumenta o marketing orgânico de sua página.

Vale lembrar que não é preciso obter todos os tipos de canais, mas sim, aqueles em que seus clientes e/ou usuários estão.

4. Site responsivo
Pode não parecer, mas é indispensável ter uma página web que seja adaptável para todo tipo de dispositivo eletrônico.

Não se pode pensar que novos visitantes acessam sua página somente pelo computador, já que cresce cada vez mais o número de pessoas que acessam a internet e seus conteúdos através de dispositivos móveis.

Por esse motivo, ter um site responsivo que tenha uma versão adaptada para o acesso correto, é uma ótima maneira de potencializar o marketing orgânico de seu site. Além de trazer mais confiabilidade e identificação junto ao seu público.

Essa ação também contribui para uma melhor avaliação frente aos mecanismos e algoritmos do Google, e resultam em um ranqueamento melhor.

 

5. Guest Post
Por último, uma ação que pode aumentar o marketing orgânico de sua página web está na utilização do Guest post.

Essa prática consiste em publicar seu conteúdo em um outro blog e/ou site parceiro. Ou seja, guest posts nada mais são do que a realização de um artigo feito por autores convidados.

Publicar seu conteúdo em um site parceiro tem valor de autoridade, outra característica positiva para o ranqueamento do Google, e fornece uma ótima oportunidade para alcançar uma nova audiência e atrair novos clientes para a sua página.

Como conseguimos potencializar as estratégias de marketing orgânico seguindo as dicas acima

Ao colocar em prática cada uma das estratégias acima, eu e minha equipe, da Gluz Digital, conseguimos melhorar significativamente a posição dos sites de nossos clientes no Google. Mas, como realizamos esse trabalho? Veja!

1. Investir em estratégias de SEO
Como abordado acima, investir nas técnicas de SEO é uma das estratégias de sucesso mais comprovadas para se destacar nos mecanismos de busca. Nossa equipe se empenha em diferentes ações que contribuem para colocar as páginas dos clientes nas primeiras posições.

Vamos falar um pouco sobre alguns dos tópicos abordados:

Uso de palavras-chave
Contamos com algumas ferramentas para listar as palavras-chave mais fortes dentro do segmento do site. Entre elas: Google Trends, Übersuggest, planejador de palavras-chave do Google e outras.

Usar as ferramentas de palavras-chave é muito importante para obter dados sobre elas e traçar a sua estratégia de SEO. Por meio dessa pesquisa, é possível atingir um público segmentado.

Mas, para um melhor resultado, você pode investir nos três tipos dentro do seu conteúdo, que são: Head tail (cauda curta), Middle tail (cauda média) e Long tail (cauda longa).

Porém, cuidado com o excesso, especialmente da principal keyword. Opte sempre por incluir variações, ou palavras-chave secundárias. Além disso, é importante adicioná-las naturalmente ao texto, já que o robô do Google consegue entender quando são forçadas. Assim, o seu site poderá ser penalizado, perdendo posições.

Em nossa experiência, para um texto de 700 palavras, por exemplo, você pode inserir a palavra-chave principal 2x no corpo do texto, além do título e subtítulos. Após, trabalhar com as secundárias.

Com uma lista pronta, procuramos adicionar o máximo possível, desde que seja relevante e se encaixem naturalmente ao conteúdo. Trabalhando com as estratégias certas, o resultado é satisfatório.

Abaixo, um exemplo de sucesso que a nossa equipe obteve ao trabalhar com a palavra-chave “seguradora de carro confiável”, na produção de texto para a Smartia Seguros:

 

Note que a página aparece na posição zero, ou featured snippet, concorrendo com grandes marcas, como diferentes seguradoras. O segredo está no corpo do texto, ao trabalhar com a lista de palavras-chave mais competitivas.

Meta description
Aqui você pode usar a sua lista de palavras-chave para construir a meta description de sucesso. Não deixe de usar a palavra-chave principal e se atentar à quantidade mínima e máxima de palavras.

Além disso, a sua meta deve ser chamativa, despertando o interesse do leitor em clicar para ver o seu conteúdo. Veja abaixo um exemplo aplicado por nossa equipe, para a página de um de nossos clientes, a Entrust:

 

Perceba que o título e meta estão dentro do limite e ambos possuem a palavra-chave principal: segurança na nuvem.

Aplicação de links interno e externo
Assim como as palavras-chave devem ser inseridas de forma natural e dentro do foco do texto, os links interno e externo também. Ao inseri-los, foque em oferecer ao seu leitor um complemento do assunto abordado.

Saiba que o Google consegue ler e saber se é forçado ou não. Além disso, opte por usar fontes externas de autoridade. Confira um exemplo de como aplicamos:

Link interno:

 

Link externo:

 

2. Otimizar conteúdos do blog e outros canais
Para conseguir colocar as páginas dos clientes nas primeiras posições, inclusive na frente de grandes marcas, investimos muito em conteúdos para blogs. Nele, aplicamos as melhores estratégias de SEO, como as descritas acima.

Aproveitamos para inserir vídeos do canal do nosso cliente, como é o caso do SeguroAuto.org, ao final do texto. Isso contribui tanto para o alcance de usuários no site quanto no canal do YouTube, além de melhorar a experiência do usuário. Veja um exemplo:

 

Além disso, os comentários deixados pelos leitores são muito importantes para a produção de novos conteúdos ou mesmo atualizações. Sem dúvida, ter um blog que ofereça boa experiência ao leitor e aplicar as estratégias certas é o que mais contribui para o marketing orgânico.

3. Estar em outros canais
Outros canais também são bastante importantes, como ter um canal no YouTube e estar nas redes sociais. Atualmente, investimos muito em desenvolver estratégias para o canal do site SeguroAuto.org, que vem se destacando no nicho.

No YouTube, por exemplo, também investimos no uso das principais palavras-chave do nicho do cliente. Além disso, em desenvolver um conteúdo em vídeo que chame a atenção do usuário.

Entre outras ações, trabalhamos a descrição dos vídeos e títulos, além de participar dos principais comentários deixados pelos visitantes. Já nas redes sociais, buscamos compartilhar os principais conteúdos do blog, além de responder a cada comentário deixado pelo usuário.

E para ter mais destaque, inserimos descrições curtas, mas com as palavras-chave inseridas, construindo chamadas atraentes. Isso contribui muito para o marketing orgânico.

Veja abaixo como é possível usar as redes sociais para levar o usuário até seu site e efetuar a compra de produtos ou serviços. Destacamos o exemplo de uma estratégia aplicada no canal do SeguroAuto.org, levando o usuário até o formulário de cotação no site.

Acima, um exemplo de como aplicar o CTA, fazer um título atrativo e usar as palavras-chave certas.

4. Ter um site responsivo
Para potencializar o marketing orgânico é preciso investir em um site responsivo, adaptado a diferentes dispositivos. Afinal, a experiência do usuário é um dos quesitos mais importantes analisados pelo Google para ranquear uma página.

Além de contar com profissionais especializados em plataformas, a equipe responsável pela produção de conteúdos também deve se atentar a algumas regras. Entre elas, investir em frases e parágrafos mais curtos.

Sem contar que é preciso ter uma equipe que esteja atenta com os resultados referente a navegação do usuário em sua página, por diferentes dispositivos. Para isso, assim como nós, você pode contar com o Google Search Console para obter esses relatórios e resolver os problemas apontados.

 

5. Fazer parcerias estratégicas – guest post
Ao realizar as parcerias certas, conseguimos atrair mais visitantes para a página de nossos clientes. Mas, é essencial saber como aplicar os seus links no artigo produzido, que deve ser de forma natural e para complementar alguma informação ao leitor.

A nossa equipe foca em conseguir parcerias com sites fortes e não concorrentes. Porém, se atente ao nicho do site, já que você não poderá oferecer um conteúdo forçado só para aplicar seu link.

Confira abaixo um exemplo de como trabalhamos com os nossos parceiros e como o link foi aplicado para agregar mais conhecimento.

 

Aqui, trabalhamos com o link para o cliente PlanoDeSaude.net em um dos maiores sites de e-commerce do Brasil. O artigo é focado em dicas sobre como aumentar o número de usuários no e-commerce por meio do blog. Para incluir o link do nosso cliente, optamos por dar uma dica baseada no nicho de atuação dele, o que deu muito certo.

Essas são somente 5 ações que podem potencializar as estratégias de marketing orgânico. E é importante lembrar que usar essas ações de forma isolada não é tão efetivo quando combinar várias técnicas apresentadas.

De fato, investir em tráfego é fazer um esforço planejado, pensando no longo prazo. Ainda assim, ações combinadas podem trazer grandes benefícios para você e sua empresa.

Por isso, se você ainda não realiza ações de tráfego orgânico, reserve um tempo na sua agenda e comece a estruturar a sua estratégia. Certamente, com o tempo, você terá bons resultados!

Publicidade
Publicidade