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Coluna Guilherme da Luz | Marketing para datas comemorativas: 5 ideias simples e significativas
22 de Setembro de 2023

Coluna Guilherme da Luz | Marketing para datas comemorativas: 5 ideias simples e significativas

Usando a criatividade e as estratégias de conteúdo certas, é possível aproveitar todas as comemorações do ano

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Por Guilherme da Luz 22 de Setembro de 2023 | Atualizado 24 de Setembro de 2023

 

Usar o marketing para datas comemorativas é uma ótima ferramenta para se aproximar e conectar-se com o seu público.

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Criar campanhas sazonais com conteúdo direcionados e estratégicos é importante para que o produto possa ser visto de diferentes maneiras. É claro que toda interação deve ser pensada criteriosamente. Afinal, o olhar do consumidor estará voltado para o assunto em questão. Sendo, inclusive, uma oportunidade para gerar maior engajamento.

Confira estas 5 ideias simples e significativas para as ações de marketing para datas comemorativas.

Créditos: Freepik

 

5 ações de marketing para datas comemorativas

1. Use e abuse das temáticas

Como estamos falando de marketing de datas comemorativas, aproveite as temáticas para criar campanhas inovadoras. Se possível, personalize o produto ou conteúdo para cada ocasião.

É claro, quando se trata de campanhas temáticas, é necessária uma dose extra de criatividade para que sua marca não seja mais uma no meio da multidão. Como as plataformas de marketing de conteúdo estão em alta e são o principal meio de comunicação, faça parcerias com um influenciador especialista, ou referência.

Da mesma forma, sua marca pode ser patrocinadora do evento. A relação entre a marca e o influenciador pode criar novas festividades, eventos e promoções.

2. Promoções especiais são peças-chave no marketing para datas comemorativas

Indiscutivelmente uma das formas mais antigas de marketing para datas comemorativas são as promoções e ofertas especiais. Essa prática potencializa as chances de um consumidor em dúvida acabar decidindo comprar o produto ou serviço. E, a depender de como a promoção for estipulada, pode aumentar os gastos.

Geralmente nas datas comemorativas de dezembro, os centros comerciais, como shoppings, realizam sorteios em que determinado valor gasto vale um cupom. Dessa forma, há centralização de compras, em que as pessoas optam por comprar nas lojas do mesmo complexo para participar do sorteio. Para impulsionar a interação nas redes, crie concursos em que os seguidores precisam publicar histórias reais que envolvem a marca ou produto. Assim, além do engajamento, será gerado conteúdo pelos usuários, aumentando a confiabilidade da marca.

Também é possível organizar concursos para saber a opinião dos consumidores sobre determinado tema. A Nissin criou uma campanha especial só com a mistura de sabores que foram elencados pelos consumidores da marca. Se o intuito for um clima mais descontraído, faça o consumidor “merecer” o desconto. Como publicações em redes sociais, estourar balões ou rolar uma roleta para descobrir o desconto, brinde ou prêmio.

Uma ideia bacana para as datas comemorativas de outubro é vincular o prêmio à uma foto de infância que o cliente deve publicar em suas redes sociais marcando a página da marca.

3. Campanhas inclusivas são essenciais

Atualmente, todas as campanhas precisam incluir a diversidade de público que envolve a persona específica do negócio. Nesse sentido, mesmo as pessoas que são o foco para determinado produto ou serviço possuem suas particularidades.

Considere as datas comemorativas maio, pensou no Dia das Mães? Nesse caso, é sempre importante lembrar que dentro do seu público pode haver mulheres que perderam filhos, que não podem engravidar, que estão na fila de adoção, que perderam as mães, entre outros. Ou então, em filhos que perderam suas mães, que possuem madrastas, avós, ou pais que supriram esse papel materno.

Em datas comemorativas junho, ao invés de lançar uma campanha de Dia dos Namorados, pode-se usar uma prerrogativa de amor próprio, do amor saudável. Além de incorporar um maior número de pessoas, o conteúdo precisa ser relevante e com toques particulares, que se conectam com a marca. Inclua depoimentos de pessoas
especialistas no assunto ou que possuem vivência relacionada a mensagem que sua marca quer passar.

Créditos: Freepik

4. Tenha um apelo social

Cada vez mais os consumidores estão se preocupando com os produtos que consomem. Não é raro encontrar boicotes a marcas que não possuem uma postura adequada, como uso de materiais não renováveis ou mão de obra escrava, por exemplo. A maioria dos consumidores brasileiros opta por comprar de marcas sustentáveis. Por isso, é essencial que nas campanhas de marketing para datas comemorativas haja um apelo social.

É claro, essa postura precisa ser realidade e contínua para a companhia. Mas, em datas especiais é possível criar campanhas de arrecadação e doação, o que reforça a imagem positiva da marca.

Além de pedir auxílio diretamente do consumidor, como desconto por doação de roupa, por exemplo, crie uma campanha que destinará parte dos lucros para organizações sem fins lucrativos. Crie ações de interação que reforcem essa preocupação, como cartões virtuais, ao invés de físicos, ou distribua sementes para plantar árvores. Cada ação precisa ser condizente e relacionada à data comemorativa.

5. Invista na interatividade

O conteúdo interativo é, como questionários, jogos, trends, entre outros, é uma excelente forma de criar conexão com os consumidores. Atualmente, uma grande parcela das compras é influenciada pelas redes sociais. Por isso, ações de marketing para datas comemorativas que envolvam recomendações de compra, interatividade com reflexões, lives e rodas de conversa aproximam o consumidor.

Da mesma forma que a marca quer expor sua postura, o consumidor também quer ser ouvido. Use contagem regressiva com conteúdos relacionados para aumentar a expectativa para a data comemorativa em questão.

Crie uma espécie de checklist para fazer até a data. Datas comemorativas janeiro já iniciam após o Natal, com uma lista de coisas para fazer antes do ano novo, por exemplo.

Uma prática bastante usual para as datas comemorativas de 2023 é criar um guia de presentes. Assim, o consumidor irá visitar com frequência o seu conteúdo para pesquisa. E, os algoritmos dos sites de busca irão entender que o conteúdo é relevante e indicarão para mais pessoas.

Créditos: Freepik

Então, qual dessas dicas você já usa ou irá implementar nas ações de marketing para datas comemorativas? Aproveite os próximos meses e coloque essas dicas em prática!

Como utilizamos as estratégias de marketing de conteúdo para as marcas venderem mais um conteúdo bem otimizado ajuda muito as marcas a serem encontradas e reconhecidas. Com os nossos clientes, temos experiência de resultados positivos, após a implementação de estratégias de marketing de conteúdo, inclusive focado em datas comemorativas.

O primeiro passo é o planejamento antecipado. Afinal, por se tratar de determinada data, é preciso ter o material pronto em tempo útil. Mas, não basta criar um material bonito e chamativo, se ele não oferecer o que o seu público busca. É preciso conquistar a atenção de um público que está envolvido em diversas publicações no feed.

Portanto, além da criatividade, é preciso uma análise do que os seus consumidores buscam, alinhada às tendências de mercado. E, sempre, aplique as estratégias de SEO, que incluem o uso de palavras-chave fortes e relevantes, interaja, faça chamadas otimizadas, entre outras.

Vá além das publicações nas redes sociais. Afinal, em um blog é possível inserir informações mais completas, trabalhar com outras palavras-chave relevantes (secundárias e long tails), otimização da imagem e outras ações que ajudam a sua marca ser encontrada.

Para alguns de nossos clientes, trabalhamos o conteúdo no blog e também nas redes sociais. Veja um exemplo de como postar um conteúdo voltado para datas comemorativas nas redes sociais, com um CTA para sua página:

A imagem mostra uma das publicações que criamos para o SeguroViagem.org, portal que trabalhamos de 2012 até início de 2023. Além de criar postagens desejando um “feliz dia”, conforme a data comemorada, também postamos conteúdos nas redes sociais para atrair usuários para a página do cliente, sem fugir do tema.

Lembre-se de que o conteúdo deve ser atrativo, curioso, para despertar o interesse do usuário em clicar.
Entre as estratégias de marketing de conteúdo que usamos, produzimos conteúdos com técnicas de SEO e diversificados (blogs, redes sociais, vídeos, e-books e infográficos).

Aproveite mais do marketing para datas comemorativas

Não deixe de unir a temática com o seu nicho e produzir um conteúdo leve. Faça um CTA forte e atrativo, mas não apelativo.

Aproveite cada data comemorativa para conquistar mais usuários para a sua página, mesmo que você não venda produtos do nicho, por exemplo, no Dia das Crianças. Afinal, usando a criatividade e as estratégias de conteúdo certas, é possível aproveitar todas as comemorações do ano.

Então, preparado para vender mais? Aplique as dicas de marketing para datas comemorativas acima!

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