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Coluna Guilherme da Luz | Como desenvolvemos uma estratégia de conteúdo de sucesso
17 de Março de 2023

Coluna Guilherme da Luz | Como desenvolvemos uma estratégia de conteúdo de sucesso

Com as técnicas de SEO e um bom planejamento, pode-se garantir resultados positivos?

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Por Guilherme da Luz 17 de Março de 2023 | Atualizado 17 de Março de 2023

Para conseguir uma boa posição no Google, é preciso ter uma estratégia de conteúdo de sucesso.

No marketing de conteúdo, todos os objetivos devem ser voltados para produzir um conteúdo relevante e atrair seu público-alvo. Por isso, com as técnicas de SEO e um bom planejamento, pode-se garantir resultados positivos.

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Em termos gerais, uma estratégia de conteúdo consiste em realizar ações para atingir seus objetivos de negócio. Ou seja, por meio dessa prática é possível atrair clientes e transformá-los em compradores e consumidores dos seus produtos.

A seguir, reunimos formas de elaborar uma estratégia de sucesso para sua empresa. Veja!

Como produzir material para a internet que converte em leads

Esse guia é o que nós fazemos e como desenvolvemos nossa forma de produzir material para a internet que, de fato, converte.

1. Definindo o seu objetivo

Antes de tudo, para desenvolver uma estratégia de conteúdo de sucesso é preciso definir bem seus objetivos.

Se você não sabe o que pretende atingir com os resultados de sua empresa, todo o processo pode ser prejudicado. Afinal, sem um objetivo definido qualquer possibilidade de estratégia de conteúdo pode ser considerada como ideal.

Com um objetivo bem definido, você pode começar a elaborar uma estratégia que possa trazer resultados efetivos.

Pode-se tentar definir um objetivo seguindo perguntas como:

  • Por que você quer produzir conteúdo?
  • Qual é o seu propósito ao desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo?
  • Quais resultados esse conteúdo pretende atingir?

 

Foto:Freepik

 

2. Um estudo de persona

Outra estratégia de conteúdo de sucesso está no estudo da sua persona. Isto é, a representação de um cliente ideal ou de um comprador em potencial.

Em outras palavras, podemos dizer que a persona é o seu público-alvo com uma descrição detalhada desse perfil. Dessa forma, a criação do cliente ideal é indispensável para desenvolver conteúdos e mensagens cada vez mais personalizadas.

Ao estabelecer um perfil da persona de seu público-alvo, pode-se começar a produzir conteúdos mais direcionados e garantir resultados positivos. Além disso, essa prática também ajuda a ter novas ideias de conteúdo de alto valor em sua página.

Umas das melhores formas de encontrar um perfil de cliente ideal é através do estudo acerca de seus clientes. Pode-se começar buscando o que há de mais comum entre todos eles, como:

  • O que mais consome?
  • Onde está localizado?
  • Qual assunto lhe parece mais interessante?

Além disso, é possível gerar leads qualificados com uma boa persona bem delimitada. Isto porque, com um público-alvo estabelecido, torna-se mais simples transformar potenciais clientes em compradores assíduos dos seus produtos e serviços.

Por isso, para um conteúdo de marketing digital é preciso também designar em dados as características do seu público-alvo.

3. Auditoria de conteúdo

A auditoria de conteúdo nada mais é do que uma análise completa e sistemática das páginas e publicações do site.

Esse processo consiste numa “varredura” pelo site para identificar o que precisa ser otimizado, retirado ou atualizado na página. Dessa forma, a auditoria de conteúdo precisa da análise de dados objetiva e organizada para que não ocorram erros.

Pode-se criar um catálogo com todo conteúdo lançado, dividido por URLs, tamanho, assunto e palavras-chave. Ou também utilizar ferramentas específicas de auditoria, focadas nas estratégias de SEO.

Se você deseja montar uma estratégia de conteúdo de sucesso, faz-se necessário revisar regularmente o desempenho do site. Por isso, a auditoria de conteúdo é um dos recursos mais importantes para novas ou experientes marcas no mercado.

4. Brainstorm de ideias de conteúdo

Na hora de realizar um brainstorm de ideias, é interessante identificar o tipo de conteúdo que você deseja produzir. Por exemplo, se são conteúdos voltados para aumentar o tráfego orgânico, para trazer visibilidade da marca ou para gerar conversão.

Essa definição é importante para auxiliar no uso correto do conteúdo estratégico de sua empresa. Ou ainda, para que seu cliente seja direcionado exatamente ao que procurava nos mecanismos de busca.

Por isso, esse é um dos momentos definidores de uma estratégia de conteúdo de sucesso.

Foto:Freepik

 

5. Divulgando o seu conteúdo

Para garantir uma estratégia de conteúdo de sucesso, uma das últimas etapas é assegurar a divulgação do conteúdo produzido.

Quando se trata de promover um conteúdo, é preciso saber quais são os canais de distribuição corretos. Isto é, pode ser que a plataforma de divulgação escolhida não esteja conseguindo obter os resultados que você queria.

Uma boa forma de evitar que isso aconteça é verificar se o canal de divulgação está alinhado com seus objetivos. Ou até mesmo com o perfil da persona, já que esse elemento também precisa ser levado em consideração.

Por último, indica-se criar um calendário para publicação. Essa prática garante que você consiga produzir seus conteúdos no tempo correto antes de promovê-los.

Exemplos de conteúdos de sucesso desenvolvidos pela nossa equipe

Temos uma equipe bem alinhada às estratégias de marketing de conteúdo. Entre os profissionais, contamos com analistas de SEO, revisor/editor de conteúdos e redatores SEO.

Trabalhamos com vários portais nacionais e internacionais, como: Microsoft, Babbel, ExpressVPN, SeguroAuto.org, Kaspersky, Smartia Seguros, PlanoDeSaude.net e outros.

Confira alguns exemplos de estratégias eficientes, elaboradas pela nossa equipe:

Estratégias de link building:

Entre os trabalhos desenvolvidos para conteúdo, estão as estratégias de link building. Veja alguns exemplos de sucesso, com postagens em sites renomados e que contribuíram com o tráfego da página de nossos clientes:

Exemplo 1:

Conseguimos parceria com o portal MSN, em que o conteúdo do nosso cliente, PlanoDeSaude.net, ficou em destaque na página. Confira abaixo:

Imagem: MSN

 

Exemplo 2:

Os guest post são excelentes estratégias de marketing de conteúdo, mas você precisa ter parcerias com sites fortes. Abaixo, um exemplo de parceiro renomado que a nossa equipe conseguiu para o nosso cliente Smartia Seguros para link building:

Imagem:Catho

 

Perceba que os nossos redatores conseguiram incluir o backlink de forma natural para a página do nosso cliente. Além disso, o texto âncora escolhido é uma palavra-chave forte e, no contexto inserido, desperta a curiosidade do leitor, o que rendeu vários cliques e direcionamento para a página apontada.

Título e meta descrição

Outro trabalho que desempenhamos e que traz retorno para os nossos clientes é a otimização de título e meta descrição. Confira um exemplo:

Exemplo de otimização título e descrição de meta:

Como estratégia de conteúdo, também realizamos a otimização de meta título e meta descrição.

Um exemplo foi o trabalho realizado para a Microsoft, em que a nossa equipe conseguiu trazer a página para segunda posição no Google, ao pesquisar pelo termo “plataforma colaborativa para trabalho em equipe”.

 

Ao destacar a página no Google, não basta apenas conseguir boa posição, mas chamar a atenção do seu público. Ao investir na otimização de título e meta descrição, você consegue esse resultado.

Conteúdo bem ranqueado

Também temos um longo histórico de conteúdos desenvolvidos pela nossa equipe que estão bem ranqueados no Google.

Veja um exemplo de um de nossos clientes, o SeguroAuto.org, que compete com grandes seguradoras, mas se mantém na liderança para várias palavras-chave:

 

Acima, o conteúdo está na primeira posição do Google, de forma orgânica, logo após os anúncios pagos. A página está bem posicionada para a pesquisa de uma palavra-chave forte, “seguradoras mais baratas”.

Estes são apenas alguns exemplos de estratégias de marketing de conteúdo desenvolvidas pela nossa equipe e que são um sucesso.

Uma estratégia de alcance

Como você percebeu, para elaborar uma estratégia de conteúdo de sucesso, não basta simplesmente produzir um texto e divulgá-lo. Até a etapa final da promoção, é essencial estabelecer metas e estudos voltados para correta captação de clientes.

É somente dessa forma, com o apoio de dados reais, que é possível transformar visitantes em compradores e clientes fiéis a sua marca.

Toda estratégia de conteúdo envolve tempo e dedicação. Por isso, ter paciência nesse processo é muito importante.

Mas tenha em mente que vale a pena: centenas de empresas encontraram grandes oportunidades ao investirem, da forma correta e estratégica, na produção de conteúdo!

Foto do topo:Freepik

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