Quando um leitor chega a página de um site, espera-se que ele realize uma determinada ação e, dessa forma, se consiga o direcionar para uma ação. Entretanto, nem sempre isso ocorre e a conversão fica abaixo das metas estipuladas.
A verdade é que não existe uma regra para conseguir converter, e o que funciona em um site pode não funcionar em outro. É preciso que sejam criadas estratégias de acordo com cada público para que ocorra essa conversão. Por isso, veja algumas dicas de como fazer isso conforme o seu segmento e persona.
1.Use a palavra-chave para resolver um problema
A palavra-chave não deve ser utilizada apenas para que a página apareça nos resultados da pesquisa. Ela deve ser trabalhada a fim de responder uma possível dúvida de leitor. A inclusão dela na pergunta ou em uma resposta faz com que se desperte um interesse pelo conteúdo ou para a ação planejada e, principalmente, nos mecanismos de buscas. Se o seu produto for um seguro de automóveis, por exemplo, lembre-se de utilizar precisamente esta palavra-chave e também suas variáveis, como seguro de carro, seguro para veículos, etc.
2.Coloque uma chamada para a ação
Se o leitor não for estimulado a realizar uma ação, dificilmente ele o fará. O call to action deve ser trabalhado de forma que não seja intrusivo, mas que fique claro para quem está lendo o que deve ser feito. Faça isso em forma de pergunta ou mostre alguns benefícios de realizar aquela determinada ação. Você pode testar muitas variáveis como, por exemplo, economize agora, tenha um desconto de 30%, cote em 30 segundos, receba um contato imediatamente, entre outras. Mostre na chamada benefícios para que o consumidor tenha interesse pelo seu anúncio.
3.Trabalhe com diferentes gatilhos de ação
Se possível, estimule a todo o tempo a pessoa realizar a ação esperada e não foque apenas em uma tentativa. Ao longo do conteúdo é preciso estimular sempre, por exemplo, o preenchimento de um formulário, um download, entre outros. Você pode testar diferentes formatos de banners, cores, textos, posicionamento da peça, etc.
4.Personalize
Muitas vezes, as pessoas não realizam a ação por acreditar que não se trata de uma empresa séria. É preciso que a página/site transmita essa confiança, contando com um logo e imagens.
Mostrar imagens sobre a empresa, funcionários e gestores transmite essa credibilidade, fazendo com que o leitor se sinta mais seguro em realizar determinada ação. Isso aumenta a conversão da página. Se você conseguir autorização de marcas de parceiros para mostrar na sua página, melhor ainda! Além de mostrar credibilidade ao leitor, a sua chance de converter será ainda maior.
5.Não utilize formulários longos
Se quer conseguir dados para gerar leads, saiba que a quantidade de campos em um formulário pode espantar um interessado. Ninguém quer perder tempo preenchendo longos formulários se em outro site consegue as mesmas informações perdendo menos tempo.
O ideal é que os formulários tenham entre 5 e 10 campos, não mais do que isso. Se preciso, em uma etapa futura do funil de vendas, pode-se trabalhar com um formulário mais detalhado, mas nunca no primeiro momento.
Já testei tantos tipos de formulários e recomendo que você experimente sempre várias formas para posicionar as perguntas no formulário e tentar encontrar o formato perfeito que gere a você o maior índice de conversão.
Evite solicitar nome e telefone no início do formulário, pois vai cansar o leitor imediatamente e a chance de perdê-lo será ainda maior. Se deixar estas perguntas vitais para o final, a chance de completar o formulário será ainda maior. – “Ah, cheguei até aqui, vou colocar então os meus dados pessoais…”
6.Utilize as redes sociais
As redes sociais são uma ótima maneira de conseguir engajar o público, garantindo uma interação mais constante. Elas ajudam a obter opiniões e sugestões, ao mesmo tempo em que promovem o compartilhamento das informações. Isso pode ser utilizado para conseguir informações sobre a persona e também para aumentar a visibilidade do conteúdo.
Ainda podem ser usadas para a inscrição no site, pois assim não será necessário que o usuário digite todos os seus dados, apenas o e-mail e senha da rede social.
7.Auxilie o usuário
Nem sempre as informações solicitadas são claras. As que podem gerar algum tipo de dúvida devem contar com um auxílio. Insira pontos de interrogação ao lado do campo, explicando o que deve ser feito. Isso deixará de ser um empecilho ou motivo para que a pessoa desista de preencher um campo.
8.Tenha a versão mobile
Nem todo mundo utiliza um computador para acessar a internet, pelo contrário, cada vez mais cresce o acesso pelos celulares. Seu site deve contar com uma versão mobile para atender esse público, garantindo uma boa visão do site. Ao fazer isso, aumenta-se a conversão por atender as mais variadas necessidades.
9.Teste o formulário em diferente browsers e versões
Lembre-se de que existem diversos tipos de browsers disponíveis na internet e com diferentes versões. Não é só testar com o seu browser e pronto. Pesquise no Google Analytics quais são os principais browsers e versões que visitam a sua página e identifique o percentual de conversão para cada uma delas.
Se houver uma diferença muito grande entre um e outro, pode ser que o seu formulário não funcione corretamente com algumas versões. Desta forma, você pode identificar o problema e corrigir para que vários tipos de browser e versões visualizem o seu formulário sem erros e assim aumentar a sua conversão.
E você, tem mais dicas que funcionam para aumentar a conversão da sua página? Compartilhe nos comentários!