Coluna Ana Lavratti: CasaCor | Mostra Artefacto | Ascensão do Coliving

02 de Julho de 2019

Na Coluna desta terça tem as novas no meio da decoração e dos empreendimentos imobiliários

Artefacto: Paulo Bacchi recebe Mariana Pesca, uma das 10 profissionais convidadas para a Mostra

 

DESIGN E DECORAÇÃO:

 

A arquiteta Mariana Pesca foi de Floripa a Balneário Camboriú no dia 27 de junho por um motivo mundo especial. Integrar a Mostra Artefacto 2019, que fica aberta até abril do ano que vem na loja que é referência em sofisticação. Junto com mais nove profissionais designados pelo proprietário Paulo Bacchi – que veio de Miami especialmente para a ocasião -, Mariana traduziu na decoração sua percepção dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. A aposta, desta vez, foi no contraste entre o luxo do mobiliário e a ousadia dos revestimentos, no piso, paredes e teto do espaço Dueto, com living, sala de jantar e bar de apoio.

 

Erguida há 20 anos em uma fazenda distante do mar, a Cidade Criativa Pedra Branca fatia agora o último lote do exuberante terreno com 250 hectares. Ao atingir a cifra de 13 mil moradores, 10 mil trabalhadores no entorno e 8 mil estudantes, do Ensino Infantil ao universitário, a Pedra Branca expande seus domínios com um condomínio de casas capaz de conciliar privacidade e segurança, ampla área de lazer e, na mesma medida, ampla gama de serviços. A ambição, segundo o presidente do grupo, Marcelo Gomes, é consolidar a região como um dos endereços mais inovadores do mundo, onde a densidade populacional é tão planejada que incide em qualidade de vida. A proposta visionária inclui em longo prazo a construção de um hotel e um hospital, e enquanto os projetos não saem do papel, todas as atenções estão reservadas ao Reservada Pedra, com 220 lotes abraçados por praia artificial com areia, cinco lagos, quadras, clube de lazer e acesso a pé ao burburinho do Calçadão da Pedra Branca.

 

A sustentabilidade também dá o tom da CasaCor Santa Catarina, a ser aberta neste fim de semana em Balneário Camboriú. Com o tema Planeta Casa, a mostra aderiu ao Movimento ODS / Santa Catarina, que trabalha para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acordados entre mais de 190 países. Nesta edição, com 24 ambientes na Casa do Lago, no bairro Ariribá, participam profissionais de 11 cidades.

 

O conceito de vida compartilhada aterrissou com força em Floripa. No bairro João Paulo, o Coolmeia.Vip combina em um único endereço a prática do coliving - com direito a concierge facilitando a estada na cidade -, ao uso coletivo de ambientes, como o espaço gourmet, sala de coworking e para encontros corporativos. Público-alvo são os colaboradores de empresas de TI, que muitas vezes dividem a agenda entre diferentes cidades, e encontram na charmosa residência tanto conforto quanto oportunidades para networking.

 

No Centro, o novo ambiente de coliving concilia ainda restaurante mexicano, já que o Moochacho é anexo ao Innbox Hostel Downtown. Inaugurado no dia 19 de junho, o espaço espera atrair tanto jovens profissionais e empreendedores quanto turistas que procurem em Florianópolis uma tarifa alternativa àquela praticada nos hotéis.

 

No aeroporto também já começou a contagem regressiva de três meses para a inauguração do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis, o Floripa Airport, e da área de comércio e lazer em anexo: o Boulevard 14/32. Com 11 mil m2, a nova praça de entretenimento vai conciliar espaços de convivência, gastronomia, lojas, serviços e calendário de eventos, tudo prometido para o dia 1º de outubro.

 

 

MIX:

 

Florianópolis vai receber nos dias 11 e 12 de julho o maior congresso de recursos humanos do Sul do Brasil, o Concarh, que chega para debater a confluência de negócios e pessoas nas empresas nestes tempos em que a tecnologia potencializa a capacidade de pensar, de racionalizar, e de tomar decisões.

 

Também no dia 11 de julho, Florianópolis recebe profissionais de diferentes cidades no Seminário Nacional de Compras Públicas, que reúne especialistas em licitações e contratos administrativos, incluindo temas controversos e segurança jurídica. Expectativa é reunir advogados, auditores, fiscais e gestores de contratos, profissionais de controle externo e interno e demais envolvidos com compras públicas.

 

Quem está pondo em prática as atualizações trazidas do Congresso Americano de Ortodontia é um dos grandes nomes do segmento em Florianópolis, Dr. Guilherme Thiesen. Os avanços mais consistentes envolvem a tecnologia digital, com a disseminação dos aparelhos invisíveis Invisalign, o escaneamento bucal que substitui a etapa da moldagem, trazendo muito mais conforto ao paciente e segurança ao profissional responsável, e a possibilidade de monitorar os efeitos do aparelho a distância, espaçando as consultas sem comprometer a precisão do tratamento. Outra inovação acompanhada de perto pelo ortodontista com Pós-doutorado nos Estados Unidos, é a aceleração do metabolismo ósseo por meio de dispositivos capazes de reduzir de forma considerável o “convívio” com o aparelho.

 

 

Clique nas fotos de Fernando Willadino para Mostra Artefacto e demais imagens para acionar o slideshow. 

 

Siga #AnaLavratti também no instagram @AnaLavratti

Mostra Artefacto em Balneário Camboriú
Profissionais participantes da Mostra Artefacto

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti