Será que Cannes Lions é ainda relevante para a nossa indústria?
23 de Junho de 2023

Será que Cannes Lions é ainda relevante para a nossa indústria?

Executivos de marketing explicam por que o festival ainda é importante, criando um loop positivo na indústria e network.

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Nem todos que estão em Cannes para participar do Lions, em pleno verão, na Riviera Francesa, vão voltar com prêmios. E os valores envolvidos, mesmo para os orçamentos de empresas, não são baixos. Então por que o festival continua sendo tão relevante para as milhares de pessoas que se deslocam até o sul da França?

Duas pesquisas com executivos da indústria realizadas pela Marketing Brew e Business Insider dão excelentes insights não só sobre a relevância, mas também como o Cannes Lions é uma janela para o futuro.

Joy Robins, chief advertising officer global do jornal the New York Times, afirmou que o festival é importante para saber o que os profissionais de marketing e a indústria estão falando sobre, criando um loop de feedback positivo. O uso da palavra networking pelos profissionais também é frequente.

Winston Binch, chief brand and experience officer da empresa de educação GALE apontou que com o boom de recursos direcionados aos setores de marketing após a pandemia, além da popularização da inteligência artificial, Cannes é o lugar ideal para discutir e saber os próximos passos da indústria e o uso da tecnologia.

A questão da atenção dada aos profissionais de marketing é apontada por outros CMOs, que inclusive explicam que esse tipo de executivo tornou-se o principal responsável por impulsionar o crescimento da empresa. Essa é a visão de Remi Kent, CMO da companhia de seguros Progressive.

Isso vai de encontro com pesquisas que indicam que os orçamentos de marketing estão crescendo. Segundo pesquisa da Deloitte, a American Marketing Association e a Universidade de Duke, realizada com CMOs ano a ano, os orçamentos aumentaram em média 10,4% em 2022, o dobro do crescimento reportado no mesmo período anterior.

Ao mesmo tempo, já há relatos de um pé no freio desse crescimento por causa de preocupações com a economia, algo também apontado nessa pesquisa.

Com uma importância cada vez maior dentro das organizações, mas também maior pressão por resultados visíveis, os CMOs e profissionais da área podem se aventurar mais e explorar ferramentas como TikTok e IA e precisam estar atualizados com o que acontece na indústria.

Por isso um evento como Cannes torna-se tão importante, ainda mais com sua abertura para todas as áreas da criatividade e vozes mais diversas.