O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions acabou de anunciar que o prêmio Lion of St Mark (Leão de São Marcos, na tradução literal) será dado para David Lubars, ex-diretor de criação da BBDO Worldwide, na edição de 2025.
“Ao longo de sua carreira, David tem sido uma verdadeira força para a criatividade. Nós o recebemos em nossos júris sete vezes – cinco delas como presidente do júri – e seu trabalho inovador para a BMW serviu como um catalisador para a criação do Titanium Lions. ‘The Hire’ ganhou nosso Titanium Lion inaugural, um trabalho tão icônico que faz parte da coleção permanente do MoMA na cidade de Nova York. Como um líder criativo, ele moldou o cenário da indústria, e sua criatividade visionária resultou em alguns dos trabalhos mais impactantes e atraentes do mundo. Estamos muito felizes em reconhecer o amplo corpo de trabalho de David e sua contribuição significativa para a indústria no Cannes Lions deste ano”, disse Simon Cook, CEO da LIONS, no comunicado à imprensa.
Lubars já ganhou mais de 600 Leões, durante os seus 40 anos de trabalho, “incluindo ser nomeada Rede do Ano no Cannes Lions, um recorde de sete vezes, levando-a a ganhar o prêmio de Rede da Década em 2020”.
David Lubars, que receberá homenagem no Cannes Lions 2025, tem muitos anos de experiência na publicidade
“Grandes marcas são brilhantes, de alta qualidade e cumprem o que prometem. Eles possuem um certo tipo de magia que, no entanto, nem sempre é expressada. O meu objetivo sempre foi trazer essa magia à tona, explorá-la e transformá-la em algo tangível que o cliente pudesse aproveitar e levar consigo para o mundo todo. Isso é alcançado injetando um ar criativo vibrante na cultura e deixando de lado a contaminação midiática mais medíocre. O segredo é surpreender, deslumbrar e fazer as pessoas se apaixonarem. É tão simples e tão desafiador. Foi isso que os clientes e parceiros de agência com quem trabalhei por 43 anos sempre quiseram. “E é por isso que Cannes é Cannes”, comentou David Lubars, segundo o comunicado.
O vencedor do Lion of St Mark (Leão de São Marcos, na tradução literal) começou a sua carreira em 1982, como redator na agência Leonard Monahan Saabye. Depois, ele assinou com a Chiat\Day LA como redator da Apple. “Lubars então retornou à Leonard Monahan, desta vez como sócio, para fundar a Leonard Monahan Lubars. Lubars foi então recrutado pela BBDO West como CEO e Diretor de Criação. Em 1998, Lubars se juntou à agência Fallon em Minneapolis, onde criou algumas de suas obras mais celebradas, incluindo a peça icônica “The Hire” para a BMW. Seis anos depois, em 2004, Lubars retornou à agência BBDO, com a qual permaneceu vinculado por vinte anos até sua aposentadoria no ano passado”, explicou o comunicado.
O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions acontece entre os dias 16 e 20 de junho.
Foto: Pexels