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Cannes Lions: Membro do júri fala sobre como o OOH conquistou o evento
16 de Julho de 2024

Cannes Lions: Membro do júri fala sobre como o OOH conquistou o evento

Julie Thompson, uma das juradas do Cannes Lions, aproveitou para falar um pouco mais sobre como o OOH trouxe criatividade e avanços tecnológicos para o festival.

De acordo com o The Drum, o Cannes Lions de 2024, além de ser o recorde de público, teve o maior número de ativações e eventos acontecendo em paralelo ao grande festival. Porém, algo mais transformador ainda aconteceu: o OOH (out of home) apareceu de uma forma recheada de criatividade e entregas complexas.

“Tenho frequentado o festival por mais de duas décadas, mas este ano tive a distinta honra de servir como jurado de pré-seleção para a categoria outdoor. Na minha capacidade como CMO da OAAA – o grupo comercial que promove a indústria de publicidade OOH – foi eletrizante ver a inovação e a criatividade que estão impulsionando nossa indústria em primeira mão”, disse Julie Thompson.

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Ela ainda pontuou que, no total, foram mais de 2 mil inscrições nesta categoria vindas de 60 países. Julie conta que julgou quase 400 peças e de mais de 25 países e, durante a avaliação, muitas coisas foram descobertas.

“O OOH foi o centro das atenções em Cannes, seja na sinalização do lado de fora e ao redor do Palais, subindo e descendo a Croisette, nos principais hotéis, nas ativações de praia, nos pop-ups, nos wraps, nos abrigos de ônibus, nas telas gigantes e outdoors. Você não poderia dar um passo em Cannes sem ver um ótimo OOH, e para o festival deste ano a mensagem criativa foi mais personalizada do que nunca”, falou Thompson.

 

As grandes entregas de OOH durante o Cannes Lions

Realmente, o Cannes Lions de 2024 veio para mudar a forma de ver o OOH. Julie ainda pontuou que, antes, costumava dizer que “a criatividade OOH era realmente simples”. Depois do que viu no evento, ela mudou a sua ideia.

“Agora, as narrativas lindamente complexas, o desenvolvimento de mensagens e as oportunidades quase episódicas de histórias de marca oferecidas pelo vídeo digital e pelas telas em todos os lugares são mais do que emocionantes. O melhor trabalho OOH sempre terá que ter uma ideia única e ser claro, mas os formatos explodiram com novas opções criativas que mudam o jogo”, explicou.

Um ponto importante que fez com que a júri mudasse a sua percepção sobre o assunto foi a evolução do OOH apresentada no Cannes Lions.

“O OOH se adaptou e evoluiu ao longo dos séculos, inovando e incorporando as tecnologias mais recentes para permanecer relevante”, disse.

Ela ainda continuou explicando que “a tecnologia se encontrou com o propósito com um dos principais vencedores do Grand Prix de atividades ao ar livre: a campanha Adoptable da Pedigree pela Colenso BBDO, Auckland. Esta campanha baseada em IA usou aprendizado de máquina para transformar listagens básicas de adoção de cães em anúncios OOH digitais, dinâmicos e direcionados, integrados à campanha da marca OOH da Pedigree. Cada anúncio direcionava os espectadores para uma landing page personalizada para considerar a adoção, até mesmo combinando cães com certos bairros, parques e tamanhos de casas. Não era o uso da IA ​​por si só – a campanha teria sido impossível sem a IA”.

Foto: Pexels

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