Publicidade
Cannes Lions evidencia que o Rádio está pronto para todos os áudios
23 de Junho de 2024

Cannes Lions evidencia que o Rádio está pronto para todos os áudios

Com a internet, a produção radiofônica transformou o meio tradicional em rádio expandido

A 71ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, ícone da publicidade mundial onde publicitários do mundo inteiro increveram mais de 25.000 trabalhos em busca do reconhecimento pelos prêmios e, naturalmentem, notoriedade para sues portfolios, proporcionou durante cinco dias uma diversidade gigante de conteúdos em diversos locais da cidade de Cannes e nos pavilhões do Le Palais des Festivals et des Congrès de Cannes

Publicidade

O Brasil manteve no Festival sua posição número 3 no ranking dos maiores ganhadores de prêmios, com  92 Leões conquistados, tendo à sua frente os Estados Unidos e o Reino Unido.  A participação brasileira no evento cresceu em relação a 2023. Segundo levantamento divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo, representante do Festivla no Braisl, o número de peças publicitárias inscritas passou de 2.037 no ano passado para 2.066 neste ano. Como de hábito, o Portal AcontecendoAqui fez cobertura especial do evento. A seguir, alguns insights.

Audio/Radio

O Brasil emplacou quatro cases na final da categoria com as agências Africa e Almap BBDO. Audio/Radio tem 19 subcategorias, dentre elas o “Uso de áudio e rádio como meio” e “Branded Content/Podcast”.

O Brasil faturou Ouro: “UNINTERRUPTAD” – AFRICA DDB, para Budweiser | Prata: “UNINTERRUPTAD” – DDB, para Budweiser | Bronze: “ROCK DNA” – AlmapBBDO, para Billboard (Rock DNA App). Ouça a seguir:

 

A equipe do AcontecendoAqui conversou com dois profissionais de uma das maiores produtoras de áudio do Brasil: Can.ja, produtora sediada em Curitiba que já ganhou dezenas de Leões, inclusive um Grand Prix, no Cannes Lions e em festivais como o D&AD e Clio. Felipe Rezende, Sócio Fundador e Diretor Musical, e Eduardo Karas, Sócio e Diretor Musical. Nesta edição de 2024,  a Can.ja aparece na ficha técnica da Campanha “47” da CAFÉ JOYEUX – criada pela KLICK HEALTH, Toronto. Assista aqui.

Durante a conversa (aqui), eles destacaram o uso da inteligência artificial, que já está presente em 12% das peças inscritas, com tendência de aumento devido ao uso de ferramentas de vídeo e áudio — refletindo uma mudança no mercado. Ideias simples trazem emoção e humor através do áudio, representando uma síntese de criatividade com grande alcance. Eduardo menciona que já existem campanhas de áudio utilizando inteligência artificial. Embora ainda não tenham se destacado nesta categoria em Cannes, a tendência é que isso aumente.


Qual é o valor absoluto do rádio?

O rádio possui um valor inestimável, sendo um dos meios de comunicação mais antigos e tradicionais. Ele precede o próprio Festival Cannes Lions, e seu caráter clássico e duradouro destaca sua importância contínua na mídia. Mesmo com a evolução tecnológica e a emergência de novas plataformas, o rádio mantém sua relevância. Segundo Eduardo, a simplicidade do áudio permite transmitir emoções e histórias de maneira única e eficaz. A mensagem é clara: inscrevam peças, especialmente agências do Sul, para se encantarem com esta fantástica categoria de comunicação.

MAIS – AQUI

Oportunidades para o Meio Rádio

O Rádio

A invenção do rádio é atribuída a Guglielmo Marconi, que desenvolveu e patenteou o sistema de telegrafia sem fio, que foi um precursor importante das comunicações por rádio. Marconi realizou suas primeiras transmissões bem-sucedidas no final do século XIX, com a primeira transmissão transatlântica ocorrendo em 1901.

Atualmente, o número de emissoras de rádio no Brasil gira em torno de 5.000 emissoras registradas no MCOM e perto de 4.000 comunitárias. E no mundo, segundo a União Internacional de Telecomunicações (ITU) há mais de 1 milhão de emissoras de rádio em operação globalmente.

Ampliação de mercado
Com a internet, a produção radiofônica transformou o meio tradicional em rádio expandido. “o rádio, na verdade, vai muito além das ondas. Ele não está aprisionado no seu suporte porque é uma forma de comunicação de base sonora”.
Marcelo Kischinhevsky, diretor do Núcleo de Rádio e TV (NRTV) do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC/UFRJ)

Com o avanço da tecnologia, o rádio enfrenta vários desafios e oportunidades. Se você é radiodifusor, sabe que há vários cenários e estratégias para manter sua emissora de rádio interessante para seu público-alvo. Vamos destacar alguns a seguir.

A ascensão de plataformas de streaming, podcasts e serviços on-demand competem diretamente pela atenção dos ouvintes. Por isso, é essencial acompanhar as mudanças tecnológicas para oferecer uma experiência moderna e acessível aos ouvintes. Outra recomendação – e quem frequenta a NAB sabe muito bem disso – é estar atento à evolução das tecnologias e preparar a rádio para a transmissão digital (HD Radio), streaming ao vivo, e podcasts, assim como explorar novas formas de distribuição de conteúdo, como podcasts e vídeos ao vivo.

Como disse um entrevistado pelo AcontecendoAqui nesta semana em Cannes, tudo o que se ouve no rádio é áudio e todos os formatos de áudio podem ser transmitidos pelo rádio. No Festival, a Categoria Audio/Radio recebeu boa quantidade de peças publicitárias produzidas com ferramentas de IA. E o humor foi o grande destaque nas 19 subcategorias.

Convidamos você a assistir ao vídeo com a reflexão de Lucas Sfair, produtor musical em Curitiba que foi jurado dessa categoria em 2023.


Lucas Sfair – Rádio

 

Lucas Sfair – Inteligência Artifical

 

COBERTURA COMPLETA DO ACONTECENDOAQUI – AQUI.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter