Publicidade
Cannes Lions anuncia a jornalista Maria Ressa como vencedora do Cannes LionHeart 2024
10 de Maio de 2024

Cannes Lions anuncia a jornalista Maria Ressa como vencedora do Cannes LionHeart 2024

Ressa liderou a batalha pela verdade e pela democracia, sofrendo constante assédio político e prisões pelo governo de Duterte

Publicidade

O Estadão anuncia que o Cannes Lions anunciou a jornalista Maria Ressa como a ganhadora do Cannes LionHeart de 2024.

O destaque é concedido sempre a uma pessoa que fez uma diferença significativa e positiva no mundo. Ressa é cofundadora e CEO do Rappler, o principal site de notícias – exclusivamente digital – e que lidera a luta pela liberdade de imprensa nas Filipinas.

Publicidade

Como CEO do Rappler, Ressa liderou a batalha pela verdade e pela democracia, sofrendo constante assédio político e prisões pelo governo de Duterte, sendo forçada a pagar fiança 10 vezes para permanecer livre. Seu livro mais recente, How to Stand Up to a Dictator (Como enfrentar um ditador), foi lançado em novembro de 2022 e foi traduzido para 20 idiomas, e outros estão por vir.

“Estamos muito felizes em homenagear Maria Ressa com um prêmio tão importante. Esse reconhecimento reforça sua dedicação incansável à proteção da liberdade de expressão, por meio de sua notável liderança no Rappler para combater a disseminação de informações errôneas. O LionHeart é concedido àqueles que estão fazendo uma diferença genuína no mundo, e Maria tem sido fundamental na redefinição do jornalismo investigativo. Sua criatividade e seu trabalho são uma inspiração para todos nós, e estamos ansiosos para homenageá-la em junho”, afirma Simon Cook, CEO da LIONS.

Imaginação e criatividade

Ao ter ciência do prêmio, Maria Ressa afirmou: “Estamos sobre os escombros do mundo que existiu: onde a tecnologia, a violência e a guerra desafiam nossa humanidade. O Cannes LionHeart nos lembra que a imaginação e a criatividade, despertando a empatia, são cruciais para nos ajudar a superar esses tempos sombrios; que o poder e o dinheiro não são suficientes; e que a inspiração acende o bem em cada um de nós. Obrigado por reconhecer o trabalho do Rappler, onde continuamos a lutar contra as adversidades para ajudar a criar o mundo que queremos.”

Ressa subirá ao Palco Debussy durante o dia na sexta-feira, 21/6, para fazer seu discurso principal e dar uma entrevista exclusiva, antes de receber o Prêmio Cannes LionHeart durante o último Show de Prêmios do Festival naquela noite.

Mais informações sobre o Cannes Lions, incluindo palestrantes e como participar, podem ser encontradas aqui.

 

Publicidade
Publicidade