Este ano, o festival comemora 60 anos, e foi confirmada a presença de jurados brasileiros. Nesta quarta-feira, foram anunciados os 15 nomes já definidos para a próxima edição do evento, que será realizado entre os dias 16 e 22 de junho em Cannes, França. O Estadão é o representante oficial do Cannes Lions no País.
Este ano o Brasil terá o publicitário Marcello Serpa, diretor criativo da AlmapBBDO, como presidente da categoria Press Lions, que costuma concentrar boa parte das premiações brasileiras (no ano passado, 18 dos 79 Leões recebidos pelas agências brasileiras vieram da área de Press). “A qualidade da direção de arte brasileira em mídia impressa é mundialmente reconhecida”, diz Serpa.
Além dos 15 nomes já anunciados, já está definido que o Brasil também terá pelo menos um representante em 2013 em Media Lions. Entre as categorias, está certo também que o País não terá um representante no júri de Titanium & Integrated Lions, enquanto a situação em Creative Effectiveness ainda não foi decidida.
O corpo de jurados brasileiros é uma mistura de “veteranos” e “novatos” em Cannes. Publicitários como João Livi, Mário D’Andrea e José Henrique Borghi já participaram várias vezes da escolha dos premiados e voltam neste ano. Já Ricardo John, Arício Fortes e Francisco Saboya estão no time dos estreantes (veja lista completa abaixo).
O festival este ano terá 16 categorias, incluindo uma novidade: Innovation Lions, que premiará as ideias mais inovadoras para promover uma marca, entidade ou empresa. O estreante Saboya, da Porto Digital, foi selecionado justamente para esta missão. “É especialmente importante (para o Brasil), justamente porque é uma categoria que terá apenas dez jurados”, diz o diretor executivo de publicidade do Estadão, Rogério Gabriel Comprido.
O Estadão é representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no País há 12 anos. Desde então, já realizou cerca de 350 indicações e nomeou 128 jurados para o evento. A delegação brasileira é uma das maiores do festival, e somou 945 participantes no ano passado.
Neste ano, o evento que reunirá os brasileiros que participarão da escolha dos melhores da publicidade mundial será realizado no fim de março, com a presença do CEO do Cannes Lions, Philip Thomas.
Veja todos os jurados brasileiros anunciados para a edição 2013 do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade:
– Film Lions: Fábio Fernandes (da F/Nazca Saatchi & Saatchi)
– Press Lions: Marcello Serpa (AlmapBBDO) e Ricardo John (JWT)
– Outdoor Lions: Márcio Ribas (NeogamaBBH)
– Rádio Lions: João Livi (Talent, agência que ganhou o Grand Prix da categoria no ano passado)
– Cyber Lions: José Henrique Borghi (Borghi Lowe)
– Design Lions: Luciano Deos (Gad Branding & Design) e Gustavo Greco (Greco Design)
– Direct Lions: Márcio Salem (Salem)
– PR Lions: Andrew Greenlees (CDN)
– Promo & Activation Lions: Mário D’Andrea (Fischer & Friends)
– Film Craft Lions: João Daniel (Mixer)
– Mobile Lions: Michel Lent Schwartzman (Pereira & O’Dell)
– Branded Content & Entertainment: Arício Fortes (Africa)
– Innovation Lions: Francisco Saboya (Porto Digital)
Fonte: Estadão