O artista britânico Mark Dickens, artista plástico oficial da Fórmula 1, conheceu Florianópolis em janeiro deste ano e decidiu deixar sua marca: lançar uma campanha mundial pela paz e ajudar na construção de um mundo melhor. Dickens retorna a Florianópolis na próxima quinta-feira, dia 27, e começa seu projeto: às 9hs irá conhecer a comunidade do Morro do Mocotó e os projetos desenvolvidos pela ACAM – Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó, do Instituto Vilson Groh, que trabalha com crianças e jovens no contraturno escolar. Mark irá conhecer os projetos desenvolvidos na comunidade, o trabalho do Instituto Vilson Groh, apresentar à comunidade sua campanha mundial pela paz, bem como, e o maior propósito da vista, irá, em conjunto com as crianças e jovens da ACAM, pintar uma tela que será doada ao IVG para leilão e a verba arrecadada será destinada aos projetos desenvolvidos pela instituição.
“A beleza está em toda parte e se tivermos um segundo para perceber e compartilhá-la, então todos nós poderemos interagir de uma maneira diferente. E isso, com certeza, pode mudar a nossa percepção de uma palavra, de uma mensagem que pode transformar vidas”, destacou Mark Dickens. Em seus trabalhos, Mark Dickens segue uma linha de pop arte juntando pintura, fotografia, grafite e textos escritos em letra cursiva para traduzir suas impressões. “E essa é a proposta da ação com os alunos da ACAM. Dar vida a uma realidade que essas crianças vivenciam todos os dias. Torná-los, ao mesmo tempo, artistas e protagonistas de sua realidade”, explicou o britânico.
Campanha Mundial pela Paz – Let’s Make Words, Not war
‘Let’s Make Words, Not war’ é um projeto inédito que será lançado em Florianópolis no dia 3/11 e que em 2017 percorrerá o mundo. São camisetas do bem, para que as pessoas compartilhem mensagens, palavras de inspiração e não façam guerra. Cada camiseta leva uma letra do alfabeto, desenhada de forma estilizada. A ideia é promover a reflexão do poder da palavra nas relações interpessoais e o quanto isso reflete na imagem de mundo que temos hoje. Cada ação praticada no cotidiano e diante de pessoas que convivemos, conta e pode ser o começo de uma proposta de mundo melhor. Através da junção das pessoas usando as camisetas, palavras serão formadas e a união em prol do bem pode ser assim propagada. “Precisamos que as pessoas olhem para o seu próximo, busquem na união a construção de um mundo melhor”, explicou o artista.
A coleção completa é formada por 26 modelos, um por letra, e todos foram desenvolvidos por uma catarinense. A designer de moda, Gabriela Nazari de Souza, sócia da Alvazari, foi convidada pelo artista e abraça a campanha agregando mais um olhar à proposta. Um projeto pela paz e que também tem um cunho social, mas que pretende se propagar por trazer estilo ao somar tudo isso.
