02/10/08
As fotos inscritas devem ter sido produzidas entre 1º de setembro de 2007 e 1º de setembro de 2008
O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) lançaram na última terça-feira (30), na Assembléia Legislativa em Florianópolis, a segunda edição do Troféu Olívio Lamas de Fotojornalismo, principal prêmio do segmento em Santa Catarina. Com premiações em dinheiro de R$ 3 mil (vencedor), R$ 2 mil (2º colocado) e R$ 1.000 (3º lugar), a iniciativa homenageia Olívio Lamas, um dos mais famosos repórteres-fotográficos do país, que atuou por quase 20 anos no estado e faleceu em julho de 2007. As inscrições seguem até o dia 30 de outubro e o regulamento está disponível nos sites www.sjsc.org.br, www.casadojornalista.org e www.palavracom.com.br .
“Nossa proposta é valorizar o trabalho dos repórteres-fotográficos profissionais. A experiência da primeira edição foi muito positiva, pois tivemos ampla participação e conseguimos levar a exposição com as melhores imagens por vários municípios do estado, como também promover um debate em torno da atividade”, considera Rubens Lunge, presidente do Sindicato dos Jornalistas. O regulamento não exige que as fotos inscritas tenham sido publicadas, mas produzidas entre 1º de setembro de 2007 e 1º de setembro de 2008 – e os autores devem ser jornalistas profissionais. O evento de premiação está previsto para a segunda quinzena de novembro.
Além dos seis vencedores a Comissão Organizadora selecionará seis imagens como ‘Menção Honrosa’ e outros 14 trabalhos, que integrarão a Mostra para circular por cidades do estado, priorizando aquelas onde existem cursos de Jornalismo. “O Troféu reforça a importância do associativismo”, observa Ademir Arnon, presidente da ACI. Uma parte do acervo do jornalista Olívio Lamas acompanha a Mostra.
A Curadoria do evento está sob a responsabilidade dos jornalistas Carlos Stegemann e Josemar Sehnem.
