De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Capterra, 91% das pessoas que responderam aos questionários afirmaram que veem muitos anúncios nas redes sociais.
Ainda avaliando a publicidade nas redes sociais, 37% (mais de um terço) fizeram o bloqueio de publicidade específica. Já 35% deixaram de seguir alguma marca nos últimos 12 meses.
Muitos anúncios nas redes sociais podem levar os usuários a cansarem de publicidade. Por esta razão, o estudo ressalta a importância de as marcas pensarem sobre isso e, inclusive, tentarem uma adaptação nas suas estratégias de marketing nestas plataformas digitais.
“Embora os resultados sugiram que os consumidores são impactados por publicidade social excessiva, as empresas não devem necessariamente cessar suas atividades nas mídias sociais. Nosso estudo descobriu que 57% dos entrevistados pesquisaram informações sobre um produto e outros 29% compraram um ou mais produtos no último ano em resposta à publicidade nas mídias sociais. Isso sugere que pode ser eficaz se feito da maneira certa. As marcas devem ter cautela em relação ao uso de anúncios para garantir que sua segmentação e tempo sejam apropriados e personalizados”, falou Eduardo Garcia Rodriguez, analista da Capterra UK.
Quase a metade estaria pronta para se envolver com marcas nas redes sociais
48% das pessoas que participaram da pesquisa responderam que estariam abertos a se envolver com marcas se elas enviassem ofertas ou descontos, segundo informações do Marketing Tech News. “Outros 45% dos entrevistados acham aceitável receber anúncios de produtos relevantes aos seus interesses”, pontuou a publicação.
“Se os compradores estão preocupados com sua privacidade, as empresas devem procurar maneiras de construir confiança com seu público, sendo transparentes sobre como seus dados são usados e comunicando claramente suas políticas de privacidade. Por sua vez, os consumidores podem estar mais propensos a compartilhar suas informações pessoais com eles”, disse Eduardo Garcia Rodriguez.
Porém, um grande desafio é que os consumidores estão tomando algumas atitudes para proteger um pouco mais da sua privacidade, principalmente, quando fazem compras pela internet. Para termos uma ideia, 51% dos usuários rejeitam ou limpam cookies. Já 46% usam o guest checkout e 42% pagam as suas compras com carteiras digitais.
“No entanto, sobrecarregados pela sobrecarga de anúncios, os consumidores podem estar se refugiando em canais sociais obscuros para descoberta de produtos e recomendações que são mais difíceis para as marcas rastrearem. Por exemplo, enquanto 24% dos entrevistados recomendam produtos nas mídias sociais, a maioria (76%) disse que recomendava produtos pessoalmente ou por telefone, 49% por mensagens privadas e/ou chats em grupo e 12% por e-mail”, finalizou a publicação.
Foto: Unsplash
