Influencers:Vídeo do casal do 15 Segundos de Coisa Boa sobre “Relacionamento Abusivo” faz sucesso nas redes

29 de Novembro de 2018

Na Semana pela Não Violência contra a Mulher - de 25 de novembro a 10 de dezembro - o vídeo de Bá e Rafa abordando Relacionamento Abusivo volta a bombar nas redes sociais.

O vídeo já alcançou mais de 135 mil visualizações no IGTV e é compartilhado por celebridades das redes sociais

Espontaneidade, amor, inspiração e profundidade são as marcas dos vídeos do casal Bárbara e Rafael sobre temas importantes para um público formado, basicamente, por mulheres de 18 a 24 anos

O 15 Segundos de Coisa Boa (15SCB) quando foi lançado, em abril de 2015, tinha o propósito de ser um respiro em meio a uma timeline tomada por temas sombrios e coisas tristes. A ideia inicial era dar um zoom nos detalhes e na valorização do tempo, ressaltando a Qualidade de Vida, isto é, alongar a Vida, fato que se mantém vivo nas pautas do casal Bárbara Graziela Santos e Rafael Barbieri (Bá e Rafa) e permanece sendo a essência do projeto de vida deles.

Com o passar do tempo, no entanto, eles foram aumentando a interação com os mais de 600 mil seguidores (incluindo as plataformas Youtube, Facebook e Instagram) que sempre tinham questionamentos. “E nós gostamos de falar”, diz Bá, complementando que as perguntas eram curiosidades sobre a vida dos dois como casal. “Vocês brigam? Aconteceu tal coisa, o que vocês acham que devo fazer? E por esta linha seguiam as interações”, conta Rafa.

A primeira experiência exitosa, feita a partir da interação, veio com respostas diretas a perguntas feitas pelos seguidores através de vídeos postados no canal do 15 no Youtube. A resposta das redes foi imediata com muitos compartilhamentos.

 Com a chegada do IGTV no Instagram permitindo a veiculação de vídeos mais longos, o casal do 15 foi assertivo em começar a explorar a nova plataforma para tratar de temas mais sérios e de interesse de seu público – sempre lembrando que seus seguidores são 94% mulheres de 18 a 24 anos   –  assim eles criaram o canal 15+ (com mais de 15 segundos de conversa). Ali eles já falaram sobre filhos, cotidiano, planejamento de tempo e futuro, entre outros.

Mas, a grande explosão veio com o vídeo ‘Relacionamento Abusivo’. Bárbara lembra que somos o quinto país em maior número de feminicídios no mundo. “Então, não precisa mais muito para entender que esta pauta é urgente”, afirma Bá que lembra já ter tido a experiência de um relacionamento abusivo em sua vida, o que a faz entender quem passa por essa situação e valorizar o relacionamento saudável que vive com Rafael. Assim, em um vídeo de 11’41” eles trazem com exemplos práticos o entendimento da extensão do que é ‘relacionamento abusivo’, ressaltando que o abusivo não significa bater, pois quando chega a este estágio já ultrapassou todos os limites do relacionamento.  “O abuso acontece nas pequenas coisas do cotidiano e muitas vezes nem percebemos”, alerta Bárbara.

O casal conta que para conversar com seus seguidores sobre temas atuais e importantes para a vida de todos, se prepara com pesquisas, análise de cases e temperam com sua experiência e estilo pessoal, pois a alma do projeto precisa ser mantida. Além disto, procuram abordar pautas em que possam se aprofundar, fugindo da instantaneidade rasa, muito comum nas redes atualmente.

15+ num video falando num sofá sobre relacionamento abusivo