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WMcCann apresenta a pesquisa ?A Verdade sobre a Juventude Global?
20 de Julho de 2011

WMcCann apresenta a pesquisa ?A Verdade sobre a Juventude Global?

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A WMcCann apresenta o resultado do estudo “A Verdade sobre a Juventude Global”, uma pesquisa realizada com 7000 pessoas entre 16 e 30 anos, conduzida em Abril de 2011 em conjunto com outros escritórios da McCann Worldgroup. O estudo que incluiu sete mercados – Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, China, Índia, Brasil e México – observou as motivações dos jovens ao redor do mundo e procurou revelar o que os fazem ser diferentes das outras gerações anteriores.

A pesquisa mostra uma visão do primeiro e verdadeiro estudo global desta geração, regrada pela tecnologia e motivada por três necessidades fundamentais: autenticidade (a necessidade de ver as coisas como elas realmente são), justiça (a necessidade de justiça social ou pessoal, de fazer o que é certo e ser um ativista) e compartilhar (a necessidade de conexão, relacionamentos e comunidade). Essas motivações levam a comportamentos que transcendem fronteiras internacionais. 
 
A tecnologia como o quinto sentido foi algumas das verdades reveladas pelo estudo da WMcCann e do McCann Worldgroup. Mais da metade dos entrevistados (53%), de 16 a 22 anos, disse que abririam mão do seu senso de olfato, mas não abririam mão da tecnologia. Para essa geração, a tecnologia não é um simples adendo, os jovens a utilizam como uma espécie de supersentido que os conecta ao conhecimento, aos amigos e as oportunidades de entretenimento. 
 
Quando perguntados sobre os valores que eles procuram em um melhor amigo, os jovens optaram pelos amigos “verdadeiros”. Escolhido  por 42% dos jovens, o item teve o dobro de respostas em relação a segunda opção considerada mais importante (autenticidade, escolhida por 22% deles). “Verdadeiros” é também a palavra mais aplicada aos jovens quando eles se auto definem – 21% deles escolheram essa opção como uma descrição pessoal.  
 
A justiça é a segunda motivação mais importante para os jovens, escolhida por 52% deles. A maneira pela qual os jovens se qualificam é “diferenciar o certo do errado” (44%). Uma grande porcentagem de jovens diz que a coisa pela qual eles mais querem ser lembrados na vida é “mudar o mundo de uma maneira positiva”. Além disso, os jovens ao redor do mundo têm conhecimento de como as ferramentas das mídias sociais podem atuar e elas são aproveitadas na questão da justiça social. Eles estão usando essas ferramentas para “reimaginar” como a justiça atua e como eles podem tomar medidas quanto a essa questão.  
 
A pesquisa realizada pela WMcCann e mais seis escritórios da Rede também descobriu que para os jovens de hoje tudo gira ao redor da economia social, das pessoas com quem nos relacionamos e com que compartilhamos. Como disse um entrevistado “se não há fotos, não aconteceu”. Considerando que a geração passada focava em cultivar um grupo pequeno de amigos, os relacionamentos entre os jovens de hoje são muito mais complexos. Usando a mídia social, um adolescente é susceptível a gerenciar e manter vários grupos de amizades.
 
Neste cenário, comenta Aloísio Pinto, VP de Planejamento da WMcCann e coordenador do estudo no Brasil: "Se conectar com amigos estrangeiros substituiu a necessidade de “pertencer” a um grupo fechado de amigos. Essa é a "geração estratégica” que, de forma eficaz, constrói diferentes identidades e avalia a utilidade de conexões específicas. Não é a toa que, globalmente, 47% dos jovens, mais que tudo, querem ser lembrados por suas relações e conexões".
 

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