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Veja quais são as métricas de campanhas de marketing para ser eficaz
21 de Agosto de 2023

Veja quais são as métricas de campanhas de marketing para ser eficaz

A aplicação de alguns detalhes nas métricas de campanhas de marketing pode fazer muita diferença no resultado.

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Não é mais luxo ter métricas de campanhas de marketing qualificadas e é aí que podemos ver a diferença entre as empresas. Um ponto importante que iremos abordar neste texto é de fazer a medição do ROI de marketing e, além disso, conseguir explorar alguns fatores de desempenhos (KPIs) que auxiliam na orientação de onde deve ser o esforço do marketing para ter um sucesso palpável.

As agências de marketing que estão olhando para o ROI são beneficiadas. Afinal de contas, estamos vivendo em um tempo em que todas as pessoas estão olhando para os dados.

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Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey, quem se baseia nos dados para tomar decisões e faz análises estatísticas notáveis tem a chance de ter maior lucratividade em 19 vezes.

Mesmo o fato de medir o ROI ser muito importante, algumas vezes, pode ser um desafio. Realizar o rastreamento de vários pontos de contato de campanhas de marketing, dar atribuições precisas das conversões e ainda contabilizar alguns impactos indiretos pode não ser tão fácil.

Outro ponto é que, durante a avaliação das métricas de campanhas de marketing, podemos ter diversas jornadas de clientes e isso pode trazer complicações na forma de medir o ROI padronizado.

Conheça algumas métricas de campanhas de marketing para ter sucesso

Ter uma campanha eficaz vai muito além de peças criativas, é necessário tomar decisões corretas baseadas, principalmente, nas métricas quantificáveis. Os indicadores de desempenho, por exemplo, chamado de KPI, servem como termômetro entre os dados obtidos em uma campanha de marketing.
A publicação Entrepreneur listou algumas métricas de campanhas de marketing que são essenciais:

1 – Avaliar o tráfego do site e as métricas de engajamento

A presença da marca no mundo digital é fundamental. Por este motivo, a avaliação de todos os KPIs como, por exemplo, visitantes únicos, visualizações de página e taxa de rejeição são essenciais como análise de desempenho de campanha.

Porém, o tráfego sozinho não é suficiente e é aí que as métricas de engajamento dos usuários como o CTR (taxa de cliques) e o tempo na página podem ajudar em uma avaliação mais profunda.

2 – Entender o custo de aquisição do cliente (CAC)

Outro item importante quando olhamos para as métricas de campanhas de marketing é a avaliação do custo de aquisição do cliente (CAC) para verificar a quantia do investimento ideal para cada consumidor.

Este KPI é a forma de fazer a avaliação se o gasto com o marketing foi eficiente. A diminuição do CAC impacta diretamente no retorno do ROI.

3 – Influência das redes sociais

O engajamento é uma das métricas de campanhas de marketing mais importantes porque quer dizer como está a interação dos usuários no conteúdo da marca. Esta medição acontece avaliando os comentários, cliques, compartilhamentos e curtidas.

Foto: Pexels

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