A TIM lançou uma campanha desenvolvida pelas agências W/McCann e Z+ em que apresenta uma nova identidade, com mudança do logo e reposicionamento no mercado focado em atributos como inovação, pioneirismo, qualidade, coragem e transparência. A divulgação foi realizada nessa sexta-feira (15) por meio de uma transmissão via Periscope e em filme institucional de dois minutos que irá ao ar no intervalo exclusivo do Fantástico, da TV Globo, neste domingo (17).
A nova assinatura da marca – “Evoluir é fazer diferente” – resume a história da TIM nos últimos anos e atua como base do filme, que tem o título “Atitude”. Nele, pessoas aparecem em cenas cotidianas, mas, em algum momento, agem para fazer a diferença. O filme destaca que a empresa investiu e construiu a maior cobertura 4G do Brasil, simplificou seus planos e lançou um novo portfólio de ofertas inovadoras e acessíveis e, agora, reforça mais seu compromisso com respeito e transparência para construir uma nova história. Nesse momento, a nova marca é projetada na fachada de um prédio diante das pessoas.
O novo logo foi criada em colaboração com a Interbrand para a Telecom Italia, que unificou sua marca no país em fevereiro desse ano, passando a contar apenas com o nome TIM para todas as suas operações. O novo símbolo, com design simples e contemporâneo, foi desenvolvido para ser imediatamente identificado e é redefinição do visual do trigrama, as três ondas vermelhas que caracterizavam o logo anterior da TIM.
A campanha de reposicionamento conta com duas etapas. A primeira foi uma fase “teaser”, na qual a empresa realizou ações de comunicação integrada em mídia exterior e online. Nessa etapa, o objetivo era gerar curiosidade, usando o “TIM icon” e a #fazerdiferente, mas sem revelar que se tratava de uma ação da operadora. Em São Paulo, uma estrutura de mais de nove metros de altura foi instalada na Avenida Paulista, na praça do Shopping Cidade de São Paulo, com carregadores de bateria de celular, Wi-Fi e bancos, transformando o novo logo em um espaço de convivência, que permanecerá na região até sábado (16).
Também foram instaladas versões menores dessa estrutura nos aeroportos de Brasília (DF) e Santos Dumont (RJ) e nos shoppings Barrashopping (RJ), Shopping Leblon (RJ) e Morumbi Shopping (SP). O logo foi ainda projetado durante a noite em prédios de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). Além disso, diversas peças exterior foram espalhadas por seis capitais do Brasil, em outdoors, relógios, paradas de ônibus etc.
Já na mídia digital foi lançada uma campanha de incentivo ao uso da #fazerdiferente, que contou com uma série de iniciativas como emojis customizados, resposta automática no Twitter, além de links patrocinados e banners em grandes portais para dar visibilidade. O site fazerdiferente.com e o perfil @fazerdiferente no Twitter foram criados para servirem como hub da campanha sem expor a marca.
Uma das iniciativas que exemplifica a integração da campanha são os “video pills” desenvolvidos para YouTube, que mostravam pessoas em frente à estrutura do “TIM Icon” da Avenida Paulista falando sobre seus anseios em relação a uma operadora de celular.
A segunda fase da campanha – em que a TIM revela seu novo posicionamento “Evoluir é Fazer Diferente” – começa no evento TIMx realizado nesta sexta-feira (15) e que reuniu convidados para viverem experiências inovadoras e assistirem a palestras de pessoas que fizeram a diferença em seus ramos de atuação. Durante o evento, houve a transmissão de trechos no Periscope, onde foi revelado ao público em geral o novo logo e assinatura da marca.
No domingo (17), será realizado o lançamento da campanha do novo posicionamento com um comercial de dois minutos em intervalo exclusivo no Fantástico, além de ações de comunicação com a base de clientes ao longo do final de semana.
A partir daí, a campanha segue de forma integrada nos diversos meios de comunicação, com TV aberta e fechada, mídia impressa, mídia exterior, cinema, rádio e mídia online, através de formatos de alto impacto em redes sociais, portais e sites verticais, além de links patrocinados. Nesta etapa, os “video pills” do YouTube continuam, mas são atualizados, com respostas da TIM aos depoimentos dos clientes.
Confira o filme: