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Tendências de mercado segundo pesquisa da Agency Scope
29 de Dezembro de 2016

Tendências de mercado segundo pesquisa da Agency Scope

CANAIS DIGITAIS
Os investimentos cresceram 7% em relação a 2014 quando o volume era equivalente a 22,3% e neste ano chegou a 29,1%.
– O Brasil é o segundo colocado dentre os doze países que a consultoria estratégica Scopen, que tem sede na Espanha, lista no ranking de verbas digitais.
– O estudo não inclui os Estados Unidos, onde a Agency Scope não tem escritório.
– O 1º lugar pertence à Inglaterra, com 31,3%.
– O 3º lugar é da Espanha, com 27,4%.
– O 4º colocado é a Argentina, com 25,6%.
– O 5º lugar é da China, com 25,4%.
– O share global é de 24%.

LIVE MARKETING
Este setor se manteve estável, com market share de 24,6% dos orçamentos de marketing, contra 24,7% há dois anos. 

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CANAIS TRADICIONAIS
– O aporte nesses canais mostrou queda sobre a pesquisa de 2014, quando o percentual era de 53%.
– Em 2016 é de 46,3%.
– Veiculações em TVs, jornais, revistas, rádios, cinema e mídia exterior nos países onde a Scopen está presente concentram 48,7% das verbas dos anunciantes.
– Chile é o país que tem maior concentração nesses meios, com 62%. Em seguida vem o México, com 55,7%; Argentina, com 52,8%; e África do Sul, com 52,2%. 

EXECUTIVOS MAIS ADMIRADOS
O levantamento em questão apontou os executivos mais admirados:
– Eduardo Tracanella, superintendente de marketing do Itaú foi o profissional do segmento mais admirado do Brasil.
– Em segundo lugar ficou Daniela Cachich, vice-presidente da divisão de alimentos da Pepsico.
– Fernando Chacon, vice-presidente de marketing do Itaú, está em terceiro lugar.
– Em quarto lugar ficou João Ciaco, head de brand marketing communication da FCA (Fiat Crysler Automotive) Latam.
– O quinto lugar foi para Paula Nader, diretora da Esfera Santander.

PROFISSIONAL DE PUBLICIDADE
– Nizan Guanaes – Grupo ABC – figura em primeiro lugar na pesquisa.
– Os 405 entrevistados indicaram na sequência:
 . Na segunda posição Eco Moliterno, vice-presidente de criação da Africa;
 . No terceiro lugar Marcello Serpa (ex-sócio da AlmapBBDO);
 . O quarto lugar é dividido por Washington Olivetto, chairman da WMcCann, e Hugo Rodrigues, presidente da Publicis Brasil.

MODELO DE AGÊNCIA IDEAL
– Das 405 empresas pesquisadas, 351 indicaram que a tendência é ter fornecedor de comunicação com serviços integrados.
– 176 executivos disseram que já usam agências multidisciplinares, equivante a 50,9% do universo pesquisado.
Observação colhida junto à maioria dos executivos é que a tendência é grande para que as marcas passem a trabalhar com fornecedor único. 

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