Após 20 anos (seu primeiro lançamento foi em 23 de novembro de 1996), aquele aparelhinho eletrônico que simula um bichinho que precisa ser cuidado e alimentado senão poderia morrer, o Tamagotchi, foi relançado no Japão. Desde o anúncio do relançamento os brasileiros estão na expectativa querendo saber se ele poderá ou não ser lançado também aqui no Brasil.
Segundo, Mitikazu Lisboa, CEO da Hive, explica que, apesar de não ser a primeira vez que a Bandai relança os Tamagochis, esta é a primeira vez que ela o faz usando a mesma versão de software original. “Isso indica claramente um apelo ao movimento de tecnologia retrô que ganha cada vez mais força no mundo inteiro, movimento esse que é liderado pela comunidade ‘retro gamer’”. De olho na onda retrô que tem ocorrido em diversas partes do mundo, o Tamagotchi mexe com a nostalgia daqueles que eram crianças e jovens entre 1996 e 2000. Mais de 80 milhões foram comercializados no mundo naquela época. “Ter um Tamagochi nos dias de hoje é muito mais um statement do que a vontade de se divertir com ele, uma vez que suas funções poderiam ser muito facilmente replicadas em qualquer smartphone”, diz.
Para Rodrigo Dias, Community Manager da Gameloft Brasil, a marca ficou fora da mídia por muito tempo e bastou um relançamento para ressaltar o seu valor. “A Bandai é um conglomerado gigantesco no Japão e, às vezes, o relançamento do Tamagotchi pode ser uma estratégia para expandir as fronteiras, visto que o bichinho virtual foi um fenômeno mundial”, diz Dias.
Assista à propaganda do Tamagotchi no Japão: