13-10-05 ??? No feriado desta semana, 12 de outubro, cerca de oitenta crianças de comunidades do Maciço Morro da Cruz, em Florianópolis, ganharam presentes educativos durante ato público no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). A idéia era marcar a passagem do Dia Estadual do Desarmamento Infantil, criado por meio de lei da deputada estadual Odete de Jesus (PL).
Parceria com Humanitas
Realizada na quadra esportiva do Cefet, no centro da Capital, com a parceria da ONG Círculo Humanitas e do vereador Alceu Nieckarz, a promoção teve rápidas palestras sobre os perigos dos brinquedos que estimulam a violência. "Tirar armas de brinquedo dessas crianças é parte de nossa contribuição para uma sociedade mais segura no futuro", explica a deputada Odete de Jesus.
A idéia de instituir O Dia Estadual do Desarmamento Infantil surgiu em 2001. Segundo Odete, porque os adultos, na maioria das vezes, são reflexo daquilo que aprenderam na infância ou adolescência. "Por isso é importante lembrarmos aos pais para darem outro tipo de presente às crianças", afirma.
Marcelo D’Acampora Filomeno, um dos dirigentes da Humanitas, diz que a idéia foi muito bem vinda. "Topamos fazer esse evento na hora", afirma. "São comunidades que convivem muito perto da criminalidade e, por isso, devemos estar sempre criando estímulos à não violência," justifica. Voluntários da Humanitas mantêm programas de atividades esportivas e educacionais para cerca de duzentas crianças do Maciço Morro da Cruz.