Foi com a meta de aumentar a proximidade entre o interior e a Capital, investindo em uma participação mais atuante, que os diretores do Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC) trabalharam na gestão de 2016. Em uma avaliação feita pelo presidente da entidade, Pedro Cherem, o segmento está mais fortalecido. “Agora é o momento de agradecer a todos que nos ajudaram a alcançar os objetivos propostos para esses primeiros doze meses. Tenho que agradecer a equipe do Sinapro/SC e a toda a diretoria, Executiva e Regional, também a Fenapro e aos parceiros do trade pelo que juntos conseguimos realizar até aqui”, comentou.
Entre as conquistas da entidade é destaque o decreto, publicado pelo secretário de finanças de Florianópolis, André Luiz Bazzo, que garante que os valores relativos aos gastos com serviços de produção externa em geral, prestados por terceiros, contratados por conta e ordem do cliente-anunciante, não integram a base de cálculo do Imposto sobre Serviços (ISS). Com isso, o Sindicato garante a uniformização de critérios e procedimentos, assegurando a concreta administração contábil e o respaldo jurídico desejado pelas agências. De acordo com Cherem, a principal conquista do segmento está em ter motivado a Prefeitura Municipal de Florianópolis a se posicionar quanto a matéria.
Além disso, a entidade também propôs uma parceria ao Ministério Público do Estado para intensificar o trabalho de orientação dos novos dirigentes na elaboração dos processos licitatórios para a contratação de serviços de publicidade institucional. O departamento interno de licitações do Sinapro/SC está em uma nova fase, atuando de forma pró-ativa. “Hoje estamos desenvolvendo um trabalho que dá sugestões em todos os editais que tenham como objetivo final a contratação de agência de propaganda e não somente naqueles que solicitam, como era feito anteriormente”, explicou Cherem.
E para ajudar nesse processo, o Sindicato está utilizando uma publicação feita em parceria com Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO), para orientar sobre os procedimentos que devem ser seguidos pelas Prefeituras e Câmaras Municipais na elaboração dos editais. O material contou com a consultoria da Dra. Helena Zóia, do jurídico da FENAPRO, trazida pelo Sindicato a Florianópolis, especialmente para conversar com representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e do Governo do Estado, sobre os seus processos licitatórios.
Este ano o Sinapro/SC ainda lançou a segunda edição do Guia de Concorrências Privadas, que busca orientar anunciantes a seguirem um padrão de concorrência considerado saudável para as agências de propaganda, e promoveu, em parceria com a Fenapro, o Cannes Lions Road Show, que percorreu o Estado para mostrar os principais destaques da edição 2016 do maior festival de publicidade e comunicação do mundo. Entre as realizações ainda podemos destacar o Design Thinking e o Expomais, atividades que tiveram como foco as agências e a troca de conhecimento teórico e prático entre os profissionais.
Para 2017 a diretoria dará uma atenção especial para a academia, promovendo o “Conexão Sinapro” – projeto que tem por objetivo aproximar o Sindicato das instituições de ensino e profissionais da área. “O projeto junto às universidades será apresentado no ano que vem e inclui ciclo de palestra das agências associadas, programa de estágio, a campanha e o novo site”, explicou Cherem. Além disso, também será realizado um workshop que percorrerá as seis regiões do Estado, com o tema “Remuneração”.