Publicidade
O adeus de uma perua que carrega parte da história da propaganda
22 de Outubro de 2013

O adeus de uma perua que carrega parte da história da propaganda

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Uma senhora perua se despede do Brasil após 56 anos de vida e muitas histórias. Não há um único brasileiro que não há conheça ou que não tenha tido contato com ela. Afinal, é por meio dessa perua chamada Kombi que os brasileiros encontram os melhores pastéis feitos por japoneses nas feiras de rua ou tomam caldo de cana, recebem o Sedex e malotes transportados pelos Correios, realizam fretes e mudanças ou mesmo chegaram a usá-la para ir à escola no transporte escolar – na minha infância ela era a única van escolar existente.

Apesar de toda essa versatilidade e robustez, a Volkswagen anunciou o fim da produção deste ícone da indústria nacional com o lançamento de uma série especial de apenas 1,2 mil unidades e batizada de Kombi Last Edition. Mas mais do que carregar boa parte da história de um Brasil em desenvolvimento – ela resistiu ao golpe militar, superou as recessões pós eleições diretas, viu um presidente ser deposto e chegou à estabilidade econômica – ela carrega também um pouco da história da propaganda brasileira.

Publicidade

kombi1

 

kombi2

 

kombi3

 

kombi4

 

 

Seus comerciais sempre valorizaram muito espaço para uma ampla imagem do veículo – afinal, espaço era o principal benefício do produto – e se mantém assim até o comercial de despedida que será veiculado ainda este ano em algumas revistas. Os anúncios sempre trouxeram também o bom humor típico do brasileiro, como no caso do comercial de televisão “Sonho” e nesta campanha final criada pela Almap/BBDO – vale lembrar que um dos sócios e diretor de criação da agência, Marcelo Serpa, customizou uma Kombi com desenhos que remetem à sua autobiografia.

kombi5

A Kombi nasceu de uma encomenda da fabricante Volkswagen ao engenheiro holandês Ben Pon de que o veículo pudesse ter preço acessível e pudesse transportar cerca de uma tonelada de carga. Além disso, o projeto deveria ser feito a partir do conjunto mecânico do Fusca – este aspecto chegou a ser usado como referência em uma das campanhas do utilitário que abordava a facilidade de manobra. Batizada inicialmente de Kombinationsfahrzeug (algo como combinação de veículos), logo ficou conhecida pelo diminutivo Kombi.

kombi6

Além dos comerciais, a Kombi foi personagem em diversos filmes. Em alguns fez apenas pontas, mas em pelo menos três foi personagem principal: na animação Cars, em Little Miss Sunshine e em Diamante de Sangue. Mas são muitas as histórias que envolvem esse carro e há muitos fãs dessa perua – meu pai e meu dentista são alguns deles. E todos aqueles que quiserem contar suas histórias ou compartilhar fotos e vídeos com esse veículo, a Volkswagen criou um hotsite para ampliar a experiência de uma despedida: adeus, Kombi!

kombi7

Publicidade
Publicidade