Publicidade
Nota de Falecimento | Morreu em São Paulo o publicitário José Zaragoza
15 de Maio de 2017

Nota de Falecimento | Morreu em São Paulo o publicitário José Zaragoza

Publicidade

Foi confirmada a morte do publicitário José Zaragoza, 86 anos, um dos fundadores da DPZ, agência de propaganda por onde passaram grandes nomes da propaganda brasileira. Fundada em 1968, a agência chegou a ser chamada de a “casa da moderna publicidade brasileira”.

Zaragoza morreu nesta segunda-feira, aos 86 anos, em sua casa em São Paulo, mas não há informações da causa até o momento. Zara, como era chamado por seus amigos, fundou a DPZ juntamente com Roberto Duailibi e Francesc Petit, este, já falecido. 

Publicidade

José Zaragoza foi um pintor e publicitário espanhol, nascido em Alicante, Espanha e radicado no Brasil desde 1952. Ingressou na JWT no mesmo ano como diretor de arte. Transferiu-se para o escritório da agência em Nova York e estagiou na NBC em 1956.

A DPZ&T distribuiu nota no final desta tarde, a qual segue na íntegra:

Seus múltiplos talentos, bom humor e irreverência não dão conta de explicar o significado e a importância de Zaragoza para a publicidade brasileira e o mercado que ele ajudou a criar. É preciso falar em generosidade, fibra, sensibilidade, paixão, respeito, energia imensa e amor pelas boas coisas da vida. A prova disso é a quantidade de amigos e admiradores que conquistou, inspirou e influenciou.  
Catalão por nascimento, mas brasileiro por opção, o pintor, cineasta, artista plástico e publicitário chegou ao Brasil em 1950 e sempre conciliou a arte dos pincéis com a propaganda.
Em 1968, com os amigos Francesc Petit, seu conterrâneo falecido em 2013, e Roberto Duailibi, fundou a DPZ, agência que colocou a propaganda brasileira no topo da criatividade mundial e se tornou exemplo de elegância, verdade, integridade e ética em nosso mercado. Nos longos anos de dedicação à propaganda ajudou a formar inúmeros profissionais que o consideravam um líder e mestre. Exigente nos detalhes, trabalhou incansavelmente na construção de marcas icônicas e admiradas e na criação de campanhas inesquecíveis e personagens atemporais.
Formado pela Escola Superior de Artes de Barcelona, Zaragoza nunca deixou de lado as artes plásticas e se dedicou à produção artística até o fim da sua vida, tendo feito mais de 200 exposições que circularam o mundo e lhe garantiram reconhecimento internacional.
Casado com Monique Zaragoza, que o acompanhou por mais de cinco décadas em todos os seus projetos de vida, Zara, como era carinhosamente chamado pelos amigos, deixa os filhos Frederic, Kitu, Diego e Inés e sete netos.
Aos colaboradores da DPZ&T, clientes e amigos, deixa um legado de intenso amor às artes e à agência que ajudou a fundar e que se tornou ícone no mercado.
Seu corpo será velado amanhã (terça-feira), das 9h às 12h, no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, e será cremado em cerimônia reservada à família.

DPZ&T.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade