A nova campanha global da NFL, que tem como mote “Nascidos para Jogar” (Born to Play em Inglês), destaca que o futebol americano pode ser jogado em qualquer lugar do planeta por qualquer pessoa que deseja praticar o esporte.
O conteúdo está disponível nas plataformas de redes sociais internacionais da liga, como a do Brasil, e foi apresentado durante o intervalo do Super Bowl LVIII, realizado no último dia 11 deste mês.
A ação é uma homenagem ao espírito diverso e inclusivo do futebol americano e uma celebração ao fato do esporte transformar sonhos em realidade. O filme também destaca o aumento da prática da modalidade ao redor do mundo, em especial no Brasil e na África.
Conteúdos originais
Com produção da Effect Sport, agência oficial da NFL no Brasil desde 2015, quatro episódios apresentam como é o jogo em solo nacional mostrando a motivação e os sonhos de personagens brasileiros, visitando quatro palcos remotos em diferentes regiões: Manaus, Recife, Belo Horizonte e a comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro.
Uma sequência de conteúdos começa a ser exibido por meio das plataformas de redes sociais da NFL Brasil a partir desta quarta-feira, dia 21, com o primeiro episódio da série indo ao ar às 18h de sexta-feira, dia 23.
Marcelo Paiva, diretor de conteúdo e mídia da Effect Sport explica que, “Percorremos a imensidão do Brasil para mostrar como o futebol americano é praticado por aqui, em diversos locais e diferentes culturas. Mostraremos desde jovens jogando na Rocinha, uma das maiores favelas do país, até a modalidade sendo jogada por uma equipe feminina em Manaus. Um verdadeiro painel aprofundado do esporte no país”.
A direção de fotografia é assinada pela conceituada Luisa Dörr. A profissional brasileira construiu a narrativa fotográfica do conteúdo e registrou pelas lentes de sua máquina momentos especiais durante as gravações nas cidades, eternizando a emoção de cada personagem da série. A fotógrafa tem trabalhos publicados na capa da revista Time e em publicações da National Geographic, The New York Times, GEO, Wired, entre outras.
Futebol americano no Brasil
O mercado brasileiro se destaca cada vez mais para a NFL. A histórica primeira partida da liga no país está confirmada para o dia 6/9, na Arena Corinthians, em São Paulo. Segundo pesquisa do Ibope Repucom, revelada no início deste mês, o futebol americano conta com 37 milhões de interessados no Brasil, enquanto a NFL contabiliza, por meio de pesquisa própria, mais de 8 milhões de fãs ávidos nesse total.
A força dos brasileiros se comprova pelo fato de que os perfis dedicados em português estão na liderança do ranking entre os mercados internacionais da liga, considerando as plataformas Instagram e TikTok. A NFL no Brasil conta com seus quatro patrocinadores regionais oficiais: XP Investimentos, Perdigão, KFC e Pizza Hut. Toda operação da liga esportiva mais valiosa do mundo no país é desenvolvida pela agência Effect Sport.
Ficha técnica:
Equipe NFL
Produção Executiva LATAM: Gerardo Chapa
Direção Geral: Gerardo Chapa
Equipe Effect Sport
Direção Criativa: Marcelo Paiva e Alexandre Hubner
Direção de Fotografia: Luisa Dorr
Produtor Executivo: Marcelo Paiva e Alexandre Hubner
Produtor de Externa: Juliana Pesqueira, Alexandre Hubner e Marcelo Paiva
Estratégia e Planejamento: Alexandre Hubner e Marcelo Paiva
Redação: Marcelo Paiva e Alexandre Hubner
Edição: Kaik Afonso
Design: Kaik Afonso
Câmera: Marcelo Paiva, Rafael Moraes e Thiago Poncio
Assistência de Câmera: Aline Fidelis, Sandro Souza dos santos, Maria Cecília Silva Corrêa Otoni, Alice Aparecida Silva Vieira, Ashlley Melo, Misael Gonçalo da Costa e Bilfar Cardoso Dias