Liderados pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), 32 instituições – entre associações, federações, sindicatos e institutos – se uniram para lançar a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, especialmente elaborada para correr entre os dias 10/12 e 24/12.
Ao todo, são 15 posts inspirados no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP) e no Guia do Conar de Publicidade para Influenciadores Digitais. “Esse é o quarto ano que unimos essas Associações com esse propósito. Os temas que escolhemos para essa campanha foram levantados a partir das dúvidas comuns que recebemos de nossos associados”, afirma Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).
O primeiro post da campanha PUBLICIDADE POR INFLUENCIADOR DIGITAL, define o que é publicidade por influenciador para o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O texto informa que “é aquela que atende, cumulativamente, a três requisitos: divulgação de produto, serviço, marca ou outro sinal a eles associado, feita por influenciador em rede sociais; compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com anunciante e/ou agência; e ingerência por parte do anunciante e/ou agência sobre o conteúdo da mensagem (controle editorial na postagem do Influenciador).
“Reforçamos nosso compromisso com a publicidade transparente, ética e responsável, liderando essa campanha, pelo quarto ano, juntamente com a Abral, e engajando importantes entidades do mercado com o objetivo de reforçar o cuidado e a responsabilidade na divulgação de produtos e serviços online para crianças e adolescentes. Elaborada especialmente para o Natal, dentre as boas práticas de comunicação abordadas na campanha estão a importância de que a publicidade seja identificada de forma clara, o cuidado nas falas para com esse público, e a reflexão em relação ao consumo consciente”, afirma Sandra Martinelli, CEO da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
Atualmente, o Brasil está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. Além disso, a Constituição Federal aborda o tema em sua redação e, de forma ainda mais detalhada, esse tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Associações que apoiam a campanha:
1. ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
2. ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade 3. ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa 4. ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial 5. ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão 6. ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos 7. ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas
8. ABOOH – Associação Brasileira de Out of Home
9. ABP – Associação Brasileira de Propaganda
10.ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação 11.ABRADI – Associação Brasileira dos Agentes Digitais
12.ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens
13.ABRAMARK – Academia Brasileira de Marketing
14.ABRATEL – Associação Brasileira de Rádio e Televisão 15.ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos 16.ABTA – Associação Brasileira de Televisão por assinatura 17.ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil
18.ADIBRA – Associação Brasileira de Parques e Atrações 19.AMPRO – Associação de Marketing Promocional
20.ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas
21.ANJ – Associação Nacional de Jornais
22.APP – Associação dos Profissionais de Propaganda
23.CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário 24.CNCOM – Confederação Nacional de Comunicação Social 25.FENAERT – Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão
26.FENAJORE – Federação Nacional das Empresas de Jornais e Revistas
27.FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda 28.IAB – Interactive Advertising Bureau
29.INSTITUTO PALAVRA ABERTA
30.IVC – Instituto Verificador de Comunicação
31.SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão 32.SINDEPAT – Sistema Integrado De Parques E Atrações Turísticas