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ABA lança Carta Global de Mídia 2023 em compromisso com ESG
02 de Novembro de 2023

ABA lança Carta Global de Mídia 2023 em compromisso com ESG

Ação utiliza como base a diversidade, responsabilidade e sustentabilidade

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em colaboração com a World Federation of Advertisers (WFA), apresentou a Carta Global de Mídia 2023 durante o ABA Summit, evento que reuniu os principais líderes do setor de publicidade e marketing em São Paulo.

O documento foi idealizado através de esforços conjuntos de entidades globais de marketing e publicidade com o objetivo de impulsionar a transformação positiva da indústria publicitária. A Carta Global de Mídia 2023 surge como uma evolução da Carta Global de Mídia publicada em 2018, pela ABA, uma tradução livre da versão original pela WFA, adaptada para abordar as demandas atuais e as preocupações cruciais da sociedade.

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Sua primeira versão, que chamava a atenção para a importância das boas práticas para garantir a segurança reputacional das marcas, fornecendo maior transparência e melhores padrões no tratamento de dados, abriu o caminho para a nova edição do documento, que aprofunda reflexões focadas em cinco áreas-chave: Competição e Pluralidade, Medição e Responsabilidade, Responsabilidade e Sociedade, Sustentabilidade e Planeta e Pessoas e Parceiros.

Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa, ressalta a conexão entre os temas abordados na carta: “Uma competição saudável incentiva a elevação constante do padrão criativo, promovendo a inovação e proporcionando maior valor aos consumidores. Assim como discutir competitividade, falar de pluralidade é essencial para que tenhamos refletida nas campanhas dos anunciantes a diversidade de nossa sociedade, garantindo que todos se vejam representados e respeitados em nossas mensagens”.

Primeiro, a Carta destaca a importância da competição saudável e da representação diversificada nas campanhas publicitárias para impulsionar a inovação e inclusão. Segundo, enfatiza a necessidade de medição precisa e responsabilidade na avaliação do impacto das campanhas, garantindo o uso eficaz dos recursos. Terceiro, coloca a responsabilidade ética como uma prioridade na indústria, promovendo a transparência e combatendo a disseminação de notícias falsas e discursos de ódio. Quarto, reconhece a urgência da sustentabilidade e a necessidade de práticas mais eco conscientes na indústria da mídia. Por fim, promove a igualdade, diversidade, inclusão e representatividade na publicidade, refletindo os valores em evolução da sociedade.

Para Fabíola Duarte, presidente do Comitê de Comunicação e ESG da ABA e Head of Communication da Diageo, é importante que a publicidade reflita a sociedade e o progresso sociocultural. “É crucial que as mudanças sociais sejam refletidas na publicidade, pois esta desempenha um papel significativo na formação de opiniões e valores. A diversidade, inclusão e representatividade precisam ser prioridades. Ao abraçar essas mudanças, a publicidade pode ser uma força positiva na promoção da igualdade e no combate a estereótipos prejudiciais. A adaptação às transformações sociais também fortalece a conexão entre as marcas e os consumidores”.

Por sua vez, Paula Marsilli, Diretora de Mídia e Audiências da Natura & Co Latam, Vice-Presidente da ABA e Presidente do Comitê de Midia da entidade, destaca que a crise climática emerge como uma questão urgente no cenário de debates sociais e, consequentemente, se torna relevante para os anunciantes. “A indústria da mídia precisa não apenas reverberar o assunto como forma de disseminar a cultura do ecologicamente correto, mas repensar, por exemplo, nas próprias ações de forma que reduzam os impactos ambientais e se aproximem do status de carbono zero”, comenta.

A carta traz não só uma demanda por ações conscientes por parte de empresas, agências e anunciantes, mas também apresenta propostas e iniciativas concretas para construir um cenário de mídia mais seguro e inclusivo para consumidores e marcas. A ABA, em parceria com a WFA e todos os signatários, encara com seriedade seu papel de orientar os anunciantes sobre como se destacar de maneira competitiva enquanto atendem aos principais anseios sociais e ambientais globais.

Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA, destaca “O lançamento da Carta Global de Mídia 2023 é apenas o primeiro passo de muitos em direção a um mercado e uma sociedade mais justos, inclusivos, sustentáveis e inovadores. A ABA e a WFA estão comprometidas em liderar essa transformação, incentivando a indústria de publicidade a abraçar esses princípios e promover mudanças positivas”.

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