Publicidade
Não deixe de ler a homenagem ao publicitário guru Hélio Silveira da Motta
12 de Maio de 2009

Não deixe de ler a homenagem ao publicitário guru Hélio Silveira da Motta

Publicidade

12 MAI 2009

Francisco Socorro reúne depoimentos de publicitários famosos para registrar principais feitos de um dos maiores nomes da propaganda brasileira

Nascido em 1917, Hélio Silveira da Motta pertenceu à geração dos profissionais de propaganda como Renato Castelo Branco e tantos outros que foram seus colegas na J. Walter Thompson e Almap. Hélio partiu aos 91 anos e havia se afastado um pouco do mundo para viver na chácara que tinha perto de São Paulo. Deixou a propaganda nos anos 80 e, por isso, deverá ser pouco conhecido das gerações mais jovens. Exerceu grande influência no marketing e na publicidade do Brasil e foi um dos maiores nomes da publicidade brasileira e exemplo para nomes consagrados como Alex Periscinoto, Júlio Ribeiro, Chico Socorro, Hans Dammann, Sérgio Guerreiro, Rony Lage, Julio Cosi e muitos outros. Testemunha ocular dessa história, o publicitário e colunista do AcontecendoAqui, Francisco Socorro, decidira escrever um artigo homenagem. Mas, na medida em que pesquisava e escrevia, percebia que um artigo era pouco e decidiu produzir um excelente documento que o leitor pode baixar clicando no link que se encontra no parágrafo seguinte.

Publicidade

Clique aqui para baixar um arquivo PDF com 2,19 MB.

Decálogo de Hélio Silveira da Motta, faz parte desse apanhado de Chico Socorro.
1.  Saber pensar
2.  Apostar na intuição
3.  Não se contentar com os briefings
4.  As pesquisas são necessárias para dar maior segurança aos achados intuitivos
5.  Nunca crie, fale ou trabalhe sobre um problema que você não tenha compreendido profundamente
6.  Interpretar o chamado “espírito do tempo”
7.  O planejamento é um atividade-meio. Deve servir de bússola, de norte, para a criação e também para o planejamento de mídia e non-mídia
8.  A comunicação de marketing deve servir ao negócio do cliente
9.  Ética nos negócios
10. Responsabilidade socioambiental e consumo consciente

Tevêmetro
O lado inventivo de Hélio Silveira da Motta. HSM deixou a Almap em 1972 para dedicar-se ao Tevêmetro. No seu último registro conhecido, Hélio fala
sobre o computador: “Humor: O computador é uma coisa simples. O computador é uma coisa simples! Ou melhor, um milhão de coisas simples. O difícil é lembrar onde está cada uma delas. Passo os dias fazendo acupuntura no Windows: fico cutucando com o mouse em tudo quanto é botão.???. 14 de abril de 2006.
Emílio Cerri

Afortunado
Considero-me afortunado pelos 3 anos em que trabalhei com HSM na Almap, entre 1969 e 1972. Ele havia concluido seu trabalho no IPOM, desenvolvendo o tevêmetro ??? primeiro instrumento, no mundo, realmente capaz de medir instantaneamente a audiência de televisão ??? e era um dos 3 diretores da agência, com Alex Periscinoto e Julio Cosi, cuidando do Planejamento. Aprendi ou reaprendi com ele tudo quanto cheguei a saber sobre como preparar um plano de marketing ou o planejamento de uma campanha de propaganda. Ele não só planejava, concretamente, todas as ações futuras mas era capaz de entrar em complexas considerações matemáticas, que assustavam os clientes. E gostava de divagar, também, em longas conversas – deixando o pensamento navegar ao sabor da sua permanente curiosidade.
J. Roberto Whitaker Penteado

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade