Publicidade
Nada de IA! Nova campanha da Dove promete usar apenas mulheres reais
10 de Abril de 2024

Nada de IA! Nova campanha da Dove promete usar apenas mulheres reais

No mesmo momento em que os profissionais de marketing da Unilever estão celebrando os 20 anos da "Beleza Real" vem a nova campanha da Dove para garantir que as suas ações não terão mulheres utilizando Inteligência Artificial.

Publicidade

A criação de pessoas com Inteligência Artificial é tão real que, se as marcas resolvem começar a utilizar, talvez nem perceberíamos. Porém, a nova campanha da Dove traz o comprometimento da marca em mostrar apenas mulheres reais nas suas ações publicitárias;

Com o nome de “The Code”, (“O código”, na tradução literal), o spot traz uma versão mais dramática da música “Pure Imagination”, que ficou bastante conhecida por conta da produção “Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate”. Ao mesmo tempo, nas cenas, podemos ver mulheres enviando avisos “aos geradores de imagens de IA para ver como é a beleza”.

Publicidade

“Hoje, quase 9 em cada 10 mulheres e meninas afirmam ter sido expostas a conteúdos de beleza prejudiciais online. Uma das maiores ameaças à representação da beleza real é a Inteligência Artificial. Com a expectativa de que 90% do conteúdo on-line seja gerado por IA até 2025, a ascensão da IA ​​é uma ameaça ao bem-estar das mulheres, com 1 em cada 3 mulheres se sentindo pressionadas a alterar sua aparência por causa do que veem on-line, mesmo quando sabem que é falso ou gerado por IA”, explicou o comunicado da marca à imprensa.

Campanha da Dove traz a IA como uma ameaça contra a verdadeira beleza feminina 

“Apesar de 20 anos de trabalho para ampliar as definições de beleza, as mulheres se sentem menos confiantes em sua própria beleza do que há uma década”, explicou a Dra. Phillippa Diedrichs, psicóloga e pesquisadora do Centro de Pesquisa de Aparência da Universidade de West England, no comunicado. “A representação é mais importante do que nunca. À medida que a tecnologia de IA continua a evoluir, torna-se cada vez mais difícil distinguir entre o que é beleza real e o que é fabricado pela IA”, continuou.

 

 

“Há vinte anos, Dove se posicionou ao desafiar os falsos padrões de beleza. Hoje, à medida que transitamos para uma era em que se prevê que 90% do conteúdo será gerado por IA até 2025, a nossa mensagem continua válida: mantenha a beleza real”, disse a empresa na publicação do vídeo da campanha da Dove, no YouTube.

Com o intuito de ajudar, a Dove criou diversas “Diretrizes de Prompt de Beleza Real”, que são “orientações fáceis de usar sobre como criar imagens que sejam mais representativas da Beleza Real nos programas de IA generativos mais populares, para qualquer pessoa que decida explorar este novo tecnologia”.

 

Nada de IA! Nova campanha da Dove promete usar apenas mulheres reais

 

Alessandro Manfredi, diretor de marketing da Dove, explicou no comunicado à imprensa um pouco sobre a campanha da Dove que busca estar perto da realidade da beleza feminina. “Na Dove, buscamos um futuro em que as mulheres possam decidir e declarar como é a verdadeira beleza – e não algoritmos. À medida que navegamos pelas oportunidades e desafios que surgem com tecnologias novas e emergentes, continuamos comprometidos em proteger, celebrar e defender Beleza de verdade. Comprometer-se a nunca usar IA em nossas comunicações é apenas um passo. Não vamos parar até que a beleza seja uma fonte de felicidade, e não de ansiedade, para todas as mulheres e meninas”.

Foto: Pexels

Publicidade
Publicidade