Rider anuncia um novo drop da collab Rider + R10, parceria com Ronaldinho Gaúcho que teve sua estreia no ano passado.
Inspirada pela magia brasileira, a nova coleção traduz referências do universo futebolístico em produtos que celebram um dos ícones mais marcantes da cultura brasileira.
O lançamento é acompanhado por uma campanha estrelada pelo craque ao lado de seu filho, João de Assis, e do grupo Samba Tri, trazendo para a narrativa figuras que ajudam a contar a história de um dos personagens mais emblemáticos do esporte.
“É uma felicidade muito grande dar sequência a essa parceria com a Rider. Acompanho a marca desde pequeno, vendo meus ídolos participarem das campanhas, então poder construir algo junto é muito especial. O futebol sempre fez parte da minha vida e da forma como me conecto com as pessoas, e acredito que essa nova coleção representa bem isso”, conta Ronaldinho. “É muito gratificante poder usar algo de que eu gosto e depois ver as pessoas usando e curtindo também. Acho que isso mostra o cuidado que existe por trás dessa parceria e como ela consegue se conectar de verdade com quem acompanha a gente.”
Para Roberto de Assis Moreira, empresário de Ronaldinho Gaúcho, a parceria representa mais um passo na consolidação internacional da marca R10. “A marca R10 representa muito mais do que a trajetória de um atleta. Ela traduz valores como criatividade, alegria, autenticidade e conexão com diferentes gerações ao redor do mundo. Encontramos na Rider uma parceira capaz de transformar essa essência em produto, design e experiência de forma genuína. Este novo capítulo reforça o posicionamento global da marca Ronaldinho Gaúcho e sua capacidade de continuar relevante para novas audiências.” — Roberto de Assis Moreira, empresário de Ronaldinho Gaúcho.
Fama Licensing, agência foi responsável pelo licenciamento da marca R10, o projeto reforça a força do brand licensing como ferramenta de construção de valor para marcas e consumidores. “A marca R10 é hoje uma plataforma global de lifestyle construída sobre atributos universais como criatividade, irreverência, autenticidade e alegria de forma genuína por Ronaldinho. Parcerias como esta demonstram a força do licensing como ferramenta de conexão entre marcas e consumidores. A Rider conseguiu traduzir esses valores em uma coleção com identidade própria, relevância cultural e potencial de alcance internacional.” — Fabiano Veronezi, CEO da Fama Licensing.
A coleção apresenta novos slides inspirados em elementos que marcaram a carreira e o estilo de Ronaldinho, reinterpretando códigos clássicos do universo do futebol sob uma perspectiva contemporânea. O grande destaque é o R Power Commuter + R10, edição limitada e numerada, inspirada no conceito de “Jogador 360º” – uma referência à versatilidade, criatividade e visão de jogo que marcaram a trajetória do craque – produzida em apenas 360 pares.
Já o R Power + R10 e o R Power Lite + R10 exploram uma leitura esportiva e contemporânea do lifestyle ligado ao futebol, enquanto o R10 Slide aposta na versatilidade para o dia a dia. Em comum, todos os modelos trazem referências às jerseys clássicas e à silhueta do craque, com detalhes em prata e dourado inspirados em troféus e medalhas. O resultado é uma linha que celebra não apenas o legado de um dos maiores ídolos brasileiros, mas também a capacidade do esporte de inspirar novas formas de expressão dentro e fora das quatro linhas.
“A narrativa da campanha do segundo drop de Rider + R10 nasce da magia brasileira – um encontro entre dois ícones que atravessam gerações e traduzem, cada um à sua maneira, a essência do lifestyle esportivo, da moda e da música” explica Alexandre Reis, Gerente de Marca e Comunicação da Rider. “De um lado, a Rider, com seus slides icônicos que são expressão de atitude e autenticidade. Do outro, Ronaldinho Gaúcho, símbolo máximo da alegria e da criatividade em movimento, levando a magia nos pés e no sorriso. Juntos, celebramos uma conexão genuína com a cultura brasileira, onde estilo e espontaneidade caminham lado a lado.”
Copa do Mundo
Desenvolvida pela Rastro, grupo de comunicação que assinou a direção criativa e conceito, a campanha utiliza o contexto da Copa do Mundo como palco para ampliar a presença global da Rider e reforçar sua conexão com elementos que fazem parte da identidade cultural brasileira. A narrativa explora temas como memória, pertencimento e orgulho nacional para transformar o futebol em um símbolo de expressão cultural capaz de dialogar com diferentes gerações e mercados.
A partir do conceito “Feito com Magia Brasileira”, a campanha traduz atributos historicamente associados ao futebol brasileiro em uma linguagem contemporânea, conectando a marca a uma audiência global em um dos momentos de maior atenção do calendário esportivo internacional.
“Nosso desafio foi criar uma campanha capaz de funcionar simultaneamente para o público brasileiro e para uma audiência global, aproveitando o contexto do maior evento esportivo do planeta para posicionar a Rider dentro da cultura. Olhamos para os elementos que fazem do futebol uma das maiores ferramentas de construção de identidade e memória coletiva do mundo”, afirma Rafael Bizachi, sócio da Rastro.
Segundo a agência, a estratégia criativa foi construída a partir da leitura de que o futebol permanece como uma das principais expressões da identidade brasileira, capaz de conectar diferentes gerações e mercados. A campanha busca capturar justamente essa atmosfera que ultrapassa o esporte e se transforma em símbolo cultural.
Para ampliar o alcance da parceria entre Rider e Ronaldinho, a marca apostou em uma estratégia de mídia de grande escala, combinando alcance massivo e relevância contextual. Marcando o retorno da Rider à TV aberta, a campanha terá presença em ambientes diretamente conectados ao universo esportivo. A comunicação também estará presente nas plataformas Meta, YouTube e TikTok, com conteúdo exclusivos da marca e de uma seleção de influenciadores.
A expectativa é que a campanha amplie a conversa em torno da coleção, reforçando a conexão da Rider com um dos maiores símbolos da cultura brasileira contemporânea.
O segundo drop da collab Rider + R10 já está disponível no site oficial da marca, nas Rider Spaces Copan e Nova Iguaçu e em lojas parceiras em todo o Brasil.
Confira o filme da campanha abaixo:
Ficha técnica:
Anunciante: Rider
Campanha: Rider + R10
RIDER
Gerente de Marca e Comunicação: Alexandre Reis
Analista de Marca e Comunicação: Andressa Guerin
Analista de Marca e Comunicação: Luciana Costa
Concept e Dir. Criativa | RASTRO
Diretor Executivo: Lucas Djahjah
Diretor de Estratégia e Operações: Rafael Bizachi
Liderança de Atendimento e Gestão: Joy Passarelli
Liderança de Gestão e Operações: Alice Bittencourt
Direção Criativa Audiovisual: Stéphanie Saramago e Andrezza Abreu
Líder de Criação: Andressa Rodrigues e Erik Machado
Gerente Comercial: Fábio de Medeiros
Gestão de Projeto: Géssica Santos
Cultural & Creators Manager: Marcela Brito
Direção de Arte: Miguel Sarzeda e Mariana Anselmo
Redação: Lucas Gomes, Acsa Braga e Felipe Ramires
Motion Design: Egmar Santos
Mídia e Performance: Laura da Luz
B.I: Johnny Nascimento
Líder de Social e Community: Emily Schwan
Community Manager: Isabelle Ferreira
Estrategista de Influência: Victor Cantuária
Líder de Mídia & Insights: Ana Tango
Supervisão de Mídia: Nívea Ribeiro
Produção Audiovisual | NOIZE
Chief Creative Officer: Rafael Rocha
Chief Operating Officer: Leandro Pinheiro
Chief Executive Officer: Pablo Rocha
Chief Strategy Officer: Cássio Konzen
Project Director: Diego Paz
Project Manager: Thaís Dalenogare
Commercial Director: Thiago Hackradt
Head de Produção: Marina Fortes
Ass. de Produção: Julia Oliveira
Ass. de Produção executiva: Vívian Moreira
Head of Video: Ana Dolfini
Video Editor: Pedro Krum
Video Editor: Vicente Machado
Color Grading: Renata Fischmann
Motion: Renato Jardim
AI Artist: Leo Lira
Produtora de Áudio: Audio Monkey
Locutor: Gabriel Von Brixen
Head of Art: Gilberto Kurtz
Diretora de Arte: Ludmilla Rodrigues
Diretor de Cena: Antonio Torriani
1AC: Luscielen de Souza Felipe
Direção de Produção: Vitor De David
Direção de Produção: Amadeu Caringi de Aquino
Ass. de Set: Henrique Dhein Lenhard
Ass. de Set: Rodrigo Faleiro Kroeff
Direção de Foto: Lucas Ribeiro da Cunha
1AC: Marcelo Dos Santos
2AC/Ronin: Josias Pinto Salvaterra
Video Assist: Bruno Carvalho Cardoso
Logger: Marx Alexandre Lopes Franzen
Som Direto: Augusto Vieira Stern
Fotógrafo Still: Alexandre Raupp Schebela
Assist Fotógrafo Still: André Fernando Thiesen Hilgert
Gaffer: William da Rocha Pacheco
Chefe de Elétrica: Eduardo Teixeira de Freitas
1º Ass. de Elétrica: Jorge Luis Louzada da Silva
Maquinista: Guilherme Barcellos Ferreira Wolff
2º Ass. de Maquinaria: Sandro Monroe
Gerador: Rogério Kubiachi Seidler
Direção de Arte: Taygra Lemos Memoli
Produtora de Objetos: Fernanda Rodrigues Przygodzinski
Produtora de Arte: Bianka Milena Weber da Silva
Contra regra: Joabel Fontoura de Azevedo
Contra regra: Maria Vitória Reimundo Varante
Contra regra: Marcelo Luís Baieski
Contra regra: William Lopes da Silva
Fla Flu: Giovana Franciele Tolfo
Fla Flu: Luciano Souza Ayres
Figurinista: Roberta Ahrons
Camareira/Assist Figurinista: Assist Figurino
Camareira/Assist Figurinista: Elisa Baroni
Maquiador(a): Thiago Vaz da Silva
Assist Maquiador(a): Gabriela Castro da Rosa
Podóloga: Liege Fabiana Pompermayer
Produtor de Elenco: Augusto Cristiano Lira Pereira Júnior
Elenco: Emiliana Correa Ricardo
Elenco: Rafael Machado de Moraes
Elenco: Yan Henrique Claro Lima
Banda: Gutenberg de Carvalho
Banda: Helio Dreyer da Silva Menezes
Banda: Vinicius Figueira Fontoura
Banda: Maurício Cristiano Martins Dornelles
Banda: Luciano Ferreira Conceição
Banda: Felipe Paranhos
Elenco: Rivaldo Barros
Elenco: Jordan Schnorr
Elenco: Johne Jeferson Pereira de Carvalho
Elenco: Erik Siegfried Rost
Elenco: Bernardo Hennemann Ludwig
Elenco: Lisamara de Araújo Silva
Elenco: Laura Stoffels Spessatto
Elenco: Maria Eduarda Thomsen da Silva Thimoteo
Elenco: Vivian Rangel
Elenco: Isabel Cristina de Azevedo Flores
Churrasco: Antônio José Duarte Costaguta
Churrasco: Fernando de Oliveira Ribeiro
Churrasco: Gustavo Emboaba Pinto de Oliveira
Churrasco: Pedro Henrique Webber Paulo
Churrasco: Santiago Lopes Esteves
Alimentação: Wilson da Rocha Xarão
Objetos: Vilson Marques
Figurino: Cesar Accampora de Oliveira
Elenco/Agência: Eugênio Carlos da Rosa Mendes
Arte: Lucimara Rodrigues Przygodzinski
Equipe Contrarregras: Eduardo Rosa
Produção: Marne Pereira
Câmera: Maurício Barbosa Rossetti
Catering: Luiza Alves Kern
Catering: Felipe Gabriel de Sena Costa
Catering: Gabriela Siqueira Neves
PROTAGONISTAS
Ronaldinho Gaúcho
João de Assis
Grupo Samba Tri
Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]

