Publicidade
Morre em Florianópolis o publicitário e professor João Benjamim da Cruz Júnior
03 de Janeiro de 2017

Morre em Florianópolis o publicitário e professor João Benjamim da Cruz Júnior

Publicidade

Com pesar informamos o falecimento de João Benjamim da Cruz Júnior, que foi redator publicitário na AS Propague no período de 1968 a 1975. Dois de seus contemporâneos na publicidade catarinense Antunes Severo – fundador da AS Propague – e Emílio Cerri, comentaram em seus canais na internet o ocorrido com “Laguna”, como era conhecido o professor João Benjamim, devido ter sido criado na cidade localizada ao Sul do Estado, 

“Soube agora pelo George (Picolé) Peixoto: aos 70 anos morreu meu irmão, o professor doutor João Benjamim da Cruz Júnior, o Laguna. Era um talento multidisciplinar, alegre e cativante, generoso. Vera e eu abraçamos a amada Heloísa, pedindo a Deus que lhe dê forças para suportar a dor dessa perda. O velório, a partir das 19h00 de hoje, 3, será no cemitério São Francisco de Assis (Itacorubi), em Florianópolis.” – Emílio Cerri

Publicidade

“João Benjamim da Cruz Júnior, carinhosamente tratado pelos amigos como “Laguna” nasceu em Itajaí em 13 de maio de 1946 e foi criado na cidade de Laguna onde chegou aos quatro anos de idade. Aos seis já estava na escola, fervilhando sua inesgotável verve de gênio precoce, para o desespero da professora, alegria da família e olhares enigmáticos dos pais dos coleguinhas. Foi assim, até o final do ginásio quando retornou para Itajaí.
Como estudante destacou-se pela facilidade de expressão, gosto pela leitura e interpretação de textos escolares, particularmente quando se tratava de uma poesia, crônica ou trecho de algum romance famoso.Ele, além de interpretar o texto o enriquecia com movimentos corporais que completavam e valorizavam o sentido da frase. Descoberto pela Rádio Difusora de Laguna, passa a atuar no elenco de radioteatro fazendo papéis infantis.
Aos 14 anos, convidado por um tio, volta para Itajaí e começa a trabalhar como aprendiz – condição reconhecida pelo Ministério do Trabalho para jovens de até 18 anos. Diante da dificuldade de compatibilizar horário de trabalho com a continuação dos estudos básicos, concorre a uma vaga de radialista e passa a atuar na Rádio Difusora de Itajaí. Era casado com Heloisa Helena Garcia da Cruz, de Florianópolis e tinha um casal de filhos residentes nos Estados Unidos.
Graduado em Administração pela UDESC, Florianópolis, SC, 1971. Especialização: Administração, EAESP/Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, 1974. Especialização: Training of Trainers, University of Southern California, USA, 1978. Mestrado: Administração, University of Southern California, USA, 1979. Doutorado: Administração, University of Southern California, USA, 1981.
Pós-Doutorado: Formação de Quadros Gerenciais para a Administração do Desenvolvimento e da Integração Econômica, Universidade do Minho, Portugal, 1990.
Aventuras vivenciais no mundo do rádio e da propaganda: Radioator, em 1956/57 (aos 11 e 12 anos) na Rádio Difusora de Laguna. Locutor comercial, narrador esportivo, noticiarista, radioator e animador de programas de auditório, de 1963 a 1967 (dos 15 aos 19 anos) na Rádio Difusora de Itajaí. Locutor comercial e noticiarista na Rádio Santa Catarina, Florianópolis, em 1967/68. Redator, diretor de planejamento e diretor de criação na A.S. Propague, Florianópolis, de 1968 a 1975.
Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração da UDESC /ESAG, 1972 a 1993. Professor da EAESP/Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1973-74. Professor da School of Public Administration, University of Southern California, Los Angeles, 1979-80.
Professor visitante da Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Portugal, 1988-92. Professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, desde 1981. Professor visitante Instituto Politécnico da Maia, Portugal, desde 1995. Professor colaborador da UniFAE/CDE, desde 1998.
Palestras internacionais 
Globalização e humanismo: Nova York, EUA. Gestão de talentos e do capital humano: Buenos Aires, Argentina. Gestão de serviços: Treviso, Itália. Gestão de recursos humanos na sociedade do conhecimento: Lisboa, Portugal. Viver e trabalhar no século XXI: Porto, Portugal.
Livros
Repensando as organizações – da formação à participação. Florianópolis SC: Fundação Boiteux, 2004. Gestão de negócios – visões e dimensões empresariais da organização. São Paulo SP: Editora Atlas, 3ª. edição, 2006. Administração – Introdução e Teorias. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2006. Indivíduo, organizações e sociedade. Ijuí RS: Editora Unijuí, 2008. Técnicas inovadoras de gestão. Florianópolis: SEaD/UFSC: 2010″
Texto de Antunes Severo no Portal Caros Ouvintes

Publicidade
Publicidade