Mercado contrata Lito Aguiar e implanta cultura digital de forma integrada

17 de Agosto de 2011

Segundo pesquisa do IBOPE Media,o Brasil é líder mundial em tempo de acessoà internet e em volume de páginas v

Segundo pesquisa do IBOPE Media,o Brasil é líder mundial em tempo de acesso à internet e em volume de páginas visitadas, com mais de 77 milhões de usuários. Com mais de 40% da população brasileira conectada, é essencial conhecer o ambiente on-line.  A Mercado está adotando uma postura de agência full service e investe na contratação do profissional Lito Aguiar, que assume o cargo de Gerente de Planejamento Digital da empresa.  O desafio dele é a implantação da cultura digital em todas as áreas da agência. 

"Além de soluções tecnológicas de mídias digitais ou simples gerenciamento e monitoramento de redes sociais, implantar a cultura digital, em todas as áreas da agência é um caminho para a excelência no mercado. Ainda é prática comum procurar empresas terceirizadas para realizar trabalhos digitais ao invés de pensar desde o início em soluções online. Modelos já consagrados em grandes agências nacionais e internacionais, África, F/Nazca S&S, DPZ e DM9DDB, o modelo de agência full service faz com que a cultura digital esteja presente desde a prospecção, passando pelo briefing, planejamento, criação e produção de novas campanhas", registra Aguiar.
 
Integração on-line e off-line
O problema em montar um plano eficiente de comunicação integrada está na assimilação dos novos conceitos de comunicação digital e profundidade de conhecimento nas ferramentas. “Ainda não existe uma receita de bolo que generalize o modelo de implantação. Cada agência é um caso. Novas plataformas nos permitem entender o que o consumidor pensa. A recomendação e a experiência com a marca têm mais valor do que a publicidade. O que devemos ter na verdade é o equilíbrio entre a mídia paga, social media e análise e monitoramento de ROI - Return on investment -, retorno sobre o investimento”, afirma Aguiar.
 
Marketing de rede
“Competitividade, inovação e visão de futuro, são esses os motivos da contratação de profissionais com know how digital. Otimizar a comunicação entre o cliente e o público-alvo, esteja ele onde estiver, é uma das funções de uma agência de propaganda. Nas redes sociais, por exemplo, a viralização e socialização abrem possibilidades de marketing na rede”, destaca o diretor executivo Ricardo Barbosa Lima.
 
O SESC-SC e a internet
O Festival Palco Giratório do Sesc é um case de campanha digital desenvolvido pela Mercado.  Na 7ª edição, realizada em 2010, os principais desafios eram a visibilidade do evento e posicionamento da entidade. A agência, junto da assessoria de imprensa e da Divisão do Programa Social do Sesc, elegeu a internet como principal estratégia de comunicação. Um blog foi criado e funcionava como ponto de encontra em todos os interessados. A aposta nas redes sociais disseminou o projeto. Como resultado, o Sesc fortaleceu a imagem de promotor cultural, qualificou e atraiu 30% de público a mais em relação ao evento de 2009.
 
Lito Aguiar
É o Digital Planner Manager da agência Mercado, de Florianópolis. Formado em Design pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), cursa MBA em Gestão Estratégica do Design. No mercado desde 1998, atuou como diretor de arte na FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina), marketing da Floripa Tecnologia, diretor de comunicação e tecnologia na ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos Florianópolis) e gerente de projetos digitais na Marcca Comunicação. Também já empreendeu com sua própria agência, a Modelo Comunicação. Trabalhando com web desde 2003, atendeu clientes como Jack Daniel’s, Puma, Contreau, Remy Martin, Nexxera, Beiramar Shopping, Câmara Municial de São José, Honda Satoru, Schaefer, entre outros. Além disso, é professor da Univali nos cursos de Produção Publicitária e Design Gráfico. Pela agência Mercado atende a ACATE, ADVB, Água Mineral Imperatriz, Armada, CBN Diário, CIESC, DNP, FIESC, General Motors, Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, SESC, SENAI e TDS.
 
Para conhecer esses e outros trabalhos realizados pela agência Mercado, acesse www.mercado.ppg.br