Zappi, Instacart e Pepsico se uniram ao Ad Age durante o Cannes Lions para conversar sobre como aproveitar a força que o feedback do consumidor pode ter no processo criativo, principalmente, novas campanhas.
Porém, existe uma questão que precisa ser avaliada em cima desta atitude, afinal de contas, não podemos parar um momento de criatividade para refazer ideias depois de ler insight de clientes. O principal objetivo é não prejudicar o que já está funcionando.
Ao mesmo tempo, olhando para os dados atuais, vimos que as marcas estão em todo o seu processo criativo usando as opiniões de clientes.
Participaram da discussão, em Cannes, John Dioso (editor do Ad Age Studio 30), Ryan Barry (presidente da Zappi), Stephan Gans (vice-presidente sênior e diretor de insights e análises da PepsiCo) e Laura Jones (diretora de marketing da Instacart).
O papo chegou à conclusão que as empresas, quando permitem que consumidores participem do processo criativo, criam experiências que trazem mais conexão e os desejos dos clientes.
A conclusão: fazer isso permite que as marcas criem experiências mais eficazes, mais bem conectadas aos desejos e necessidades do cliente.
Insights dos consumidores no processo criativo pode ser mais encantador para a campanha
Durante o evento, Laura Jones (diretora de marketing da Instacart) comentou que “os mesmos insights que informam o produto também devem informar o marketing. Ao ouvir o ciclo de feedback do cliente e observar diferentes fontes de dados, como análise de mídia social ou dados primários que você pode ter em sua plataforma, você pode começar a desenvolver uma imagem mais rica de seus consumidores e quais são suas necessidades.”
Além disso, ela ainda completou afirmando que esta participação pode trazer experiências de itens da marca e ainda deixar a campanha mais atraente ao consumidor. Porém, as empresas não devem apenas escutar as histórias, mas atender a sugestão daquele cliente.
A PepsiCo e a Zappi já praticam esta “técnica” desde 2019, onde trazem as opiniões dos clientes para cada etapa. O Amplify Ad System, da Zappi, melhorou a forma criativa das campanhas da Pepsico em até 30%, falou Ryan Barry (presidente da Zappi).
“Nossa plataforma ajuda as empresas a otimizar os anúncios à medida que os desenvolvem e com confiança”, explicou ele. “Agora, mais do que nunca, é muito importante ajudar as marcas a aprender com os consumidores, não testar com os consumidores.”
No mesmo momento do começo do Cannes Lions, a Zappi fez o lançamento da pesquisa “The State of Creative Effectiveness in 2023”, que trouxe dados de testes feitos com quase um milhão de clientes em mais de 2 mil anúncios.
O principal objetivo do relatório era avaliar se tivermos uma melhora em um momento de “quebra” de atitudes durante o processo criativo. A pesquisa chegou à conclusão que, mesmo com a adaptação dos profissionais de marketing, em ouvir as necessidades do cliente durante a pandemia, o mesmo comportamento não aconteceu quando tivemos a instalação da crise global.
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